Dentro das estratégias de marketing digital, o e-mail marketing é sem dúvida, um dos mais importantes, seja para Inbound Marketing ou Outbound Marketing. Mas, como fazer um bom material? Quais são os principais exemplos de newsletter?
Empresas prestadoras de serviços, e-commerces, lojas físicas, e todos os tipos de negócio, hoje, podem aproveitar as vantagens do uso do e-mail marketing para se relacionar com leads e potenciais clientes.
O uso correto de uma estratégia de e-mail marketing tem impacto direto nas vendas da empresa, de fato, 44% dos leads realizam ao menos uma compra por ano baseado em um e-mail promocional.
Com um custo mais baixo que outras estratégias, como anúncios pagos, o e-mail marketing também apresenta excelente ROI, a cada $1 investido, $38 voltam para a empresa.
Entretanto, resultados como estes precisam de planejamento e uma boa estratégia por trás.
Não adianta disparar um e-mail genérico para toda sua base de leads e achar que vai conseguir bons resultados, como os apontados nos índices acima.
Para te ajudar a criar uma campanha de e-mail marketing eficiente, indicamos que acesse nosso material gratuito, “E-mail marketing: guia completo para começar a aplicar hoje”.
Em conjunto com as dicas que apresentamos neste guia, você pode usar os exemplos de newsletter que reunimos aqui!
Nossa ideia foi apresentar diferentes tipos de newsletters, com diferentes usos e objetivos. Dessa forma, você vai identificar que o e-mail marketing pode ser usado em diferentes etapas do funil de vendas. Confira!
Newsletter exemplos
Confira a seguir alguns exemplos de newsletter promocional Spotify:
- Newsletter promocional TAP
- Newsletter Promocional Arezzo
- Compartilhamento de conteúdo relevante da TAP
- Informações relevantes com Nubank
- Carrinhos abandonados com Chico Rei
1. Newsletter promocional Spotify
O exemplo de newsletter da Shopify apresenta uma oferta muito vantajosa, voltada para o público da ferramenta de música.
O modelo é bastante direto:
- uma oferta de alto valor,
- um CTA claro, único e chamativo.
Esse combinado simples mostra que menos é mais.
Concentre-se na oferta e crie uma forma eficiente de compartilhá-la com seu público.
➤ Atenção: não se esqueça de criar um assunto de e-mail que seja matador, e faça o lead clicar para abrir sua mensagem.
2. Newsletter promocional TAP
A companhia aérea TAP também oferece bons exemplos de newsletter.
Observe como o modelo usado no exemplo abaixo é bastante diferente do exemplo da Spotify, mesmo ambos sendo conteúdos promocionais.
Enquanto a Shopify oferece apenas um tipo de serviço, a TAP oferece variados “produtos”.
Nem toda campanha que envolva empresas com múltiplos produtos deve usar materiais que ofereçam tantas opções para o lead, como o exemplo abaixo.
Esse tipo de email, com vários CTAs e várias ofertas, geralmente, é enviado para leads que ainda estão no topo ou meio do funil de vendas, porque ainda não tem certeza para onde vão viajar.
Nesses casos, o preço pode ser muito decisivo, logo, um e-mail como o que apresentamos abaixo faz sentido.
A partir da interação do lead com as ofertas em específico, é indicado que e-mails mais personalizados, que tratam de ofertas para os locais que geraram interesse, passem a ser trabalhados. Para isso, o recurso de lead tracking e a criação de fluxos de automação de e-mail marketing podem ser criados.
➤ Atenção: lembre-se sempre de segmentar o material que será enviado ao seu lead considerando a persona dele e a etapa do funil de conversão em que ele está.
3. Newsletter Promocional Arezzo
Mais um exemplo de newsletter promocional, que nos apresenta uma outra forma de compartilhar conteúdos de ofertas.
A Arezzo é uma marca muito conhecida no Brasil e investe no e-mail marketing para fazer vendas e se relacionar com seus clientes e potenciais clientes.
No exemplo de e-mail abaixo, o lançamento de uma campanha promocional da marca impacta de maneira geral os seus usuários.
Uma vez que o tipo de produto comercializado gera as tradicionais compras por impulso, esse tipo de relacionamento com a base de leads pode ser bastante eficiente.
Repare que mesmo com um CTA geral, a empresa também oferece a oportunidade do lead encontrar mais rápido itens que possam interessar, a partir da segmentação por tamanho, logo abaixo.
Essa é uma forma de contribuir com a experiência do lead, uma vez que você leva ele direto aos produtos que estão disponíveis e evita frustrações.
4. Compartilhamento de conteúdo relevante da TAP
Mais um exemplo de newsletter da TAP, dessa vez com conteúdo relevante, sem uma promoção específica ou ofertas, mas com o comunicado com informações de interesse dos leads que acompanham a marca.
É importante que a sua empresa, independente do tramo em que atua, seja relevante para o lead, e busque engajamento com ele, mesmo quando ele não está pronto para fazer uma compra.
Gerar conteúdos relevantes e compartilhar usando o e-mail vai fazer com que o lead realmente tenha interesse em permanecer na sua lista de contatos a longo prazo, entendendo que com isso receberá informações relevantes sobre assuntos que se interessa.
5. Informações relevantes com Nubank
O Nubank vem se tornando uma das marcas mais queridas por jovens de todo o Brasil e muito disso está atrelado ao serviço de qualidade, a eficiência, ao posicionamento da marca e, claro, às soluções modernas e diferentes dos bancos tradicionais e “caretas”.
O posicionamento do Nubank tem o tom de ajuda. Enquanto os bancos se aproveitam dos juros que você paga ao atrasar uma parcela do cartão de crédito, no Nubank você recebe desconto ao fazer o pagamento antecipado.
Essa comunicação contribui para uma experiência que os leads tem com a marca, gera engajamento e ainda se trata de um conteúdo relevante que se associa muito bem ao uso da newsletter.
6. Carrinhos abandonados com Chico Rei
Carrinhos abandonados são o grande drama de lojistas virtuais. A taxa de carrinhos abandonados chega a 80%, ou seja, a cada 10 carrinhos montados, apenas 2 serão realmente pagos.
Para reverter esse dado e tentar recuperar os carrinhos, os lojistas apostam no e-mail marketing e no SMS como canais de comunicação eficientes.
Mais uma vez, usar a identificação de marca para gerar mais conexão com o cliente é uma boa forma de ampliar as taxas de abertura do e-mail marketing e as taxas de cliques e conversão.
Observe o exemplo de newsletter da Chico Rei, marca de produtos como camisetas, posters e canecas descoladas, que apostou em um HQ divertido para se comunicar.
Se você ainda não domina as técnicas de criação e envio de e-mail marketing, nós sugerimos que acesse o nosso checklist “Como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”.
O material é gratuito e ideal para quem está começando e para quem precisa otimizar seus resultados com as estratégias de e-mail.
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