Marketing

Descubra quais os melhores horários para enviar e mail marketing para seu público

A importância do email marketing já não é novidade para quem divulga produtos e serviços na internet. Mas, para que uma estratégia de email marketing dê certo, não basta apenas investir em um bom copy, um bom design, um bom call-to-action e em uma boa oferta.

É necessário também escolher os melhores horários para enviar e mail marketing. E essa escolha depende, sobretudo, de prestar atenção à rotina da sua audiência e ao comportamento do seu público na hora de ler emails.

Mas seria muito fácil se fosse só isso, não é? Contudo, sabemos que escolher esse horário é mais complicado do que parece. Afinal, não é tão simples detectar essa informação – e nem o seu público-alvo é sempre tão heterogêneo a ponto de acessar o email nos mesmos dias e horários.

Sendo assim, neste post vamos falar um pouco sobre o melhor dia e horário para enviar email marketing e, consequentemente, aumentar as chances de sua campanha ter mais sucesso.

Acompanhe e boa leitura!

Algumas perguntas para responder antes de enviar seu email marketing

Antes de decidir os melhores horários para enviar e mail marketing para seu público-alvo, convém descobrir um pouco mais sobre ele – o ideal é que isso seja feito por meio das suas buyer personas. Assim, você terá condições de entender seu comportamento e saber quando e como ele consome seus emails. Algumas perguntas que você pode fazer:

Qual a profissão ou cargo da(s) sua(s) persona(s)?

Quem trabalha em escritório, na frente do computador, tem mais chances de ler um email no horário comercial. Se trabalha na rua, academia, consultório ou outra atividade que não seja na frente do computador no horário comercial, há mais chances de que ele leia o email depois do expediente.

Qual é o objetivo da sua mensagem?

Existem diversos tipos de email marketing e, para cada um deles, o objetivo será diferente. Isso significa que a forma de interação das personas com o email também mudará.

Por exemplo, se você enviar uma newsletter, é normal que haja um intervalo entre a visualização do email e as interações (cliques nos links dos conteúdos) de quem recebeu. Isso acontece pois muitos usuários as guardam para ler quando tiverem mais tempo, e é um sinal de que seu conteúdo é relevante.

Agora, se você estiver enviando uma oferta com tempo limitado, é importante que a interação seja rápida, e a falta dela pode indicar que seu email não está atrativo o suficiente para o público.

Sua mensagem diz respeito à vida pessoal ou ao trabalho da persona?

Se você vende produtos e/ou serviços relacionados à vida profissional das suas personas (como artigos de escritório), evite fazer campanhas em períodos de descanso e lazer, como noites e fins de semana.

Mas se seu email for mais pessoal, como ofertas de viagens ou compras, pode ser inadequado mandar no horário de trabalho e ele pode acabar se perdendo na caixa de entrada de sua persona.

Quais são os melhores horários para enviar e mail marketing?

Depois das perguntas acima, você já deve ter tido alguns insights sobre o melhor horário para enviar email marketing. Ainda assim, a seguir, vamos apontar algumas das horas em que as campanhas de email marketing mais têm sucesso, de acordo com estudos feitos ao longo dos anos – o gráfico abaixo é da CoSchedule. 

Embora existam algumas divergências sobre os horários, em geral os que funcionam melhor são:

melhor-horario-mandar-email-marketing-horas
Fonte: CoSchedule
  • 10h: é quando mais se acessa as caixas de emails. É o horário em que as pessoas estão começando o trabalho, então ainda acessam bastante a caixa de entrada, seja para já começarem as tarefas ou fazerem uma “introdução” às atividades.
  • 20h: muitas das pessoas já estão em casa, já descansando. Aqui, funciona enviar campanhas relacionadas a ofertas pessoais, como eletrônicos, esportes, hobbies, roupas, entre outras.
  • 14h: é um momento em que as pessoas já estão um pouco cansadas e buscam alguma distração após o almoço.
  • 6h: hoje, muitas pessoas já começam seu dia acessando o email. Assim, esse pode ser um bom horário para enviar suas campanhas.

Quais são os melhores dias para enviar email marketing?

Além dos horários de envio, os dias de envio também são igualmente importantes. Veja abaixo outro gráfico da Co-Schedule que aponta, em ordem, quais são os melhores dias para enviar suas campanhas:

melhor-horario-mandar-email-marketing-dias
Fonte: CoSchedule

Para chegar a esses dados, a CoSchedule analisou diversas pesquisas sobre envio de email. Terça-feira foi considerado o melhor dia. Embora pela lógica segunda-feira seja o ideal, pois é o início da semana de trabalho, a verdade é que na segunda-feira a maioria das pessoas está com a caixa de email lotada, e pode não dar a devida atenção ao seu email. Quinta-feira e quarta-feira são a segunda e terceira melhor opção, respectivamente.

Como determinar qual é o melhor dia e horário para enviar email marketing para o seu público?

Como dissemos, as informações acima são baseadas em uma série de pesquisas, e representam uma média do que funciona no mercado. Mas a verdade é que não há receita de bolo, e será preciso testar.

Assim, experimente enviar a mesma campanha em horários diferentes para segmentações diferentes do seu público, e veja qual é o resultado. Assim, você poderá descobrir o que funciona melhor para você e seu público-alvo.

A CoSchedule também sugere um cronograma de testes:

melhor-horario-mandar-email-marketing-testes
Fonte: CoSchedule

Após o envio destes emails, analise a taxa de abertura e cliques e avalie quanto das pessoas que abriram estão se tornando tráfego para o seu site ou blog – se essa foi a ação que você incentivou no email.

Após esses testes, você conseguirá saber com ainda mais precisão qual é o melhor dia e horário para você fazer email marketing com mais sucesso.

Qual a frequência de envio de email marketing?

Não existe uma resposta exata para essa pergunta. A verdade é que, no que diz respeito à frequência de envio de emails, você precisará descobrir o que funciona melhor para seu negócio e seus usuários na base de muito estudo e muitos testes.

Entretanto, existem algumas boas práticas que podem ser seguidas para te ajudar a alcançar melhores resultados com suas campanhas de email. São elas:

  1. Menos é mais

Quando o usuário recebe uma quantidade exagerada de emails, a tendência é que ele cancele a assinatura. Ou seja, os inscritos levam em consideração a quantidade de emails que recebem e ela é tão importante quanto o próprio conteúdo, se você deseja manter a sua base de contatos ativa.

2. Pouco demais também não é a solução

Da mesma forma que enviar emails demais pode ser prejudicial para a sua campanha, enviar e-mails de menos pode fazer com que seus inscritos percam o interesse pelo que você tem a dizer. Ou seja: enviar poucos emails pode ser tão nocivo para o sucesso da sua campanha quanto enviar muitos.

Para alcançar a frequência ideal de envio de emails, comece com disparos semanais e depois vá testando aumentar ou diminuir os envios de acordo com a performance das campanhas e suas conversões.

Também é possível realizar pesquisas com seus usuários e assim definir as preferências de seu público alvo, além de obter insights sobre a frequência com que desejam receber seus conteúdos. Afinal, dependendo da ocupação dos inscritos, pode ser que você descubra até que é melhor mandar email de madrugada.

3. Foque na segmentação

Ao analisar como seus contatos reagem aos seus emails, provavelmente você irá notar que, enquanto alguns estão respondendo bem, outros não interagem tanto assim. O mesmo pode acontecer quando o assunto for a frequência dos disparos: ao alterar o volume de envios você pode obter tanto resultados positivos de engajamento, quanto negativos.

Munido dessas informações, você pode segmentar ainda mais os seus contatos e otimizar a frequência de disparo de acordo com as preferências de cada grupo.

Cada indivíduo responde de maneira única a abordagens diferentes. Cabe a você encontrar a melhor maneira de utilizar a segmentação para atender às preferências individuais de cada usuário e melhorar seus resultados.

Vale a pena investir em email marketing?

Agora que você sabe os melhores horários para enviar e mail marketing, fica a dúvida: vale a pena investir nessa estratégia? A resposta é: sim. Em um mercado concorrido, o email marketing permite que empresas de todos os setores se comuniquem de maneira eficaz com seus clientes, ajudando a aumentar o engajamento, melhorar as vendas e a se consolidar no mercado.

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Sumário.

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