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Martech: o que é e como acompanhar a evolução do mercado?

As startups vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, iniciativas que vendem inovações tecnológicas tem ganhando força. Se as fintechs trazem a união da tecnologia para o mercado financeiro, fica fácil entender o que martech, trata-se de empreendimentos tecnológicos ligados ao Marketing, veja tudo sobre isso neste artigo.

O que é Martech?

Sempre que uma ferramenta, solução ou software é criado como algo novo dentro do mercado por um startup voltada para o marketing ela pode ser considerada como um tipo de Martech, ou seja, sempre que houver a união do Marketing com a tecnologia.

Assim como quase toda startup, as martechs tem como objetivo melhorar o trabalho do ramo para qual são voltados, no caso o marketing, através de ferramentas criadas para ou aprimoradas para esse fim.

A ideia é sempre trazer formas de melhorar os processos, aprimorar a experiência do cliente, auxiliar na tomada rápida e embasada de decisões através do uso da tecnologia como um meio para isso.

Uma martech tem um potencial vasto a ser explorado, algumas trarão soluções através de ferramentas de automação de marketing, outras no trabalho de coleta e análise de dados, no aprimoramento de processos internos e por aí vai.

A união de marketing e tecnologia em qualquer martech são fundamentais na hora medir os resultados de uma campanha, por exemplo. Quando colocamos em perspectiva os conceitos de Marketing 4.0 e, mais recentemente 5.0 é perceptível a relevância.

Matech’s e Marketing 5.0: Como se relacionam?

Um conceito que foi desenvolvido recentemente, o Marketing 5.0 veio para mostrar que a tecnologia não serve apenas para aproximar marcas de consumidores, mas que a ideia deve ser sempre buscar dados atualizados para aprimorar ainda mais a experiência do cliente.

Dentro desta idéia as martech’s seriam algumas ferramentas úteis para coleta e análise de dados que irão te dar mais informações sobre suas personas e como atingi-las. Ferramentas como chatbots, inteligência artificial e assistente virtual são alguns exemplos.

O Marketing 5.0 prega que essa interação seja cada vez mais automatizada, utilizando a automação da máquina para que os profissionais possam focar nas estratégias para se aproveitar de toda essa informação obtida. 

Para que serve uma Martech na prática?

A melhor forma de entender o que é uma Martech na prática é compreender qual o seu papel e função dentro da rotina de um equipe de marketing. Confira as principais funcionalidades práticas de um Martech. 

Aprimorar gestão de processos

Gerir processos de maneira eficiente é algo fundamental dentro de uma equipe de marketing. O talento da equipe, o calibre da empresa ou um orçamento alto não serão nada se não houver ferramentas de gestão que organize, controle e planeje tudo isso.

O aprimoramento de processos de rotina é uma das principais caraterísticas das martechs, elas são pensadas e projetadas para que o dia-a-dia da sua equipe possa ser o mais proveitoso possível através da organização do que precisa ser feito.

Melhorar a gestão de pessoas

As ferramentas não auxiliam apenas na parte operacional e técnica, o aspecto humano é sempre algo que precisa ser levado em conta. Por conta disso, as martechs têm apostado em soluções que auxiliem em processos seletivos utilizando dados e Big Data para se embasar.

Os dados são muito úteis para desenvolver planos de carreira e dão insights interessantes para os gestores e equipe de RH que podem virar ações concretas que estimulem a motivação da equipe e aumentem o envolvimento da empresa com seus colaboradores.

Veja também: Como usar Big Data e Analytics para atendimento ao cliente?

Aumentar o engajamento digital

Nenhuma empresa existe hoje sem uma presença digital, se antes as marcas se criavam fisicamente para depois migrar para o digital, agora o processo é o inverso. Neste sentido as martechs já tem essa característica na sua criação que é 100% digital.

As ferramentas são fortes ativos para quem busca um maior engajamento online, mas também servem para ações offline uma vez que são desenvolvidas no conceito omnichannel onde vários canais precisam ser criados e integrados.

Mais formas de automação

Uma das características chave para se entender o que é uma martech são as formas de automação de processos que praticamente toda martech busca trazer. Elas são presença certa em todas as etapas, desde o planejamento até a execução de qualquer campanha.

Facilidade de mensurar resultados

Não tem como saber se uma ação ou campanha foi bem sucedida sem o levantamentos e mensuração dos resultados obtidos. As ferramentas que são categorizadas como martechs como o Google Analytics, por exemplo, são um bom exemplo disso.

Através dessa martech é possível acompanhar e gerenciar os resultados das campanhas em tempo real, de modo que se torna possível medir a eficácia de uma campanha em andamento e realizar mudanças para aprimorá-las. 

Aperfeiçoamento do funil de vendas

Uma das estratégias mais comuns de quase toda equipe de marketing, o funil de vendas tem um upgrade na ótica das martechs que o enxergam como um processo comercial onde é possível segmentar de forma mais precisa cada etapa do funil.

É uma forma de dar um passo à frente na personalização de um atendimento na medida que os dados podem ser cada vez mais segmentados através do uso dessas ferramentas no dia-a-dia da equipe.

Veja mais: 8 tipos de funil e suas principais diferenças

Aprimoramento do relacionamento com o cliente

Ferramentas de CRM não são uma novidade dentro do marketing, no entanto as martechs também buscam aperfeiçoar essa ideia de gestão com uma abordagem omnichannel que integra vários canais de comunicação.

As martechs buscam monitorar o comportamento dos clientes e trazer atualizações em tempo real, desta forma é possível personalizar mais o atendimento e a abordagem, além de identificar tendências e criar campanhas visionárias.

Veja também: Software de CRM: alie integração e produtividade

Qual a importância das Martech’s?

Agora que você já sabe o que é uma Martech e para que ela serve, vamos apontar alguns dos principais benefícios práticos que a implementação desse tipo de ferramenta pode trazer para a sua empresa.

Melhorias em gestão de dados

Angariar e armazenar dados são processos obrigatórios para qualquer equipe de marketing, mas os dados em si só serão úteis quando bem geridos. As martechs entram justamente com essa capacidade de transformar toda essa informação em ações que gerem resultados.

Elas são uma porta com acesso fácil para todos os dados que são sempre atualizados e as possibilidades de segmentação são ainda maiores. Em algumas ferramentas será possível acompanhar com maior riqueza de detalhes todas as etapas, desde a criação da persona até a mensuração dos resultados.

Tomada de decisão mais assertiva e embasada

Já se foi o tempo em que as decisões dentro de uma equipe de marketing vinham do feeling ou intuição de um gesto, não é verdade? Toda vez que uma ação for executada ela deve ter um propósito e uma explicação e os dados de um martech podem ser usados para embasar uma tomada de decisão.

Com dados sendo atualizados e segmentados em tempo real fica bem mais fácil de analisar uma situação e escolher um caminho embasado a ser seguido. 

Otimização de campanhas

À medida que você obtém mais dados sobre sua persona, entende o momento e mede o impacto de cada ação fica mais fácil de direcionar esforços para ação com maior potencial, otimizando os resultados das suas campanhas.

As ferramentas também podem ser usadas para a realização de testes A/B que terão mais precisão por conta dos dados atualizados. Assim o seu processo fica mais bem amarrado com dados sendo coletado em tempo real, testes sendo feitos e os melhores caminhos escolhidos, tudo embasado.

Veja também: POP (Procedimento Operacional Padrão): sua empresa já tem um?

Maior índice de satisfação do cliente

Uma das prioridades de uma empresa é sempre prezar pela satisfação do cliente, é um ponto fundamental que gera mais vendas, indicações e fortalece a imagem da sua marca perante o seu público-alvo.

A ideia é sempre avaliar a receptividade dos seus clientes a tudo, desde a interface do seu site até a qualidade do atendimento. A partir disso você passa a ter parâmetros que sempre são atualizados e servirão como norte na hora de planejar e executar uma ação.

Veja também: Formulário de pesquisa de satisfação do cliente

Exemplos de Martech’s mais usadas

Talvez você esteja entendendo o que é martech, mas não esteja ainda conseguindo visualizar quais as ferramentas que se encaixam nessa categoria e que podem ser usadas no dia-a-dia de uma equipe de marketing.

Separamos três exemplos mais conhecidos que se você ainda não usa vale a pena conhecer. Cada uma delas tem seus propósitos, no entanto todas são martechs e tem todo o potencial que mencionamos em tópicos anteriores.

Mailchimp

Os e-mail são um dos principais canais de comunicação entre consumidores e empresas, quase todo cadastro irá pedir um e-mail e, com boas campanhas de geração de leads em curso, a sua base de leads pode ser grande, tornando-se inviável controlar isso de forma manual.

Por conta disso, ferramentas como Mailchimp são utilizadas para fazer toda a gestão dos e-mails, desde a criação, automação de envio e as estatísticas e relatórios de cada ação que pode ser analisada e aprimorada.

A ferramenta te permite criar e-mail, programar disparo e acompanhar as estatísticas em tempo real, desta forma você consegue perceber qual campanha está tendo melhor ou pior resultado e trabalhar em cima disso.

Google Analytics

Um exemplo que já demos no decorrer do texto, mas que vale ser novamente citado é o Google Analytics. A ferramenta gratuita do Google é praticamente um pré-requisito de qualquer marca.

Essa martech existe para monitorar seu site e suas páginas, acumular dados e fazer análise que irão te mostrar qual o desempenho das suas ações e o comportamento do seu público como um todo.

A ferramenta oferece dados atualizados em tempo real onde é possível mapear e acompanhar índices e métricas relevantes, desde as mais simples até algumas mais complexas como o tempo médio de cada visitante em cada página e de qual página ele migrou.

Hootsuite

As redes sociais são importantes canais que entregam muitos dados sobre as pessoas que acompanham e interagem com a sua marca. Por conta disso, uma ferramenta para gestão de todos os perfis e o acompanhamento centralizado é essencial.

O Hootsuite é uma martech que entrega justamente isso. Através dele  é possível integrar vários perfis de redes sociais em um único painel onde é possível gerenciar os processos desde o planejamento até o contato com os consumidores.

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Sumário.

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