Marketing

Marketing digital para designers: como criar uma estratégia eficiente? 5 ações essenciais

É muito comum que profissionais que lidam com marketing e comunicação, como publicitários, redatores e, claro, designers, esqueçam de construir a sua própria imagem na internet, tão fundamental para conseguirem crescimento na carreira. É por isso que neste artigo separamos 5 estratégias que consideramos essenciais, ou seja, os primeiros passos dentro do marketing digital para designers.

Por isso, se você está em busca de conseguir mais reputação como profissional e conquistar novos clientes, é importante que tenha essas cinco áreas muito bem desenhadas e ativas. 

Para saber quais são, confira a seguir!

Marketing digital para designers: 5 táticas essenciais

A seguir você tem acesso a 5 estratégias de marketing digital para designers, confira:

  1. Site com portfólio
  2. Produção de conteúdo para blog
  3. Redes sociais
  4. Captação de leads
  5. E-mail Marketing

1. Site com portfólio

Todo designer sabe da importância de ter um portfólio bem estruturado que apresente seus projetos. O visual e seus projetos já realizados são muito importantes para mostrar o que você é capaz de fazer. 

Entretanto, se você está em busca de gerar uma imagem mais profissional, ter um site institucional, ao invés de usar apenas as plataformas comuns de portfólio, vai contribuir para isso.  

Também vale incluir no site a lista de clientes que já trabalharam com você, contatos para negócios, links para suas redes sociais e materiais ricos que podem ser usados para outra estratégia de marketing digital para designers: a captação de leads.  

Aqui é importante que você tenha atenção na qualidade do design criado para o site, afinal, como você bem sabe, mesmo que sua empresa não seja de webdesign, a imagem do seu canal também vai contribuir – ou atrapalhar – na imagem que você vai passar para um potencial cliente. 

Por isso, caso não tenha experiência com web design busque um profissional da área para te ajudar. E se você mesmo for fazer o seu projeto, pense que está falando para o cliente mais importante de todos: você!

2. Produção de conteúdo para blog

O marketing de conteúdo é uma poderosa ferramenta para mostrar mais sobre o seu conhecimento em relação à sua área. Seu potencial cliente passa a te conhecer mais, por meio do tipo de conteúdo que você produz e é capaz de entender se você pode ajudá-lo, realmente.

Além disso, a produção de conteúdo relevante contribui para estratégias como SEO, ampliando o tráfego orgânico que o seu site recebe e assim criando mais oportunidades de negócio. 

Talvez escrever não seja seu forte, mas para isso indicamos o artigo, “15 exemplos de produção de conteúdo para sites e blogs”. 

Além disso, é sempre possível acessar plataformas de freelancers de conteúdo que vão te ajudar a encontrar profissionais capacitados nessa área. 

Dentro do marketing de conteúdo você pode investir em uma estratégia muito interessante: o guest post

Guest posts são textos de blog comuns, mas são escritos por você para serem publicados em outros blogs. Oi? Como assim? É isso mesmo! 

A grande vantagem do guest post é que ao longo do conteúdo escrito você pode colocar links para os seus próprios textos, dentro do seu blog, e isso ajuda a ampliar a relevância dessas páginas para o Google e, claro, contribui para levar usuários novos para seu site.

Lembre-se de escolher bem os tipos de conteúdos produzidos para atender perguntas feitas por suas personas em sites de busca como o Google. Para isso descubra quais são os perfis de clientes ideais do seu negócio. 

Leia também: Como criar personas para o seu negócio

3. Redes sociais

As redes sociais são importantes estratégias de atração e podem ser usadas para compartilhar projetos que você já realizou, além de importantes ferramentas para produzir e compartilhar conteúdos relevantes. 

Além das redes mais tradicionais, nas quais você pode encontrar potenciais clientes, como Instagram e LinkedIn, existem redes sociais específicas para profissionais de design

Nesses canais você pode compartilhar seus trabalhos com outros profissionais da área ou mesmo ser encontrado por clientes em busca de um bom profissional. Entre alguns exemplos estão: Dsign.me, Behance e LoveDsgn

Existem muitas outras e separamos o vídeo abaixo para que você conheça algumas delas. 

4.  Captação de leads

O marketing digital para designers pode se tornar mais estratégico para você a partir da captação de leads e posterior nutrição. Isso porque não é todo mundo que vai entrar na sua página e vai se tornar um cliente de imediato, concorda?

Mas se alguém já entrou no seu site, pode ser interessante tentar manter o contato com essa pessoa. Como? Por meio da captação de leads.

Para fazer isso você vai precisar, primeiro, entender quem é o seu cliente e quais tipos de conteúdo ricos você pode produzir para incentivá-lo a compartilhar dados como nome e e-mail com você. 

Se você trabalha para pequenas empresas, um ebook sobre como tornar o feed do Instagram mais atraente pode ser uma boa ideia, por exemplo. 

De maneira geral, pense no tipo de conteúdo que seria interessante para clientes que estão em busca de serviços como o seu, considerando sempre as diferentes etapas do funil de vendas

Entre as principais formatos de conteúdo para quem deseja gerar leads estão: 

  • Planilhas,
  • Checklists,
  • Concursos,
  • Demonstrações,
  • Webinars,
  • Apresentações PPT Slideshare,
  • Ebooks,
  • Consultoria gratuita,
  • Kits de conteúdos ferramentas.

5. E-mail Marketing

A partir da coleta de leads, o início de uma estratégia de nutrição com e-mail marketing vai contribuir para estreitar seu relacionamento com os contatos. 

Preocupe-se sempre em gerar conteúdo relevante, respeitando, mais uma vez, a etapa da jornada do cliente para não assustá-lo e acabar caindo no SPAM. 

Nunca enviou ou criou uma campanha de e-mail marketing? Se você ainda não domina as técnicas de criação e envio de e-mail marketing, nós sugerimos que acesse o nosso checklist “Como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”. O material é gratuito e ideal para quem está começando e para quem precisa otimizar seus resultados com as estratégias de e-mail. 

Seu domínio sobre as técnicas de design vão contribuir para tornar seu material interessante. Use isso a seu favor. 

Lembre-se também de investir em bons assuntos de e-mail, porque sem eles nada do que você preparou internamente será visto. 

Por último, mas não menos importante, lembre-se de considerar a contratação de uma ferramenta de e-mail marketing que seja mais que um disparador de e-mail, mas que reúna funcionalidades que contribuam para as demais estratégias de marketing digital para designers que listamos até aqui, como gestão de redes sociais, criação de landing pages para captação de leads e mais. 

A LAHAR é um software de automação de marketing com diversas funcionalidades como programação e análise de publicações nas redes sociais, criação de landing page, automação de e-mail marketing, SMS Marketing e mais.

Faça um teste gratuito por 15 dias e saiba tudo sobre o que podemos fazer para ampliar seus resultados com campanhas digitais.

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]