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Marketing digital para academias: 5 estratégias para atrair e reter alunos

Você já parou para pensar no volume de opções de estratégias de marketing que estão disponíveis para pequenas e médias empresas, independente do setor? Em conjunto, a cada dia, sentimos um aumento da preocupação das pessoas com a saúde, bem-estar, e claro, boa forma. Aliando essas duas tendências do mercado, criar estratégias de marketing digital para academias é a fórmula certa para conquistar clientes e ampliar a taxa de fidelização de seus alunos.

Entretanto, quais ações desenvolver? Por onde começar? Como melhorar os resultados que você já tem com as estratégias de marketing digital para academias que você já aplica?

Alguns pontos são importantes, entre eles:

  1. criar um planejamento estratégico de marketing;
  2. identificar suas personas;
  3. conhecer seu mercado;
  4. definir suas estratégias;
  5. medir seus resultados.

Neste artigo, vou me dedicar a abordar o tópico 4: definir suas estratégias. A seguir, apresentamos 5 táticas de marketing digital para academias que devem estar em seu plano de atuação e expansão. Acompanhe.

Marketing digital para academias: 5 estratégias para atrair e fidelizar alunos

1. Use o Google Meu Negócio

Ser encontrado por quem faz uma pesquisa como “academia em [sua cidade]” é o sonho de qualquer empresa da área fitness e para isso você tem um caminho mais curto e barato, do que você imagina: o Google Meu Negócio.

O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita na qual você cadastra sua empresa e passa a ser uma opção de resultado para pesquisas locais, realizadas pelo Google.

Com esse cadastro você passa a ter controle das informações que são exibidas sobre você, como horário de funcionamento e endereços, e tem acesso a serviços do Google, como o Google Maps.

Estar presente no Google Meu Negócio faz com que a plataforma de busca entenda que sua empresa é um resultado relevante para pesquisas relacionadas ao seu setor de atuação. Veja o exemplo abaixo:

Marketing digital para academias

A área que marcamos de vermelho é o local dedicado a empresas que fazem parte do Google Meu Negócio. Faça o teste e pesquise sobre as academias de sua região. Ao clicar em cada resultado você perceberá que tem acesso à informações mais completas de cada empresa.

Estar entre os principais resultados do Google, sem gastar nada para isso, é sem dúvida o primeiro item que você deve cumprir em sua lista de estratégias de marketing digital para academias.

>> Acesse o site do Google Meu Negócio e comece!

Quer conhecer o passo a passo para engatar uma primeira nessa estratégia? Acesse nosso artigo especial;O que é Google Meu Negócio e como cadastrar sua empresa | Passo a Passo”.

2. Marketing em redes sociais

Provavelmente você já tem um perfil no Instagram e uma página no Facebook, mas como você gerencia suas redes sociais é o mais importante.

Que tipo de conteúdo você publica? Como é construído o seu relacionamento com seus clientes?

Ninguém quer seguir uma página que só divulga seus preços de pacotes promocionais.

Torne seus canais interessantes usando em sua estratégia de marketing para redes sociais:

  • imagens de qualidade sobre seu espaço, profissionais e alunos;
  • aproveite os vídeos como uma forma de conseguir mais alcance, visualização e engajamento;
  • no Instagram não deixe de aproveitar os stories para compartilhar o que está acontecendo agora no local;
  • dicas de saúde e novas opções de exercícios são conteúdos relevantes para alimentarem sua rede. Não fale apenas sobre você;
  • faça promoções e campanhas que engajem seus seguidores, como, por exemplo, “30 dias de abdominal”. A cada dia você pode passar um tipo de abdominal que o seguidor pode fazer em casa, e estimular que ele compartilhe a experiência com você. Esse tipo de campanha/desafio também é uma excelente opção para engajar o público interno e fazer seus alunos falarem sobre você, nos canais digitais deles.

3. Considere criar ações com influenciadores digitais

Já que estamos falando sobre redes sociais não podemos deixar de fora eles, que são as novas celebridades da atualidade: os influenciadores digitais.

Existem vários tipos de influenciadores digitais, desde os nacionais e internacionais, que trabalham com grandes empresas e marcas gigantescas, até os influenciadores locais, que podem fazer muito pelo marketing digital para academias, que você deseja adotar.

Na imagem abaixo, Júlia Horta, Miss Brasil 2019, divulga imagem de seu treino e marca a Bodytech, academia na qual treina. Sim, a Miss Brasil é uma personalidade internacional e a Bodytech uma empresa com atuação nacional. Perceba como os dois perfis “conversam” entre eles.

É isso que você deve encontrar, analisando seu perfil e o perfil da influenciadora ou influenciador, para encontrar a parceria perfeita.

Marketing digital para academias

Se sua atuação é regional, encontre um influenciador que tenha o mesmo perfil e o mesmo raio de abrangência que você. O exemplo acima, entretanto, é uma inspiração de formas naturais de usar as redes sociais para divulgar sua empresa e serviços.

Não sabe por onde começar? Acesse o artigo; “5 dicas de COMO encontrar influenciadores digitais certos para sua marca” e comece sua busca pela parceria perfeita!

4. Crie um Blog

Se o posicionamento que sua empresa tem nos resultados do Google para pesquisas relevantes é algo importante para você, criar uma estratégia de Inbound e marketing de conteúdo deve estar dentro do escopo de estratégias de marketing digital para academias, que você está criando.

Considere o funil de vendas para criar artigos que atendam a todas as etapas da jornada do cliente.

Leia também: Como fazer Inbound Marketing na empresa: 5 etapas para implementar

5. Use o e-mail marketing para nutrir seus contatos [crie uma base de leads]

O e-mail é um canal direto de comunicação com seu cliente. Além disso, o e-mail marketing é a estratégia com maior retorno sobre investimento entre as táticas de comunicação, são $ 38 para cada $ 1 investido.

Entretanto, não basta disparar e-mails genéricos para seus clientes e esperar todos esse retorno. Por meio das ferramentas de automação é possível segmentar clientes e leads para oferecer a cada uma deles a melhor comunicação possível, com maiores chances de conversão.

Por exemplo, para um lead que já é um cliente de pagamento mensal da academia, você pode enviar e-mails que o estimulem a mudar para um plano anual, indicando quanto eles irão economizar mensalmente.

Uma outra opção é apresentar outras modalidades esportivas oferecidas no local, apresentando o benefício de cada uma e oferecendo uma aula experimental. Tudo isso com o objetivo de aumentar o ticket médio por cliente.

Uma outra opção de segmentação é dividir seus alunos de acordo com o objetivo de cada um e criar fluxos de automação para enviar informações relevantes que vão ajudá-lo nesse objetivo, como dicas de alimentação pós-treino, número de vezes que ele deve ir à  academia por semana, quais exercícios combinar com a musculação etc.

Para leads que ainda não são clientes você pode enviar e-mails:

  • convidando para aula experimental;
  • indicando novas modalidades;
  • pacotes promocionais;
  • divulgando eventos abertos ao público e gratuitos;
  • apresentando o dia a dia da academia, para que ele tenha vontade de fazer parte de tudo isso.

Como ter leads que não são clientes? Confira as dicas que separamos em Como conseguir mais leads: 12 táticas para ampliar sua base”. 

No vídeo abaixo, a LAHAR apresenta mais detalhadamente como pequenas e médias empresas podem aproveitar as ações de Inbound Marketing, e-mails marketing e automação, para captar mais clientes e fidelizar seus consumidores. Vale a pena conferir.

A LAHAR é um software de automação de marketing que auxilia sua estratégia de marketing digital para academias e contribui para o aumento de seus resultados e para a economia de tempo e pessoal. Quer saber como ela aumenta os resultados de seu negócios? Entre em contato com a nossa equipe e experimente grátis.

Sumário.

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