Hoje a Linkseller compartilha com você informações importantes sobre a LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados.
Afinal, esse é um movimento global que visa preservar o direito de privacidade de dados ao cidadão.
Toda essa movimentação se iniciou depois do vazamento massivo e repetitivo de informações pessoais de usuários do Facebook.
Começou com cerca de 87 milhões de pessoas em 2018 e se estendeu até impressionantes 540 milhões em 2019.
Assim, não só a gigante rede social, mas empresas de todos os setores e do mundo todo passaram a sofrer pressão para garantir o direito à intimidade.
O primeiro marco e que inspirou a LGPD foi a GDPR, lei europeia de proteção de dados. Inclusive, ela impõe multas altas, que podem chegar a 20 milhões de Euros.
Então, veja na sequência o que diz a legislação brasileira, como ela funciona e as boas práticas esperadas por aqui.
Entenda o que é a LGPD e como ela funciona
Em primeiro lugar, a LGPD é uma nova legislação que prevê como os dados pessoais dos usuários podem ser usados. Inclusive, em veículos, serviços e produtos digitais.
Assim, ela refere-se a todo tipo de troca de informações de cunho pessoal, seja por pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado.
Dessa forma, seu principal objetivo é proteger os direitos de liberdade, privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.
Suas diretrizes estão descritas na Lei Nº 13.709/2018. Embora tenha sido criada em 2018, as suas principais regras quanto aos dados pessoais entram em vigor apenas em maio de 2021.
Também é importante que você saiba que independente do porte e nicho da sua empresa, você pode estar sujeito a essa legislação.
Afinal, ela se aplica a negócios de qualquer porte, desde que lidem com informações dos clientes em diversos aspectos.
Nome, telefone e e-mail, por exemplo, são dados simples, mas que são contemplados pela lei.
Da mesma maneira, quem tiver cadastros de clientes também deverá seguir o regulamento.
Então, tire outras dúvidas sobre o funcionamento da LGPD no portal LGPD Brasil. O site reúne as principais informações sobre o que pode ou não ser feito.
Assim como, divulga o que é esperado legalmente das empresas que lidam com dados pessoais.
Como começar a implementar a nova lei
O primeiro passo para aderir a LGPD é organizar a sua empresa, assim como os fluxos e processos de captura de dados.
Dessa forma, identifique quem é o “Operador” e o “Controlador”, conforme previsto na lei.
Geralmente, o “Operador” será a sua empresa. Ou seja, quem trata os dados em nome do cliente.
Obviamente, o “Controlador” será aquele que fornece as informações pessoais e tem o poder de tomar decisões quanto ao tratamento delas.
Então, no caso da Linkseller, por exemplo, somos o “Operador” e os consumidores que utilizam nosso CRM de vendas o “Controlador”.
Entretanto, também é importante identificar o papel dos fornecedores ou de outros envolvidos que processem ou forneçam dados pessoais.
Portanto, tenha atenção nessa definição e na observação de seus fluxos e processos.
7 boas práticas para adotar a LGPD
Bom, como o principal objetivo da LGPD é desenvolver no Brasil uma cultura que aumente o respeito à privacidade de dados, é esperado que as empresas que lidam com essas informações tomem uma série de cuidados.
Assim, entre eles estão as seguintes boas práticas:
1) Ter clareza nos seus termos e condições, deixando claro o motivo da captura de dados;
2) Deletar os dados que forem solicitados pelo usuário, imediatamente;
3) Evitar solicitar informações sensíveis em formulários, como questões religiosas, políticas, de orientação sexual e histórico médico e criminal, por exemplo;
4) Pedir aos clientes apenas o que é necessário para a realização do serviço ou envio do produto;
5) Seguir suas ações e fluxos nos princípios da boa fé, de acordo com o que rege a LGPD;
6) Manter a transparência com os compradores;
7) Ter meios de garantir a segurança dos dados coletados e protegê-los. Ou seja, usar recursos de criptografia ou prevenção a crimes cibernéticos, entre outros.
O que a Linkseller está fazendo
Por fim, saiba que já estamos adequados a LGPD para garantir o seu direito legal. Assim, você tem o poder de decidir o que fazer com os seus dados.
Da mesma maneira, os novos compradores também poderão tomar suas decisões no ato da contratação. Tudo com transparência e prezando pela sua segurança e direito.
Até breve e boas vendas! negócio.