As principais oportunidades de negócios surgem pelo entendimento do que são leads qualificados, como conquistá-los e identificá-los.
Da mesma forma, passa pelo conhecimento da sua importância para a área de vendas. Então, na sequência você encontra os seguintes tópicos:
- O que são leads qualificados;
- Sua importância para as vendas e a performance;
- 3 formas de gerar leads qualificados;
- Como um CRM pode ajudar a qualificar leads.
Além disso, lembre-se que na Linkseller você encontra uma ferramenta completa para aumentar sua taxa de conversão e auxiliar na gestão de leads.
Afinal, ganhar tempo sempre significará ter maiores chances de ganhar dinheiro e é exatamente isso que um sistema de CRM pode oferecer. Boa leitura!
O que são leads qualificados
Embora a captação do maior número possível de leads seja fundamental para as vendas, não é em todos eles que os esforços do time comercial devem ser investidos.
Assim, seja pelo fato do possível cliente não estar pronto para comprar ou por ele não ter um interesse real na oferta, por exemplo, é preciso filtrar os contatos e investir apenas naqueles leads qualificados. Ou seja, nas pessoas que possuem maior potencial de compra do produto ou serviço.
Portanto, pode-se dizer que a qualificação deve considerar quem está mais próximo do fechamento, separando-os daqueles que ainda precisam aprofundar seu interesse.
Além disso, também podem ser entendidos como leads qualificados aqueles que possuem o perfil ideal para consumir o que é oferecido pela empresa.
Importância dos leads qualificados para as vendas e a performance
Então, resumidamente, os leads qualificados são essenciais para otimizar o tempo dos vendedores. Afinal, quando se deparam com “contatos quentes” eles podem investir seus esforços neles, ampliando as chances de fechamento.
Afinal, as vendas são a base da existência de qualquer empresa. Porém, além disso, a qualificação e identificação dessas pessoas contribuem para:
- Reduzir a Taxa de Churn;
- Melhorar o processo de pré-vendas;
- Diminuir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
- Gerar mais informações sobre o perfil do consumidor, ou seja, contribui para a segmentação;
- Identificar particularidades e características em comum nos leads, como canais de comunicação e pesquisa mais usados, por exemplo;
- Aumentar a assertividade comercial;
- Eliminar objeções já nos primeiros contatos, entre outros.
3 formas de gerar leads qualificados
Agora que você está mais preparado para entrar em ação e gerar leads qualificados, na sequência foram separados 3 passos básicos para esse processo.
1) Faça um bom planejamento
Em primeiro lugar, depois de criar o perfil ideal de cliente, é preciso entender a jornada de compra do consumidor.
Com ela estabelecida, planeje cada etapa, conteúdo e ação de conversão. Sendo assim, é fundamental incluir nesse planejamento:
- Postagens em blogs e redes sociais, inclusive vídeos no Youtube, assim como sua periodicidade. Ações de Inbound Marketing em geral são bem-vindas;
- Passos que os vendedores devem seguir, incluindo o funil de vendas;
- Definir os processos que podem ser automatizados para se transformarem em máquinas de vendas e conversão, entre outros.
2) Tenha um Sales Development Representative (SDR)
Acima de tudo, essa é uma figura que tem papel fundamental na geração de leads qualificados. Isso ocorre pelo fato de ele ser um profissional de vendas especializado em identificar os contatos que têm mais chance de retorno.
Além de atuar na qualificação, ele também vai atrás dos clientes certos, melhorando as estratégias de captação.
3) Fale a língua do consumidor e aprenda técnicas de Neurovendas
Em terceiro lugar, mais do que entender quem é o lead, para garantir que eles sejam qualificados é preciso estreitar o relacionamento. Uma das formas é usando linguagem simples e entendendo o que motiva o consumo.
Por isso, além de adequar a fala, inclusive para os diferentes canais de contato, é indicado que o time comercial aprenda técnicas de Neurovendas. Afinal, hoje já está mais que comprovado que o cérebro tem papel crucial na tomada de decisão.
Como um CRM pode ajudar a qualificar leads
Por fim, o uso de um sistema de CRM é fundamental para gerar leads qualificados, especialmente no processo de pré-venda.
Afinal, ele agrega informações que conseguem evitar a criação de oportunidades fake e que só enchem o pipeline, falseando a previsão real de vendas.
Além disso, na ferramenta da Linkseller, você tem acesso a dados e recursos como:
- Etapas do funil de vendas;
- Metas individuais e coletivas;
- Métricas, como Taxa de Conversão e Ticket Médio, por exemplo;
- Criação de formulários para campanhas online;
- Modelos de mensagens;
- Integração com redes sociais e muito mais.
Então, conheça aqui todos os recursos e faça um teste grátis por até sete dias. Dessa forma, você começa a ter em mãos as informações que precisa para gerar leads qualificados hoje mesmo. Boas vendas!