O Inbound Marketing industrial é uma das provas que esse modelo de marketing é também é bastante eficiente para o mercado B2B.
De fato, segundo pesquisa da State of Inbound com a HubSpot, 75% das empresas B2B, B2C e organizações sem fins lucrativos adotam o Inbound Marketing como abordagem de marketing.
Logo, se a sua indústria ainda não começou a investir na estratégia saiba que você está perdendo tempo e, possivelmente, clientes.
Seja para iniciar ou otimizar suas ações de Inbound Marketing para indústria, nós preparamos este artigo com dicas de ações e canais que devem começar a fazer parte – de maneira estratégica – do seu leque de ações de marketing. Confira!
Inbound Marketing Industrial: o que é indispensável?
Antes, uma pergunta: você sabe o que é Inbound Marketing?
Seja você um profissional que atua dentro da indústria ou em uma agência de marketing que irá iniciar um trabalho com uma empresa desse setor, é fundamental compreender a lógica por trás do que é Inbound Marketing.
Inbound Marketing também é conhecido como marketing de permissão. Dentro da lógica desse modelo, a empresa deve entender quem é sua persona de cliente ideal e qual é a jornada desse cliente, desde a descoberta de um problema até a compra da solução, com a sua empresa.
Ao entender o caminho pelo qual um potencial cliente passa, até decidir por fazer negócios com a sua empresa, é possível criar conteúdos que atraiam esse usuário para os canais da organização, para que então eles possam ser trabalhados pela equipe de marketing, pré-vendas e vendas.
Se a sua indústria trabalha com prospecção ativa de clientes, seja de Inside Sales ou Outside, pode usar o Inbound Marketing industrial para gerar mais leads.
Ao entender quais são as demandas dos seus potenciais clientes, o Inbound Marketing ajuda sua empresa a atrair tráfego qualificado para os canais de comunicação, contribuindo para gerar leads mais qualificados.
Leia também: Como gerar leads qualificados: 4 estratégias para acelerar seu processo de vendas
Marketing de conteúdo
71% dos profissionais que trabalham com Inbound Marketing para B2B usam marketing de conteúdo para a geração de leads.
No Inbound, diferente do Outbound Marketing que usa anúncios pagos para atrair usuários, o centro da estratégia é a atração por meio de conteúdo. Entre os principais canais que podem ser usados em uma estratégia de marketing de conteúdo para Inbound Marketing industrial estão:
- vídeos,
- posts em blogs,
- podcasts,
- redes sociais,
- ebooks,
- planilhas,
- webinars.
Ao entender quem é o cliente ideal e qual é a jornada de compra, sua indústria deve definir quais canais usar e quais conteúdos produzir para atender às buscas desse cliente em cada etapa do processo de decisão de compra.
O funil de vendas deve funcionar como um guia para que sua equipe entenda quais são as etapas que a sua estratégia deve cumprir e para que possa criar ações para cada uma dessas fases.
O objetivo é ajudar o potencial cliente a passar de uma etapa para a outra de maneira mais rápida, estreitando o relacionamento com a sua empresa.
No Inbound Marketing tudo isso é feito por meio da educação do lead, ou seja, por meio da produção de conteúdo relevante para diferentes canais. Dessa forma:
- postagens em blog que contribuem para o SEO e redes sociais podem ser usadas para atrair visitantes para o site da empresa,
- já ebooks e webinars contribuem para a geração de leads,
- O e-mail marketing ajuda na nutrição dos leads e na sua qualificação, e assim por diante.
Em etapas mais de fundo de funil, usar depoimentos de clientes e cases, por exemplo, é um bom caminho para aplicar o marketing de conteúdo na sua estratégia de e-mail marketing.
SEO
O SEO é uma poderosa ferramenta de Inbound Marketing para indústria, porque faz as páginas da empresa aparecerem como opção de resposta para pesquisas feitas por usuários no Google.
O SEO é uma etapa indispensável para qualquer estratégia de marketing. Afinal, estamos falando de um conjunto de ações que vão colocar as páginas da sua empresa nas primeiras posições de pesquisas relacionadas ao seu negócio.
Isso faz com que sua campanha atraia tráfego qualificado oferecendo conteúdo relevante para o usuário, o que facilita as próximas etapas de conversão de um visitante em lead, por exemplo.
Entre as dicas de SEO, como parte da estratégia de Inbound Marketing industrial, podemos citar:
- use as ferramentas de SEO corretas para montar e monitorar suas campanhas,
- use a pesquisa de palavras-chave e produza conteúdo relevante que aborde exatamente as soluções que o seu cliente está procurando,
- coloque as palavras-chaves nos lugares corretos como meta título, meta descrição, título da página (H1), URL, alt image e mais,
- melhore a velocidade do seu site,
- remova links quebrados,
- faça seu site ser responsivo para dispositivos mobile,
- Use o link building para conseguir links externos de páginas com boa autoridade, ampliando assim a sua própria relevância, e mais.
Redes sociais
Quando o assunto são empresas B2B, o LinkedIn é a principal rede social para uma estratégia Inbound. 85% dos profissionais de marketing B2B acham que o Linkedin é a rede social mais efetiva em entrega de conteúdo.
Além das possibilidades de compartilhamento de conteúdo e ampliação da autoridade da empresa, a plataforma também oferece recursos especiais para a captação de leads como o LinkedIn Sales Navigator.
Confira mais sobre essa ferramenta, no vídeo abaixo.
Automação de marketing
A aplicação do Inbound Marketing industrial, ou para qualquer outro setor, exige o cumprimento de diversas etapas de maneira estratégica e inteligente.
De fato, sem a tecnologia presente nas ferramentas de automação de marketing é difícil acreditar que muitas das etapas, como qualificação de lead, segmentação de clientes e nutrição adequada de cada contato, poderiam mesmo ser realizadas.
A automação de marketing permite automatizar a execução de tarefas fundamentais para todas as etapas do Inbound Marketing como:
- geração e rastreamento de leads,
- envio de e-mail marketing,
- segmentação e personalização do conteúdo compartilhado com leads e mais.
Como resultado ela amplia a produtividade da equipe, otimiza a taxa de conversão e aumenta o retorno sobre investimento.
Para entender o que é um software de marketing acesse nossa página com TUDO sobre automação de marketing:
- o que é,
- vantagens da automação de marketing,
- passo a passo de como fazer automação de marketing e mais.
A LAHAR é um software de automação de marketing que oferece funcionalidades como:
- criação de landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de cadastros;
- agendamento e monitoramento de publicação em redes sociais;
- ferramenta de e-mail marketing para criação de campanhas e automação;
- gestão e segmentação de contatos cadastrados na ferramenta;
- lead tracking e lead scoring para auxiliar na estratégia de Inbound Marketing;
- relatórios unificados que ajudam na tomada de decisão;
- e mais!
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