Marketing

Inbound Marketing Imobiliário: 3 exemplos de estratégias e as etapas do funil!

Quando pensamos em Inbound Marketing imobiliário, talvez muitos profissionais do ramo torçam o nariz, afinal um ramo tão tradicional como este tende a ser um pouco resistente a mudanças. No entanto, por mais apegado ou tradicionalista que você seja, já passou da hora de aplicar algumas estratégias desse modelo no seu negócio.

Eu sei, desde que o mundo é mundo pessoas compram, vendem e alugam imóveis ou terrenos, mas é inegável que no ramo imobiliário, o digital já não é mais algo em crescimento, hoje ele é uma realidade.

Hoje em dia a maioria das pessoas está conectada e faz pesquisas o tempo todo e, para um passo tão importante quanto escolher onde morar não é diferente. 

Segundo uma pesquisa feita pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) e do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), cerca de 97% dos entrevistados disseram fazer pesquisas online antes de comprar nas lojas físicas.

Esse dado faz toda a diferença quando pensamos no mercado de compra e venda de imóveis. Esses produtos possuem um valor mais elevado, portanto a pesquisa é maior e o fechamento da venda, na maioria dos casos, é presencialmente na loja física. Mas a pesquisa começou muito antes, lá no Google. 

E é por isso que usar estratégias de Inbound Marketing Imobiliário é essencial, afinal o Inbound Marketing é uma estratégia que busca atrair o cliente para vir até a sua empresa, participando do seu processo de pesquisa e usando conteúdo certo para todas as etapas do funil de vendas.

Como trabalhar o Inbound Marketing Imobiliário?

Como já destacamos anteriormente, esse ramo tem suas particularidades, ele possui uma jornada de compra muito mais longa que a de um e-commerce por exemplo, e isso tem que ser levado em conta.

Neste aspecto é preciso saber captar, qualificar e nutrir os leads pensando a longo prazo, usando diferentes estratégias para cada fase do processo de compra e etapa do funil em que o cliente estiver.

Por isso é sempre importante estar atento a:

  1. Geração de Leads: nesse sentido é importante gerar conteúdo para topo, meio e fundo de funil de forma a tentar atrair os clientes e transformá-los em leads,
  2. Qualificação de Leads: neste ponto o importante é conseguir o máximo possível de informações desse lead, de modo conseguir entender melhor o que ele quer de fato, se está no momento de compra ou não, e quais seus desejos e medos. Para isso é interessante apostar em conteúdos que gerem mais interação com o lead. Sem dúvida uma ferramenta que faça a pontuação de leads automaticamente, vai ajudar você a entender quais leads estão mais ou menos qualificados e prontos para comprar. 
  3. Segmentação de Leads: este ponto é fundamental sobretudo para imobiliárias que trabalham com imóveis de vários pontos de uma cidade ou de várias cidades, ou imóveis com grandes variações de preço, por exemplo, segmentações como essa ajudam bastante na nutrição do lead.

3 estratégias fundamentais do Inbound Marketing Imobiliário

Conforme você deve ter percebido no fluxo de clientes da sua imobiliária, cada um deles ao chegar até você estava em um momento diferente de compra. Uns chegam com dinheiro na mão prontos para comprar e outros ainda estão em estágio inicial de pesquisa e isso é normal.

O importante é que você produza conteúdos pertinentes e relevantes para cada um deles. Desta forma você se mantém em destaque e aumenta suas chances de ser lembrado por este cliente quando ele for dar um próximo passo.

Confira 3 tipos de conteúdos interessantes para se apostar como estratégia em cada uma das fases do funil de vendas.

Topo do Funil | Guias e almanaques focados em regiões

Se a sua imobiliária possui imóveis em determinados bairros vale a pena investir em materiais digitais como ebooks ou cartilhas e guias de modo mostrar as vantagens de se morar naquele bairro.

É sempre bom lembrar que nessa etapa você não deve destacar tanto sua marca, o importante aqui é gerar curiosidade e chamar a atenção do usuário para que ele queria ver o conteúdo e acabe compartilhando dados com você, se tornando um lead. 

Você também pode inserir um botão para o seu site levando o usuário para os imóveis daquela região de modo apresentar seu produto de forma mais sutil.

Meio de funil | Vídeos e webinar com dicas imobiliárias

Neste ponto você possui um cliente um pouco mais interessado, ele já não é alguém que está cogitando se mudar ou sair de casa, mas já está de fato pesquisando e procurando soluções viáveis para sua situação.

Para este cliente sua abordagem já pode ser um pouco mais direta, por isso os vídeos ou webinars podem ser uma boa pedida. 

Se o cliente assiste a um vídeo com dicas sobre compra e venda, ou melhor ainda, entra em uma transmissão ao vivo e interage com você, isso já dá bons indicativos de venda.

Fundo de funil | Planilha de visita

Depois de alimentar bem o seu lead, despertando o interesse dele e atraindo sua atenção é bem possível que este cliente entre em contato para uma conversa mais pessoal e uma eventual visita a um imóvel.

Neste momento, além de toda a habilidade do corretor, uma dica interessante é elaborar uma planilha ou formulário onde você e o cliente possam anotar todos os detalhes do imóvel e da negociação para que ele tenha como se lembrar da visita caso esteja fazendo várias, o que é bem comum.

Além disso, outra dica legal é enviar essa planilha junto com fotos e vídeos dos locais visitados para que ele tenha sempre a disposição, além de ligar um holofote sobre seu produto você também ganha pontos com o cliente por essa “cortesia”.

Gerenciar todas essas atividades e todos os leads que chegam até sua imobiliária pode se tornar um trabalho grande de mais, trabalhoso e muitas vezes ineficiente se feito manualmente. Por isso a LAHAR possui algumas boas soluções para você.

Somos um software de automação de marketing que oferece soluções completas de Inbound Marketing para você gerar leads e convertê-los em clientes.

O software de automação de Inbound Marketing da LAHAR ajuda na sua estratégia de nutrição de leads, inbound marketing e vendas em um sistema completo para fazer sua empresa crescer mais.

Então, crie sua conta e veja porque mais de 700 clientes usam nosso software, disparando mais de 10 milhões de e-mails por mês.

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]