Cada vez mais estratégias, canais, ferramentas e atividades surgem dentro do marketing digital. Organizar tudo isso em busca de melhores resultados para a empresa é tarefa dos responsáveis pela gestão de marketing digital. Mas, afinal, o que é gestão de marketing digital? Quais as principais ferramentas? O que faz um gestor da área? Acompanhe este artigo e descubra as respostas para essas perguntas!
O que é gestão de marketing digital?
A gestão de marketing é responsável por planejar, controlar, mensurar e otimizar todas as atividades, processos, ferramentas, pessoas, práticas e estratégias que fazem parte do setor de marketing de uma empresa.
Deve ser realizada por um profissional experiente e especialista nas práticas do setor, bem como preparado para liderar uma equipe.
O principal objetivo da gestão de marketing digital é organizar as atividades do setor de forma a alcançar melhores resultados para a empresa, reduzindo custos, ampliando o retorno sobre investimento e contribuindo para o alcance de diversos objetivos da empresa, entre eles conquistar mais clientes.
Um conceito muito interessante para a gestão de marketing é a ideia de marketing orientada à performance. Se você ainda não conhece essa ideia, indicamos que acesse o material, “O que é marketing de performance: tudo o que você precisa para começar!”.
Faz parte do escopo de trabalho da gestão de marketing digital:
- definir as estratégias que serão aplicadas na empresa,
- organizar as atividades a serem executadas,
- definir objetivos e metas,
- medir os resultados,
- otimizar processos.
De uma forma geral, a gestão de marketing digital é responsável por montar o planejamento de marketing, colocá-lo em prática e monitorar os resultados, identificando se estão – ou não – dentro do esperado.
Para a montagem do planejamento estratégico de marketing o setor deve:
- definir a persona da empresa,
- identificar o valor e diferenciais da empresa, seus produtos e serviços,
- avaliar os objetivos estratégicos da organização,
- estabelecer as metas do setor,
- planejar as ações,
- definir um cronograma de atividades,
- medir e monitorar resultados,
- otimizar as ações conforme os indicadores de marketing digital, e mais.
O que faz um gerente de marketing digital?
De maneira geral, o gerente de marketing é o responsável por liderar o time de marketing, definir a estratégia a ser seguida, estabelecer ações e atividades, gerenciar a equipe, monitorar resultados e encontrar oportunidades de melhoria.
Ainda dentro do escopo do que faz um gerente de marketing podemos citar:
- contrata e treina colaboradores,
- prepara a equipe,
- motiva os colaboradores da área,
- define o conjunto de estratégias de marketing que farão parte do escopo de trabalho do departamento,
- faz o planejamento de marketing,
- estuda e avalia dados de plataformas de automação de marketing e CRM,
- distribui e acompanha o trabalho da equipe,
- acompanha os resultados e ajusta as estratégias.
Quais são as ferramentas de gestão de marketing digital?
Para cumprir todo esse escopo de trabalho é preciso ter acesso às plataformas de gestão de marketing digital, mas quais são as principais ferramentas de marketing digital do mercado?
Trello (ferramenta de gestão de projetos e tarefas)
O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos e equipe que vai ajudar muito na gestão de marketing digital porque permite separar as atividades que devem ser realizadas de acordo com o projeto e o profissional que irá executá-la.
A plataforma contribui para que o gestor tenha uma visão rápida e clara de todas as atividades que estão em execução, prazos, o que deve ser realizado em seguida e mais.
Google Search Console
Quando o assunto é desempenho, o Google Search Console é um grande parceiro de qualquer gestor de marketing.
A plataforma é gratuita e oferece um dashboard completo com informações que impactam o desempenho das páginas do site ou blog de uma empresa, quando o foco é SEO.
De maneira geral, essa ferramenta de gestão de marketing digital permite uma visão completa, em um só lugar, sobre questões muito importantes para os resultados da empresa. Isso facilita o trabalho do gestor em encontrar potenciais falhas, gargalos e erros, que atrapalham a performance da operação.
Entre os elementos analisados pela plataforma estão:
- o que as pessoas estão procurando no Google que as leva a clicarem no seu site;
- como está o desempenho do Google em indexar as páginas do seu site;
- quais são os problemas que os robôs do Google estão tendo na hora de vasculharem as páginas do seu site;
- quais problemas de segurança estão sendo detectados em seu site.
Google Analytics
O Google Analytics é a plataforma de monitoramento de resultados mais usada no mundo,
Essa ferramenta proporciona o acesso a um enorme banco de dados que fornecem os dados dos indicadores de marketing digital mais relevantes do mercado, entre eles:
- volume de tráfego;
- novos visitantes;
- visitantes recorrentes;
- canais de comunicação que mais contribuíram para o tráfego de usuários gerais e usuários qualificados no site;
- CTR – taxa de cliques;
- custo de aquisição de clientes e mais.
Essa visão contribui para a gestão de marketing digital, permitindo que o gestor identifique quais resultados estão sendo alcançados e quais podem ser melhorados.
Google Optimize
Mais uma ferramenta do Google, e dessa vez, ela permite que você faça testes gratuitos no site da sua empresa, buscando formas de torná-lo mais útil aos clientes.
É integrado ao Google Analytics e permite que você realize testes no conteúdo do seu site para saber o que funciona melhor para os visitantes, incluindo testes A/B.
Leia mais em: 6 ferramentas de marketing e vendas para gerar + resultados
Entenda mais sobre a ferramenta no vídeo abaixo:
Lahar
A última ferramenta deste guia de gestão de marketing digital é um software de automação de marketing que reúne diversas funcionalidades, entre elas:
- painel de palavras-chave para SEO e marketing de conteúdo;
- criação de landing pages e formulários;
- automação de fluxo de e-mail marketing;
- realização de teste AB;
- automação de marketing;
- Lead Tracking;
- Lead Scoring para a qualificação de leads;
- relatórios e mais.
Como você pode perceber, o sistema de automação de marketing é uma ferramenta completa para a gestão de marketing incluindo recursos de gestão de atividades, ampliando a produtividade da equipe, permitindo mais assertividade na qualificação dos leads, garantindo melhor comunicação com leads e mais.
Em 2019 a LAHAR foi eleita a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral.
Optar pela adoção do sistema de automação da LAHAR ajudará você a otimizar todos os processos da gestão de marketing dentro da empresa ou agência.
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