O e-mail marketing é uma das estratégias que oferecem maior ROI para empresas que investem em marketing digital. Para cada $ 1 investido, $ 38 retorna para o negócio. Por isso, fazer uma gestão de e-mail marketing eficiente deve ser uma preocupação da sua equipe.
Para realizar a gestão de e-mail marketing algumas etapas são indispensáveis, entre elas:
- Crie listas segmentadas de e-mail
- Tenha um objetivo claro para cada e-mail
- Ofereça uma boa experiência ao lead
- Fique atento a cada elemento do e-mail como CTA, assunto e imagens;
- Faça testes A/B
- Crie um fluxo e-mails com a automação
- Qualifique seus leads
- Acompanhe as métricas
- Escolha a ferramenta que vai te ajudar a fazer tudo isso
A seguir, criamos um guia para te apresentar, detalhadamente, cada uma dessas etapas da gestão de email marketing. Seguindo cada uma você terá resultados mais efetivos não só no ROI como também em relação à:
- taxa de abertura;
- taxa de cliques;
- taxa de conversão e mais.
Confira!
Gestão de email marketing em 9 etapas
1. Crie listas segmentadas de e-mail
O primeiro mandamento da criação de campanhas de e-mail marketing é: não mandarás e-mail em massa.
Existem muitas razões para isso, mas a primeira delas é: eles não são interessantes. Ninguém quer ler um e-mail de massa.
Uma das consequências disso é que você terá baixas taxas de abertura e todo seu trabalho terá sido jogado no lixo.
A segmentação de contatos é um mantra que você deve considerar em todas as campanhas de marketing digital, principalmente, campanhas de e-mail.
Para realizar essa segmentação é preciso considerar:
- o tipo de e-mail que será enviado;
- as personas do negócio;
- as etapas do funil de vendas.
Uma das fontes de informação para iniciar a segmentação é a própria landing page que captou o lead.
Inclua no formulário informações que podem ser relevantes para realizar sua campanha de e-mail marketing segmentado.
Pode ser que você tenha ficado um pouco confuso sobre alguns termos que usamos até aqui. Se esse foi realmente o caso, indicamos que acesse gratuitamente o material: “Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”. Ele vai ter ajudar a dar passos importantes rumo a resultados relevantes.
2. Tenha um objetivo claro para cada e-mail
O ato de gerir tem como objetivo auxiliar ou guiar rumo à conquista de metas.
Por isso, não envie um e-mail apenas por enviar. Existem diferentes tipos de e-mail marketing e variadas razões para enviá-los.
Seu e-mail pode fazer parte de uma campanha de lançamento, de um fluxo de nutrição, ter o objetivo de vender, educar ou engajar.
Independente de qual for a razão de enviar uma mensagem a um lead, parte fundamental da gestão de e-mail marketing é definir um objetivo claro para cada disparo.
Esse objetivo também vai ajudar a medir se o resultado da campanha foi alcançado ou não.
Lembre-se que cada ação de marketing deve estar alinhada aos objetivos do planejamento estratégico.
3. Ofereça uma boa experiência ao lead
Já falamos que o e-mail de massa deve ser eliminado de sua rotina de trabalho. Esse é um fator fundamental para uma boa experiência do lead com o seu material, entretanto, ele não é o único.
Se você deseja oferecer uma boa experiência ao lead é preciso se concentrar em oferecer conteúdo relevante e rico.
Não use o e-mail apenas para falar sobre o seu serviço, produto ou solução.
Ofereça algo novo e que irá ajudar o lead de alguma forma. Entre os exemplos de materiais ricos que você pode usar estão:
- planilhas;
- ebooks;
- convites para webinars;
- checklists;
- cases e mais.
É claro que leads de fundo de funil, que já foram identificados como leads qualificados, pode receber um conteúdo comercial com mais frequência. Mas sempre tenha atenção e equilíbrio para não se tornar um chato.
Para te ajudar com essa etapa da gestão de email marketing te indicamos dois conteúdos: o primeiro é o texto “Aprenda como qualificar leads com dicas incríveis que funcionam”, e o segundo é o vídeo abaixo.
4. Fique atento a cada elemento do e-mail
Como gestor de marketing é fundamental que você tenha um olhar analitico para cada material produzido pelo seu time. Com o e-mail marketing isso não é diferente.
Alguns elementos pode definir o sucesso ou o fracasso de sua estratégia, são eles:
- uso de imagens e texto;
- qualidade do CTA;
- relevância do assunto;
- páginas de destino;
- adequação à persona e a etapa da jornada de compra.
Tenha a boa prática de revisar cada elemento antes de enviar uma campanha.
5. Faça testes A/B
Por falar em boa prática, o teste A/B deve estar em seu checklist para campanhas de e-mail marketing. Não tem um? Então conheça o checklist que a LAHAR criou para te ajudar a seguir com sua estratégia e realizar a gestão de email marketing de maneira mais simples.
6. Crie um fluxo e-mails com a automação
Imagine enviar cada e-mail, acompanhar as taxas, planejar o próximo e-mail, realizar testes A/B e criar um fluxo de nutrição manualmente.
Atualmente, a gestão de e-mail marketing deve ser realizada por meio da automação de marketing.
Com um amplo volume de dados, leads, tarefas e com a necessidade de gerir cada contato de maneira personalizada, considerando a qualificação dos leads, etapa do funil de vendas e personas, é impossível realizar tudo sem a criação de um fluxo de automação.
O fluxo de automação vai te ajudar a criar uma sequência de e-mails que deve ser enviada para cada lead de acordo com o comportamento dele em relação à sua empresa.
7. Qualifique seus leads
A qualificação de leads permite que sua equipe compreenda quando um lead está avançando na jornada do cliente, chegando mais próximo à conversão.
Dentro da gestão de e-mail marketing, a qualificação de lead vai auxiliar na identificação do momento certo de tentar converter o contato ou enviá-lo para o setor de vendas.
Leia mais em: Aprenda como qualificar leads com dicas incríveis que funcionam
8. Acompanhe as métricas
A gestão de email marketing envolve estratégia. Atualmente, a estratégia é criada a partir do uso de dados e métricas, por isso, é parte desse processo dominar indicadores de e-mail marketing como:
- Taxa de abertura;
- Taxa de cliques;
- Taxa de conversão;
- Taxa de cancelamento de inscrição.
Elas vão dizer se sua estratégia está no caminho certo, quais os gargalos da campanhas e onde otimizar.
9. Escolha a ferramenta que vai te ajudar a fazer tudo isso (e mais)
Falamos brevemente sobre a necessidade de uma ferramenta que possa executar parte do trabalho manual e repetitivo de uma estratégia de e-mail marketing.
Muitas etapas de um planejamento de e-mail marketing não podem sequer serem realizadas sem esse tipo de plataforma, como é o caso da pontuação de leads para qualificação.
A LAHAR é um software de automação de marketing com funcionalidades como:
- disparador de e-mail marketing;
- segmentação de leads;
- criação de landing page para captação de leads;
- teste AB;
- automação de marketing;
- Lead Scoring para a qualificação de leads;
- relatórios e mais.
Com um sistema completo ajudamos sua empresa a criar campanhas de e-mail marketing mais eficazes. Crie sua conta e experimente grátis por 7 dias.
Se você ainda tem dúvidas sobre como criar uma campanha de e-mail, acesse gratuitamente o material: “Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”.