Negócios e Gestão

Fundamentos básicos para o crescimento do seu perfil como empreendedor digital

Atualmente um empreendedor digital além de agir e pensar estrategicamente, deve saber o que seu público, seus clientes querem, mas então você sabe o que os leads querem?

É bem simples no “mundo da informação” as pessoas não pagam mais por um produto ou serviço, e sim por soluções, isso fez com que as relações comerciais mudassem.

Foi a tecnologia que possibilitou uma interação em níveis nunca imaginados antes e ao mesmo tempo gerou um volume muito grande de informações, por isso que “o mundo não se divide mais entre grandes ou pequenos empreendedores, mas sim entre rápidos e lentos”.

Para que seu perfil cresça como empreendedor digital, você precisa compreender que existem fundamentos básicos para lidar com as novas tendências do mercado.

Pois a tecnologia tem suas especificidades, o tráfego das informações na rede faz uma enorme diferença no crescimento do seu perfil, a escalabilidade deve ser aprimorada durante toda a sua estratégia empreendedora.

1.   A tecnologia e o caminho para o empreendedorismo

Existem aspectos básicos que compõem o cotidiano de um empreendedor digital, como: estar conectado à internet, utilizar equipamentos como smartphones e notebooks.

Entretanto, para ser um empreendedor digital, você precisa ser capaz de ver além do horizonte, precisa identificar problemas que as pessoas estejam enfrentando em suas vidas cotidianas e desenvolver soluções digitais para esses problemas.

Além disso, precisa compreender que todas as suas ações serão realizadas dentro de um meio tecnológico e que para isso você terá, não só que usar ferramentas tecnológicas como também uma postura ágil e rápida capaz de lidar com essas questões.

Você precisa entender que esse modelo de negócio é totalmente baseado no relacionamento com o cliente, por isso todas as suas decisões devem ser voltadas para os hábitos de consumo, as necessidades, os desejos, os sonhos e problemas que esses leads tenham.

Existem certas qualidades necessárias a um empreendedor digital:

·          Curiosidade e investigação – Além de descobrir um produto ou um serviço que as pessoas precisem, o futuro do seu negócio digital depende da sua capacidade de organizar informações sobre o mercado, potenciais clientes, concorrentes e fornecedores;

·          Identidade empreendedora – todo empreendedor precisa ter um cartão de visitas, pense bem a primeira coisa que uma empresa faz em um negócio offline é o cartão de visitas, nada mais justo que em uma empresa online também seja assim, só que na internet o melhor cartão de visitas é o domínio (nome da sua marca no mercado).

·          Seja um marketeiro – principalmente hoje é impossível ter um negócio online sem um bom trabalho de marketing, é uma qualidade essencial para o crescimento do seu perfil na internet, você precisa ter uma forte presença nas mídias sociais, ter um blog ou um website ativamente atualizado.

Qualquer pessoa que tenha uma habilidade a oferecer, pode se tornar um empreendedor, pois um empreendedor digital é uma pessoa que tem uma capacidade, e usa esta capacidade para ajudar seus clientes.

Um escritor de romance por exemplo, ele pode ser um empreendedor digital, ele pode mapear seu público-alvo (leitores que adoram uma boa história de romance), e através de um blog, das mídias sociais, de um site oferecer seus produtos, engajar seus leads.

Para que isso ocorra certamente vai precisar de estratégias como o Inbound Marketing que combina a criação de conteúdo com automação de marketing e possui o objetivo de atrair prospects (leads) e transformá-los em clientes.

2.   O tráfego aumenta a visibilidade

O que faz um empreendedor digital? Escolhe um bom produto para promover ou desenvolver, também pode ser um serviço a ser prestado, cria uma estrutura ao redor desse produto para gerar visibilidade, cria estratégias para aumentar o tráfego em suas redes sociais, em seu website.

Nesse processo o tráfego é muito importante para um empreendedor digital, você precisa chamar a atenção das pessoas, levá-las até seu produto ou serviço, para tanto precisa identificar seu nicho de mercado, qual as necessidades e interesses em comum seus leads têm, assuntos que os encantem, curiosidades que eles tenham.

Existem alguns nichos de mercado que um empreendedor pode atuar:

·          Produtor: cria conteúdo online, e-books, podcasts, vídeos aulas, entre outros;

·          Afiliado: divulga o produto de outras pessoas para receber uma comissão a cada venda realizada;

·          E-commerce: prevê a venda de um produto, que é entregue na casa do consumidor por delivery, Correios ou transportadora;

·          Criar soluções tecnológicas: é possível criar uma startup com o objetivo de solucionar um problema existente. Pode vender serviços, aplicativos e softwares;

·          Influenciador digital: é a pessoa que cria autoridade em determinado segmento por meio de seus vídeos e conteúdos e ganha dinheiro com a exibição de anúncios e parcerias com marcas.

Implemente seu plano de ação, seu tráfego na internet deve ser cuidadosamente planejado de modo a atingir seus objetivos, os caminhos estratégicos que você irá trilhar como empreendedor digital vão depender do produto, ou seja da solução que você tem a oferecer a seus leads (clientes em potencial).

Essa solução precisa estar à disposição em todas as redes sociais possíveis para gerar um tráfego suficiente para dar visibilidade necessária ao crescimento do seu perfil de empreendedor digital.

3.   A escalabilidade e o marketing digital se completam

Para ser um empreendedor digital de sucesso invista em marketing digital. As estratégias de marketing são o propulsor que destacam sua empresa e colocam seu negócio nas vitrines do mundo.

Ao trilhar os caminhos digitais para que sua empresa, seus produtos e seus serviços sejam visualizados pelos futuros clientes, você gera uma carga de informações e a escalabilidade é a capacidade de organizar esses dados sem que isso afete seu desempenho.

Existem várias estratégias de marketing digital e todas são boas em níveis diferentes para os negócios de empreendedorismo.

·          O e-mail marketing – Estratégia que constrói um relacionamento personalizado com os seus clientes, faça uma lista de contatos orgânicos, envie e-mails com ofertas atraentes;

·          O marketing de conteúdo – Estratégia de fidelização, porque melhora a apresentação da sua marca no mercado, crie um blog ou ebooks para atender dúvidas e necessidades de seus clientes;

·          Mídias sociais – Melhore sua estratégia de apresentação nas redes sociais, tenha um blog, um website para chamar a atenção, conte a história de sua empresa de seus produtos e serviços encante seus clientes, gere resultados satisfatórios em suas vendas;

·          Anúncios pagos – Conforme sua empresa crescer invista em mídias pagas para aumentar suas vendas, e consolidar sua marca.

Entretanto, esteja preparado para se adaptar rapidamente as novas realidades de organização que vão surgir naturalmente, pelo aumento da carga de informações, quando você aumentar consideravelmente seu perfil de empreendedor digital, suas vendas.

Afinal, para ser um empreendedor de sucesso você precisa estabelecer metas, ter caminhos estratégicos que garantam as melhores práticas, ter um plano de ação, medir se essas ações geram os resultados esperados.

Para ser um empreendedor digital de sucesso, não ter prejuízos, otimizar as tarefas cotidianas, não deixar nenhum dado importante de lado, você deve usar o serviço de uma plataforma para organizar todos os processos envolvidos em suas ações empreendedoras, lembre-se seja o mais rápido, chegue primeiro aos seus leads.

Sumário.

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