Você já deve ter ouvido por aí que empresas de SaaS levam mais tempo do que empresas de internet para atingir US$75 milhões e US$100 milhões em receitas. Mas a grande questão é o tempo. Não é possível definir quanto tempo levará para a empresa chegar nesse patamar.
Mas e as fusões e aquisições?
Bem, a verdade é que a maioria das fusões e aquisições de empresas de SaaS acontecem quando a empresa atingir alguma escala como passar de US$10 milhões para US$20 milhões em receitas recorrentes.
Conselho dos autores: não conte com a venda da sua empresa. A venda de uma empresa, principalmente a de tecnologia, é complexa e possui diversos riscos. É um casamento que talvez você não possa se divorciar.
Uma empresa de SaaS leva mais tempo para montar equipe, garantir nicho de mercado e ver as vendas decolarem.
Não acredite em histórias empolgantes e fáceis, pois isso tem um dedo da mídia para ter uma narrativa atraente.
Quando o Slack conseguiu um investimento de US$120 milhões, a mídia divulgou: “De zero a um bilhão em menos de um ano!”.
Essa história está certa, mas o Slack já existia há seis anos, e cinco foram vividos com dificuldade.
Um SaaS precisa estar disposto a percorrer o caminho das pedras.
Use essas histórias como inspiração, mas tenha em mente que você precisará trabalhar muito e respirar negócios de dia e de noite.
Para sair do lugar você precisará de no mínimo 24 meses. Sim, dois anos divididos entre 9 a 12 meses para acertar os ajustes do produto e mais a 6 a 12 meses para atingir receitas consideráveis.
Redes sociais como Instagram, WhatsApp e Pinterest podem alcançar sucesso em apenas um ano, mas antes, foram anos de desenvolvimento, de tentativas, erros e acertos.
“Você absolutamente não deveria abrir uma startup de tecnologia e tentar levantar fundos, a menos que saiba, com 100% de certeza, que essa é a melhor coisa do mundo a fazer”
O conforto é inimigo do crescimento
Tentamos diariamente pensar fora da caixinha, a criar negócios mais inovadores e simples, mas ainda assim de alta tecnologia. O esforço é constante, mas aqui vai o alerta: em algum momento você cairá na estagnação.
A estagnação pode ser por vários motivos:
- esgotou-se redes sociais e relacionamentos;
- você é só mais um na multidão;
- para obter leads e fechar negócios, você depende de mais de uma pessoa numa função-chave;
- as necessidade do mercado ou do cliente mudaram e mudar a empresa parece impossível.
“Uma mudança drástica pode ser necessária para garantir um nicho, entrar no caminho do crescimento escalável ou seguir quaisquer outras lições do livro Hipercrescimento.”
E como mudar? Como sair da estagnação e ir além?
A resposta é uma só: encontre a sua motivação necessária para passar pelo inferno e rumar ao paraíso.
Pelo que você está disposto a perder noites de sono? A perder um braço, se for o caso? A motivação está aí.
Agora, se você não conseguiu encontrar nada que o motive a ponto de mudar a sua vida ou a maneira que trabalha, você apenas continuará a viver e a ter o de sempre, o mediano.