Negócios e Gestão

Foco no cliente e 4 estratégias para sua empresa assumir essa cultura

Ter foco no cliente deve ser uma obrigação de toda empresa. Afinal, é a experiência dele com a marca que dita o sucesso dos negócios.

Não é de hoje que você ouve falar que um consumidor satisfeito gera indicações e um insatisfeito consegue detonar sua reputação para pelo menos umas 10 pessoas.

Porém, com a internet e a facilidade de propagação de informações esse número pode ser até 10 vezes maior.

Assim, é preciso ter cuidado e instituir ações voltadas para o relacionamento com os clientes. Especialmente, se o objetivo da gestão for fidelizar e aumentar a performance.

Então, veja na sequência o que é ter foco no cliente e 4 estratégias para colocar em prática essa cultura.

A essência do foco no cliente

Em primeiro lugar, mas do que “resolver problemas”, uma empresa tem que conseguir antecipá-los e tornar a experiência do lead positiva desde o primeiro contato.

Assim, toda a jornada até a compra será respaldada por ações que quebrem objeções e respondam a dúvidas, por exemplo.

Todo esse cuidado irá se refletir em mais oportunidades de vendas e, consequentemente, em fechamentos.

Ter foco no cliente é justamente se preocupar com a qualidade dos processos e fluxos, com o objetivo de fidelizar consumidores.

Assim como, com o oferecimento de soluções reais, que sejam tão boas que superam as expectativas.

Dessa forma, o sucesso dos clientes reflete diretamente no da empresa. Mas, para se chegar a esse resultado é preciso adotar uma série de práticas internas.

Especialmente, voltadas para a motivação dos vendedores e do atendimento. Além de investir na construção de um ambiente corporativo saudável e produtivo.

Com planejamento estratégico e algumas práticas específicas, é possível parar de pensar apenas no lucro e pensar na satisfação.

4 estratégias para tornar o foco no cliente uma cultura interna

Então, entendida a essência do que é ter foco no cliente, chega o momento de colocar algumas estratégias em prática para começar a instituir essa cultura na sua empresa. Confira!

1) Crie um modelo de relacionamento e atendimento

Foco no cliente_CRM de vendas

Em primeiro lugar, todas as ações da empresa devem ter como intuito a satisfação dos clientes.

Por isso, pode ser necessário remodelar o seu planejamento comercial, de relacionamento e de atendimento ou criá-los do zero.

Dessa forma, é preciso definir o perfil ideal ou persona e, com base nele, elaborar um modelo que envolva cuidados como:

  • A definição da maneira que a pessoa gostaria de ser tratada;
  • Ações essenciais para construir relacionamentos de confiança;
  • A linguagem que deve ser usada;
  • Definir métodos de qualificação e controle do funil de vendas;
  • Saber quais métricas serão acompanhadas regularmente;
  • Criar uma rotina de reuniões de feedback e alinhamento, estimulando a troca de informações e conhecimentos entre os vendedores e muito mais.

2) Invista em treinamento e qualificação

Depois, de nada adianta ter um plano com foco no cliente sem pessoas capacitadas e preparadas para colocá-lo em prática. Portanto, pode ser necessário investir em treinamentos específicos.

Inclusive, o ideal é ter uma rotina de qualificação, já que, com o tempo, o mercado e as exigências dos consumidores mudam.

Com essa atenção, é possível ter mais sucesso em processos como captação, conversão e fidelização.

3) Tenha um sistema de CRM de vendas para ter foco no cliente

Em terceiro lugar, ter um software de CRM de vendas faz toda a diferença no acompanhamento do processo comercial.

Além disso, ele é fundamental para melhorar o atendimento com foco no cliente. Afinal, facilita a organização e produtividade em diversos fluxos e atividades rotineiras. Entre elas, estão:

  • O cadastro de leads e clientes;
  • Análise de histórico de compra;
  • Controle de contratos e contatos;
  • Avaliação de metas e métricas;
  • Atualizações e troca de informações em tempo real, entre outros.

Para você ter uma ideia do poder dessa ferramenta, segundo a Aberdeen Group:

  • Os vendedores sentem que sua produtividade aumenta em até 15% com CRMs que possuem versão mobile;
  • Já 75% dos gestores acreditam que o sistema ajuda a gerenciar e aumentar vendas.

4) Inclua na rotina as pesquisas de satisfação

Enfim, ouvir o que o consumidor tem a dizer e como ele se sente com relação à empresa é essencial para a manutenção e melhoria da cultura com foco no cliente.

Por isso, parte do processo deve incluir as pesquisas de satisfação. Estas devem ser simples e diretas, mas estratégicas.

Assim, invista em perguntas que contribuam para implementar ações que melhorem o atendimento e a abordagem de vendas, por exemplo.

Você poderá criá-las em alguns CRM de vendas ou em plataformas como Google Forms e MindMiners.

Por fim, não se esqueça de que para ter foco no cliente é preciso estar sempre de olho nos processos internos.

Assim, ficará mais fácil aprimorar fluxos e processos e melhorar constantemente. Boas vendas!

Sumário.

Recomendados para você

Inteligência Artificial (IA) tem se tornado cada vez mais essencial para os negócios, e as agências de marketing não estão imunes a essa tendência. Por isso, vamos explorar como as agências podem aplicar IA em campanhas para melhorar a eficiência e os resultados. Neste artigo, vamos compartilhar dicas valiosas da Ramper e da Copybase, duas […]

Apesar da metodologia outbound ser antiga (e feita muitas vezes da maneira errada), o cenário atual do mercado exige inovação e formas diferentes para a geração de leads – uma das principais dores de qualquer negócio. As agências de publicidade estão se rendendo cada vez mais ao modelo híbrido: a aliança entre inbound e outbound […]

Resenha da palestra “Como engajar time de vendas com gamificação” no Ramp Up Tour São Paulo 2018 do Alex Mariano, da Zoho. A implantação de um CRM na área de vendas pode gerar duas situações: o uso religioso ou a falta de engajamento do time quanto a plataforma, tornando todo o processo mais difícil. Essa […]

Artigo escrito por Carlos Moura | Diretor da Superlógica Se você trabalha com assinaturas e pagamentos recorrentes, sabe bem o enorme desafio que é gerir sua empresa e lidar com as particularidades típicas da economia de recorrência. São inúmeras tarefas trabalhosas e operacionais que acabam comprometendo um bom tempo seu e de sua equipe para […]

“A realização resulta de empenhar todo o seu ser. Você trata o trabalho como se fosse algo completamente separado de sua vida pessoal? Ou sua vida pessoal está interferindo no trabalho? Combine-os para se beneficiar ao máximo dos dois. O trabalho pode melhorar a vida pessoal e a vida pessoal pode melhorar o trabalho.” Atualmente […]

Uma das maiores dificuldades de uma empresa está na captação. Por isso, é imprescindível ficar de olho no Custo de Aquisição de Clientes (CAC), uma métrica que mostra o quando se está investindo no esforço de fechar negócio. Então, para te ajudar a entender melhor esses números e como melhorar a performance, na sequência você […]