O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo, tendo batido, em 2018, a marca de 1 bilhão de usuários ativos em todo o planeta. De acordo com dados do site Statista, o Brasil é o terceiro maior mercado da plataforma, e conta com 72 milhões de usuários, atrás apenas de Estados Unidos e Índia.
Números como esses já dão uma boa mostra da força do Instagram e das possibilidades que ele pode oferecer para quem o utiliza para fazer negócios. Porém, há ainda mais argumentos a favor da plataforma:
- O Instagram gera 15 vezes mais engajamento do que outras redes sociais;
- Cerca de 85% dos usuários seguem algum perfil comercial;
- Os usuários gastam, em média, 4 horas mensais na rede social;
- Em 2018, o Instagram ultrapassou o Facebook e registrou quase 70% das vendas originadas por redes sociais.
Com tudo isso em mente, fica clara a importância de se investir no Instagram como plataforma de divulgação e vendas. Para isso, no entanto, é preciso saber aproveitar ao máximo o apelo visual da rede social para atrair e engajar o público.
Pensando nisso, neste post, confira 6 ferramentas para Instagram que vão ajudar você a melhorar a qualidade e a gestão de perfis na rede. Acompanhe!
6 ferramentas para Instagram para alavancar o seu negócio
1. Repost for Instagram
Ao contrário de outras redes sociais, como o Facebook, o Instagram não conta com a opção de compartilhamento de postagens dentro do próprio app. Mas, com essa ferramenta, isso é possível.
Com o Repost for Instagram, basta copiar o link do post que deseja compartilhar, seguir o passo a passo e pronto: é possível replicar o conteúdo na sua conta tanto como post quanto como Stories, dando crédito ao autor da postagem original.
A grande vantagem desse aplicativo é poder compartilhar com seus seguidores algum conteúdo que seja de interesse do seu público-alvo, mas que não seja de sua autoria, estreitando a relação com sua base.
O Repost for Instagram está disponível para Android e iOS.
Leia mais: [GUIA] Como fazer marketing no Instagram: do lead à venda
2. VSCO
O VSCO é uma das muitas ferramentas para Instagram com foco na edição de imagens. Gratuito e bastante completo, a ideia do app é “profissionalizar” suas fotos e vídeos.
Para isso, ele conta com inúmeros recursos que vão dos mais básicos aos mais avançados, além de diversos filtros predeterminados que podem ser adicionados às imagens. Após a edição, é possível compartilhá-las no Instagram diretamente pelo aplicativo.
O VSCO está disponível para Android e iOS.
3. Iconosquare
O Iconosquare é uma ferramenta focada na gestão de perfis. Por meio do programa, o usuário tem acesso a diferentes métricas que ajudam a avaliar o desempenho da marca dentro da rede social e o engajamento dos seus seguidores, como média de curtidas, média de comentários, publicações mais curtidas, entre outras.
Além disso, a ferramenta fornece dados e gráficos que podem ser divididos em diferentes categorias.
O Iconosquare oferece somente planos pagos, mas fornece trial grátis de 14 dias. O programa pode ser utilizado diretamente no navegador.
4. Magisto
Vídeos estão se tornando cada vez mais importantes na internet. Segundo Neil Patel, um dos grandes nomes do marketing digital, a probabilidade de os consumidores comprarem um produto após assistirem um vídeo sobre este produto aumenta em até 85%. Ou seja, trata-se de um formato indispensável para quaisquer estratégias de marketing no Instagram.
O Magisto é uma ferramenta para Instagram com foco na edição de vídeos. Com auxílio da inteligência artificial, o app facilita a criação de vídeos diretamente no celular, sendo bastante completo e prático de usar. Nele, é possível cortar e editar os vídeos, além de adicionar músicas.
Basta fazer o upload das fotos e dos clipes que você deseja utilizar e escolher o estilo e a trilha que mais lhe agradam. A partir daí, o app edita o conteúdo e gera o vídeo pronto para você compartilhar.
O Magisto está disponível para Android e iOS.
5. Boomerang
O Boomerang é um aplicativo que pertence ao próprio Instagram. Sua principal função é criar pequenos vídeos em modo loop. O funcionamento é simples: o aplicativo compila uma série fotos e cria um clipe que é reproduzido para frente e para trás, criando um efeito semelhante ao de um GIF.
O app é simples e fácil de usar, e o resultado pode ser compartilhado apenas nos Stories. E, embora possa parecer simples, esse tipo de publicação consegue gerar bastante engajamento do público.
O Boomerang está disponível para Android e iOS.
Embedar vídeo: Introducing Boomerang from Instagram
6. Linktree
Como sabemos, o Instagram não permite colocar links nas publicações e, como já é de praxe, resta aos perfis chamarem e estimularem os usuários a acessarem a URL que está na bio.
No entanto, aqui também há limitações, uma vez que a rede social só permite colocar um link na descrição do perfil. Felizmente, o Linktree é uma da ferramentas para Instagram que permitem driblar essa limitação.
Com o programa, é possível adicionar um “superlink” na bio do seu perfil, levando os usuários para uma lista com todos os links que você deseja mostrar, sem que eles precisem deixar o Instagram.
A ferramenta também disponibiliza a função de agendamento de disponibilidade do link, em que é possível determinar por quanto tempo a URL ficará visível na sua lista. Além disso, é possível verificar dados sobre o total de cliques em cada link e cadastrar e-mails.
O Linktree tem um plano grátis e outro pago, e pode ser utilizado diretamente no navegador.
Leia mais: Anúncios patrocinados no Instagram: crie mais oportunidades de negócio
7. Instasize
Se você gosta de adicionar textos atrativos, bordas da moda e filtros profissionais em suas imagens do Instagram, o Instasize é o aplicativo de edição de imagens completo para você. Faça colagens semelhantes a um álbum de recortes, brinque com estilos de borda e redimensione suas imagens. E se você é um usuário de iPhone, através do Instasize é possível editar vídeos e usar ferramentas de beleza para aprimorar ainda mais suas selfies.
Instasize é um kit de ferramentas prático e elegante para você não economizar na criatividade. Se você tem o dom artístico de transformar imagens comuns em visuais que definem tendências, o Instasize pode ajudá-lo. Baixe gratuitamente na iOS App Store ou Google Play Store.
O Instasize possuí também um plano de assinatura Premium onde você desbloqueia todos os recursos disponíveis.
8 – Clipchamp
O Clipchamp é um editor de vídeo online disponível no navegador que tem como principal característica a facilidade de uso. Por meio da opção de arrastar e soltar, fica bem simples recortar imagens, áudio e títulos para adaptá-los à medida para a produção de um vídeo para Youtube, um anúncio em vídeo para as redes sociais ou mesmo um slideshow.
Se não tiver material pronto, o Clipchamp deixa à disposição uma biblioteca de templates de vídeos e sons que o usuário pode usar à vontade.
É possível criar um vídeo sem marca d’água usando os recursos gratuitos da ferramenta e exportando o vídeo em uma resolução de 480p.
Para resoluções em HD e Full HD é preciso criar uma conta premium (atualmente, são quatro opções disponíveis).
Conta também com um app para iOS que funciona para captação de imagens e criação de legendas.
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Agora que você já conhece as principais ferramentas para Instagram e como elas podem ajudar o seu negócio, saiba que é possível tornar sua estratégia de marketing ainda mais eficaz contratando um software de automação.
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