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[GUIA] Como fazer marketing no Instagram: do lead à venda

Se você é um dos 800 milhões de usuários ativos mensais do Instagram, você já tem uma ideia de como a rede social é poderosa como plataforma de marketing. Entretanto, será que você já sabe como fazer marketing no Instagram?

A rede social é um local privilegiado para marcas se posicionarem perante seu público e entre os benefícios da inserção do Instagram em suas estratégias, estão pontos como:

  • A possibilidade de promover seus produtos
  • Conectar-se com seus clientes
  • Apresentar sua marca para novas pessoas

Todo mundo está fazendo isso, mas a questão é: como fazer marketing no Instagram da maneira correta e obter sucesso em seu negócio?

Este é o objetivo deste artigo, apresentar algumas estratégias de como fazer marketing no Instagram de maneira profissional e colher resultados extremamente positivos.

10 dicas de como fazer marketing no Instagram e ter sucesso de vendas

#1 Mude para um perfil de negócios do Instagram

O primeiro passo para entender como fazer marketing no Instagram é se certificar que sua conta é uma conta comercial.

Como fazer marketing no instagram Fonte: Site Camila Porto

Aqui estão alguns dos benefícios óbvios de fazer a mudança para um perfil de negócios:

  • Os usuários poderão visitar seu site e clicar no botão de contato para se relacionar com você
  • Sua marca terá acesso às ferramentas de análise do Instagram. Por meio dos insights é possível ver estatísticas, como impressões e alcance de seu conteúdo.
  • Você pode facilmente criar e publicar anúncios no Instagram Ads

Fazer a mudança parece um passo simples, mas apresentará um mundo diferente para a sua estratégia de marketing.

#2 Gere leads no Instagram

Existem quatro etapas básicas para o processo de geração de leads qualificados e elas são as mesmas no Instagram:

    • Atraia pessoas para sua empresa com uma oferta: pode ser uma oferta exclusiva do Instagram (#instagramexclusive), um concurso, desconto ou uma promoção.
    • Converta seus seguidores do Instagram em clientes em potencial: Use um incentivo, como um desconto ou a chance de ganhar um prêmio, para motivar as pessoas a compartilhar seu endereço de e-mail com você. Crie uma landing page e encaminhe os usuários para ela.
    • Realize a nutrição dos leads: Assim que alguém entrar em seu concurso e compartilhar seu e-mail em troca da chance de ganhar seu prêmio ou de ter acesso a um desconto, envie um e-mail para confirmar sua inscrição e incluir uma oferta ainda mais especial.
    • Feche a venda

#3 Associe-se a digital influencers

Se você deseja alcançar seus clientes em potencial no Instagram, considere alavancar seus números utilizando, em sua estratégia, os influenciadores digitais.

Eles já realizaram o árduo trabalho de criar um público-alvo e possuem bons números de seguidores e de engajamento digital em seus perfis. Você pode se aproveitar disso.

Com mais e mais pessoas comprando produtos e serviços com base no conteúdo do feed do Instagram, faz sentido associar-se aos influenciadores certos para colocar sua marca junto à rotina deles.

Os influenciadores do Instagram são usuários avançados que têm uma base de seguidores grande e leal que confia em suas recomendações. No entanto, para fazer com que sua campanha de marketing de influência seja bem-sucedida é importante que você opte por fazer parceria apenas com os influenciadores que tenham uma alta relevância para a sua persona.

Dependendo do seu nicho de atuação, o trabalho com os digital influencers trazem retornos a curto prazo, mas você deve se concentrar realmente é em construir uma estratégia de marketing de longo prazo com a ajuda de influenciadores em seu nicho. Seu objetivo deve ser construir um forte conhecimento da marca com um público que provavelmente fará negócios com você.

#4 Utilize o Instagram Ads

De acordo com a eMarketer, as empresas que usam os anúncios patrocinados no Instagram estão em ascensão e o número de anunciantes está ultrapassando outras plataformas populares.

Isso apenas mostra que a publicidade do Instagram está aqui para ficar. Por isso você deve tentar aproveitar esse movimento para alcançar seu público-alvo.

Além do fato do Instagram ter uma base de 700 milhões de usuários, aqui estão alguns motivos mais fortes para você pensar em investir em anúncios pagos na rede social.

  • Já que o Instagram e o Facebook estão conectados, você pode usar sua experiência de publicidade no Facebook para atingir melhor seu público no Instagram.
  • Os anúncios são envolventes e não intrusivos, o que pode ajudá-lo a obter uma melhor taxa de conversão.
  • Aproveite a liberdade criativa de usar imagens e vídeos ao promover seu produto ou serviço.
  • Os anúncios não passam despercebidos, pois, ocupam toda a tela do smartphone, assim como uma postagem comum.
  • Invista na capacidade de realizar testes A/B no criativo do seu anúncio a partir da plataforma, usando o editor de anúncios e aumente as chances de obter um melhor retorno do investimento.

Leia também: “Aprenda como calcular o ROI de um investimento e monitorar seus resultados”.

#5 Tenha uma estratégia de conteúdo consolidada

Uma sólida estratégia de conteúdo é crucial no processo de como fazer marketing no Instagram. Sem a produção de um conteúdo relevante, você terá dificuldade em atrair a atenção de seu público-alvo. Saber de antemão que tipo de conteúdo você publicará lhe dará a direção necessária.

Se você quiser aumentar a conscientização sobre seus produtos, estará inclinado a postar mais fotos e vídeos que sejam “centrados no produto”. Se não for sobre o produto, você pode mostrar a cultura da empresa e dar às suas postagens uma aparência de bastidores.

Dependendo do que você deseja alcançar com sua empresa no Instagram, você pode até mesmo se concentrar em ter uma mistura de conteúdo criado internamente e gerado pelo usuário.

Seja regularmente ativo

Independente do objetivo que você tem com o marketing no Instagram é importante que você adicione suas atividades na plataforma à sua rotina diária.

Muitos profissionais de marketing podem argumentar que você não precisa postar no seu Instagram todos os dias. O que é absolutamente bom. No entanto, você precisa permanecer ativo, não apenas publicando conteúdo, como também:

  • Interagindo com o conteúdo do seu feed
  • Seguindo outros especialistas relevantes
  • Comentando fotos e vídeos

Por estar ativo regularmente, você aumenta as chances de ter seu perfil percebido pelas pessoas certas. Isso, ao primeiro olhar, pode não fazer uma grande diferença, mas, a longo prazo, você descobrirá que sua atividade consistente contribuiu positivamente para o seu crescimento no Instagram.

Vá além das fotos do produto

Embora não haja nada de errado em postar fotos sobre o seu produto, você deve colocar um limite para hospedar conteúdo relacionado ao produto em sua conta do Instagram. Seu Instagram tem que parecer natural.

Independentemente do tipo de empresa, seu perfil do Instagram deve ter fotos que reflitam as crenças e ideologias de sua empresa. O conteúdo do seu post pode ajudar seus seguidores a entender sua visão e o que você procura alcançar ou dar a eles.

Postar fotos com pessoas reais

Quando você está trabalhando em uma empresa orientada a produtos, você tem a oportunidade de mostrar seus produtos interagindo com pessoas reais. Por exemplo, se você vende bolsas, você pode usar fotos de mulheres usando seus produtos.

As pessoas no Instagram são atraídas por fotografias que parecem naturais e orgânicas. Envolvendo pessoas em suas fotos, você faz seu produto parecer mais autêntico.

Você não precisa ter acesso a modelos profissionais para tirar essas fotos. Você pode mostrar pessoas comuns usando seus produtos e isso é ainda melhor!

#6 Use hashtags estrategicamente

Todo profissional de marketing de mídia social sabe o valor das hashtags e o papel que elas desempenham, no Instagram. Mas a chave para encontrar sucesso é usá-las estrategicamente. Dessa forma, você poderá:

  • Atrair mais pessoas para ver seu conteúdo
  • Conectar outros usuários à sua marca
  • Melhorar o alcance geral da postagem

Existem dois tipos principais de hashtags do Instagram e você precisa se concentrar para tirar o máximo proveito delas:

  • Hashtags específicas da marca ou campanha: Você cria essas hashtags para promover seu negócio no Instagram. Uma hashtag de marca é geralmente o nome ou slogan da sua empresa. De qualquer maneira, certifique-se de que suas hashtags sejam únicas, cativantes e fáceis de lembrar.
  • Hashtags de conteúdo: essas hashtags são usadas dentro do seu conteúdo, pois, são relevantes para ele. Elas podem ajudar seu conteúdo a ser encontrado por seu público-alvo. Essas hashtags podem parecer simples, mas são essenciais para que mais e mais pessoas possam descobrir seu negócio. Por exemplo, se você tem um restaurante, pode ser interessante usar #instafood em suas postagens.

#7 Realize sorteios no Instagram

Se você está aprendendo a como fazer marketing no Instagram deve colocar os sorteios entre suas estratégias mais valiosas.

O Instagram pode funcionar muito bem como um canal de marketing para o seu negócio, mas é necessário que você se envolva com seu público-alvo de maneira significativa. Uma maneira simples, e comprovada, de fazer isso é executar um concurso ou sortear um brinde no Instagram.

Quando feito corretamente o concurso no Instagram pode ser extremamente benéfico. Você pode não apenas aumentar seus seguidores, mas também dar ao seu produto ou marca a exposição necessária.

Separamos 3 tipos populares de concurso que você pode executar no Instagram.

Concursos de “likes”

Esses concursos exigem que os usuários simplesmente gostem de sua foto para se qualificar para a competição e ter a chance de ganhar.

Como o usuário não precisa fazer muito para participar do concurso, isso ajuda a aumentar o envolvimento e a obter uma resposta melhor dos usuários.

Concursos de Comentários

Este concurso é semelhante ao concurso de “likes”. A única diferença é que as pessoas precisam comentar em uma foto ou vídeo para participar.

Esse tipo de concurso funciona muito bem quando você está procurando algum feedback segmentado e, ao mesmo tempo, deseja aumentar o envolvimento em sua postagem.

Concursos de fotografia

Os usuários interessados ​​têm que postar um certo tipo de foto em sua conta pessoal do Instagram e usar uma hashtag que você designar. Agora, o motivo pelo qual esse concurso funciona tão bem é porque ele ajuda você a obter mais exposição por meio de sua hashtag.

#8 Utilize o stories do Instagram

Não tem como falar em marketing no Instagram sem falar dos stories.

Compartilhar conteúdo autêntico no Instagram é importante se você quiser que as pessoas tomem conhecimento de você.

As histórias do Instagram são uma ótima maneira de manter seus seguidores envolvidos e dar a eles um ótimo conteúdo. Anteriormente, o Instagram era apenas sobre postar fotografias. Agora, tornou-se mais interativo.

Mas a questão é: por que você gostaria de se esforçar para criar conteúdo quando ele desaparece em 24 horas? A resposta é simples: incentiva as pessoas a compartilhar mais do seu conteúdo com outros usuários. É uma maneira simples de fazer com que mais pessoas notem sua marca.

Quando comparadas às fotos do Instagram, as histórias do Instagram são mais fáceis de criar. Tudo que você precisa é uma boa ideia!

#9  Acompanhe as métricas corretas

Conhecer seu desempenho no Instagram é o primeiro passo para aprimorá-lo. Quando você sabe o que está fazendo e tem resultados mensuráveis, instantaneamente você tem mais clareza e eficiência.

Entretanto, é importante que você acompanhe as métricas certas para aproveitar ao máximo seus esforços. Separamos algumas métricas importantes:

1. Taxa de Crescimento do número de seguidores

O número de seguidores que você tem pode ser considerado uma métrica de vaidade. No entanto, a taxa de crescimento não é. Ao ficar de olho na taxa de crescimento de seus seguidores, você verá como o conteúdo ou a frequência das postagens estão fazendo a diferença.

2. Taxa de Engajamento

Medir o engajamento inclui curtidas e comentários. Isso lhe dará uma ideia melhor de como você deve mudar as coisas e quais passos tomar. Você deve descobrir a porcentagem média de engajamento, seus seguidores totais e o valor por postagem, para obter um entendimento mais claro de seus resultados.

3. Taxa de cliques na URL

O rastreamento de clickthrough de URL no Instagram é limitado ao link em sua biografia. Saber quantas pessoas estão clicando em seu URL e, possivelmente, convertendo é crucial.

O monitoramento das métricas acima, ajudará você a comercializar sua empresa com mais eficiência no Instagram.

#10 Use o Instagram Shopping

Se você é usuário do Instagram já deve ter visto postagens com uma tag que apresenta o nome e o preço de um produto que está sendo divulgado na imagem.

O Instagram Shopping ainda é uma novidade, mas foi imediatamente abraçado por marcas de todos os tamanhos e variados setores.

Ao configurar uma loja em sua conta do Instagram, você tem a possibilidade de:

  • Aumentar suas vendas
  • Melhorar o relacionamento com clientes
  • Criar uma experiência de usuário melhor

E aí, gostou das nossas dicas de como fazer marketing no Instagram? Então entre em contato com a nossa equipe e saiba como a LAHAR pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores em todas as plataformas  digitais.

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Sumário.

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