Uma das etapas mais importantes na construção de um planejamento estratégico de marketing digital é a busca por referências. Pensando nisso, escrevemos este artigo com 5 exemplos de marketing digital, de grandes empresas, que tiveram campanhas de sucesso.
Você vai ver como um conteúdo relevante, bem estruturado e planejado, pode render ótimos resultados de branding e performance para sua marca. Por mais que algumas ações não sejam viáveis para o tamanho da sua empresa, você pode tirar alguma ideia delas ou mesmo descobrir formas próprias de impactar o seu público usando os exemplos de marketing digital que você verá aqui.
Segue com a gente e confira os exemplos de marketing digital que se tornaram cases de sucesso de grandes marcas como Airbnb, Heineken, Domino’s, Mastercard e Disney.
5 exemplos de marketing digital: campanhas inesquecíveis
1. Airbnb
As grandes marcas estão cada vez mais envolvidas em questões sociais e suas campanhas estão entre os exemplos de marketing digital mais impactantes e que geram maior engajamento digital com usuários das redes sociais.
Um exemplo bem legal disso é a campanha #weaccept da Airbnb.
A campanha foi lançada logo após a proibição do presidente americano Trump em relação a entrada de refugiados e imigrantes de países muçulmanos nos Estados Unidos.
No início do ano de 2017 muito se discutiu sobre os refugiados. Neste cenário, com a discussão em alta a Airbnb tomou uma posição contra o presidente Trump, com uma propaganda de alto impacto.
Campanha essa que não foi veiculada em qualquer lugar não! Foi veiculada em vídeo durante o Super Bowl, a final do futebol americano que é conhecida por ter o custo de publicidade mais alto do mundo para um comercial de 30s. Tudo isso vinculado à suas mídias sociais divulgando a hashtag #weaccept, gerando um grande engajamento.
Com isso a marca reforça seu posicionamento global contra barreiras e ainda incentiva a discussão saudável sobre um assunto tão delicado e que constantemente volta a tona.
2. Heineken
A Heineken é famosa por suas campanhas que constantemente se tornam virais. Em 2018 ela veiculou um curta no Facebook, que em pouco tempo somou mais de 130 mil compartilhamentos e mais de 325 mil interações. Isso sem contar as milhões de visualizações que se seguiram.
A campanha buscava reunir pessoas com pontos de vistas bem diferentes. Reunindo, por exemplo, um homem de direita com uma mulher de esquerda, um conservador com uma transexual e outros opostos.
As pessoas realizavam uma tarefa juntos, respondiam algumas perguntas e respostas, realizavam mais uma tarefa e aí então eram confrontados com suas próprias ideias. Aí então, com suas ideias individuais expostas, eram convidados a tomar uma cerveja um com o outro e discutir suas diferenças, ou então sair.
Juntamente com o vídeo a marca também divulgou sua hashtag #OpenYourWorld, que rapidamente atingiu números impressionantes e extremamente positivos.
Um vídeo viral que construiu uma imagem muito positiva para marca, ao mesmo tempo que despertou emoções em seus clientes. Tudo isso sem deixar de incluir o seu produto no processo.
Esse tipo de conteúdo faz as pessoas refletirem e dizerem umas para as outras: “você viu o novo comercial da Heineken?”.
3. Domino’s
A famosa pizzaria americana Domino’s, fez uma campanha que foi inclusive manchete em grandes portais americanos.
A campanha “Domino’s Anyware” tinha o objetivo de tornar o ato de pedir uma pizza a coisa mais fácil que alguém poderia fazer. Para isso bastava que ela tivesse qualquer equipamento de tecnologia.
Para isso a Domino’s permitiu pedidos pelo Twitter, Facebook, Slack e tudo quanto é meio de forma que a experiência se tornasse simples para seus clientes, facilitando as vendas e ampliando a popularidade da marca nas redes sociais.
A Domino’s mostrou como uma campanha de marketing digital é mais do que apenas marketing de conteúdo, e-mail marketing e publicidade paga. Além de mostrar que a imagem de uma marca é muito mais do que apenas aquela imagem que você transmite em um anúncio.
Considerar os canais de comunicação que sua empresa usa com seus produtos, além de um aspecto estratégico do marketing digital, pode dizer muito sobre sua empresa.
4. Mastercard
A gigante dos cartões de crédito é uma grande patrocinadora da MLB (Liga de Baseball americana), e realizou uma grande ação com o time do Chicago Cubs, aproveitando-se do fato do time estar presente na World Series pela primeira vez em 71 anos!
Sua campanha se apoia em seu posicionamento de marketing com a já famosa frase: “não tem preço” e une ela a uma “deixa” que um jogador do time rival deu, dizendo que os fãs do Cubs não tinham paixão pelo time. A partir daí a campanha se intitulou “Sound of Priceless”, ou em livre tradução, som que não tem preço.
Para a campanha a Mastercard colocou medidores de som em torno do estádio Wrigley Field, para medir o barulho dos fãs do Cubs e mostrar como eles são sim apaixonados pelo time.
Com isso eles conseguiram causar um impacto enorme, conectando os fãs do Cubs e trazendo a conversa sobre o feito em todas as redes sociais.
E para fechar com chave de ouro, os Cubs vendem a World Series e a Mastercard faz um vídeo emocionante coroando a campanha e mostrando que o marketing digital viral é um grande aliado de qualquer empresa.
5. Disney
Entre os nossos exemplos de marketing digital não podia faltar a Disney, não é mesmo?! A dona do Mickey utilizou uma de suas principais marcas para criar uma campanha de marketing que foi sucesso imediato.
Utilizando a principal marca de seu personagem principal, as orelhas do Mickey Mouse, a Disney divulgou um vídeo pedindo aos seus seguidores que postassem uma foto usando suas orelhas juntamente com a hashtag #ShareYourEars.
A cada foto que fosse publicada com a hashtag a Disney iria doar 5 dólares para fundação Make-a-Wish.
O sucesso foi tanto que o limite de 1 milhão de dólares, definido pela Disney, foi alcançado rapidamente. Com isso a Disney decidiu então dobrar o valor original e chegar a 2 milhões de dólares em doação.
A campanha #ShareYourEars utilizou o marketing nas redes sociais como seu principal motor para divulgação e atingiu com maestria seu objetivo de ajudar diversas crianças e ainda mostrar como uma campanha de marketing digital pode conseguir agregar conteúdo gerado pelo usuário.
Pessoas de todos os lugares do mundo puderam participar, mostrou toda a força que a Disney tem e agregando valores essenciais a marca.
Inspirado?
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