Negócios e Gestão

Exemplos de chatbot: 6 empresas que usam a tecnologia [melhores cases]

Se você já entendeu o que é chatbot e está ciente da importância e das vantagens de investir nesse modelo de comunicação com seu público, é hora de conhecer alguns exemplos de chatbot, que vão te inspirar a criar um canal para seu próprio negócio.

Se você ainda está em dúvida sobre esse conceito, indicamos que assista ao vídeo abaixo, antes de continuar. Entender a dinâmica entre bots, empresas e público vai te ajudar na compreensão geral da questão.

Exemplos de chatbot: 6 empresas, modelos e seus objetivos

1. Disney

Vamos começar com uma das empresas mais amadas do mundo: a Disney!

Durante a campanha de divulgação do filme Zootopia, a Disney lançou um chatbot especialmente criado para o longa, no qual os usuários poderiam interagir com a personagem principal, a coelha e detetive Judy Hopps.

A ideia central o bot era que os usuários ajudassem a coelhinha a desvendar casos policiais, que não estavam apenas relacionados ao filme.

exemplos de chatbot

O resultado, como você vê de imaginar, foram milhões de mensagens trocadas e uma média impressionante de 10 minutos de interação por usuário com o bot.

Em tempos de mensagens rápidas e anúncios com 20% de texto, 10 minutos de interação com uma marca é um verdadeiro sonho!

Um outro exemplo de chatbot para engajamento que fez muito sucesso em 2017 e voltou a ser usado em 2019, foi o bot do Rock in Rio. O Roque, nome do personagem do bot,  tinha o objetivo de enviar informações e oferecer serviços ao público do evento e também para quem estava acompanhando o evento de casa. Em 2017, foram quase 80 mil usuários interagindo com o sistema.

É claro que estamos falando da Disney e do Rock in Rio, entretanto, os exemplos de chatbots que continuaremos apresentando aqui, e tantos outros que você encontra em funcionamento, tem bons resultados de engajamento.

2. Uber

A Uber, que ficou mundialmente conhecida por seu aplicativo próprio, também se rendeu à onda dos chatbots e criou um canal dentro do Facebook Messenger que possibilita que os usuários solicitem uma corrida dentro do bot, sem precisar acessar o app.

Motoristas e usuários se conectam e o restante acontece da mesma forma que no aplicativo.

A solução foi pensada para ajudar usuários em situações como telefone sem bateria, afinal é possível chamar o motorista pelo computador.

Caso um amigo te envie o endereço pelo Messenger basta clicar nele e solicitar uma corrida.

De maneira simples a Uber ampliou a satisfação do cliente, oferecendo mais um canal de contato e propondo uma solução para situações em que o usuário não poderia abrir o app, por exemplo. Tudo isso fez com que esse bot entrasse para a lista de exemplos de chatbot mais amados do mundo!

exemplos de chatbot

3. Vivo

Se tem uma coisa que ninguém gosta de fazer é ligar para a operadora de telefone e internet mobile. Elas são conhecidas por atendimentos demorados, fila de espera e demora na solução de problemas e dúvidas.

Para oferecer um atendimento mais eficaz e ampliar a satisfação de seus cliente, a Vivo apostou na criação de um chatbot que oferece serviços como:

  • pedido para incluir a conta em pagamento por débito automático;
  • solicitação de segunda via de boleto;
  • resumo do consumo do pacote de dados;
  • solicitação de suporte técnico.

Além de oferecer uma alternativa ao tedioso processo de ligação para a central de atendimento, a Vivo também desafogou suas linhas telefônicas, permitindo que os atendentes se dedicassem a chamadas mais complexas.

Esperamos que todas as demais companhias usem esse exemplo de chatbot para melhorar seu atendimento!

4. Recovery

Ligação de cobrança, tem coisa mais constrangedora do que receber um contato desse?

São tantas ligações que as pessoas que estão com problemas relacionados à falta de pagamento de alguma conta recebem, que é comum que elas simplesmente parem de atender ao telefone.

Além de desejarem evitar que quem está por perto ouça sobre seus problemas financeiros, essas pessoas também estão cansadas de ouvirem que estão deixando de arcar com seus compromissos financeiros.

Com isso, o que acontece, é que tanto o usuário com dívidas deixa de ouvir uma proposta que poderia ser interessante, como a empresa deixa de negociar e receber o valor em aberto. Por isso, a Recovery, empresa de gestão e administração de créditos em atraso, resolveu investir em chatbots.

exemplos de chatbot

Além de reduzir custos com o atendimento via call center, a Recovery já conseguiu realizar mais de 56 mil acordos com valor total de R$ 36 milhões via chatbot para WhatsApp Business, se tornando um dos principais exemplos de chatbot para a área financeira.

5. Casas Bahia

Desde 2017, a Casas Bahia vem investindo em seu chatbot: o Bahianinho.

Com objetivo de gerar engajamento e ser mais um canal de vendas, o bot permite que o cliente solicite receber avisos de ofertas e promoções de determinadas categorias ou de seus produtos favoritos.

Especialmente construído para atender clientes em datas como Natal e Black Friday,  mais de 150 mil pessoas já interagiram com ele.

Em 2018, o bot trocou cerca de 40 milhões de mensagens em uma ÚNICA semana, durante a semana do “Quer pagar quanto?”.

Com o foco em vendas, o bot conseguiu aumentar em 25% o número de vendas feitas em sua plataforma online, o que o tornou um dos grandes exemplos de chatbot para empresas.

Leia também:  Conheça 7 vantagens do uso de chatbot para E-commerce

6. Itaú

Se o objetivo da sua marca é estreitar o relacionamento com seus clientes, este exemplo de chatbot vai cair como uma luva em sua estratégia. O Itaú criou um bot para ser um assistente virtual e consultor financeiro dos clientes do banco.

O chatbot no Facebook Messenger, também conhecido como Alor, oferece dicas de investimentos e economia. Ou seja, conteúdo relevante, de maneira simples e rápida. Sem ligações e sem ter que ir a uma agência do banco.

O Itaú aproveita as informações das conversas para oferecer soluções personalizadas a seus clientes, o que estimula a realização de negócios.

Automação no atendimento, marketing e vendas

As ferramentas de automação de marketing, vendas e atendimento não são mais uma tendência, mas sim a realidade – e o presente – de empresas que estão buscando otimizar seus serviços, o relacionamento com o cliente e seus custos.

Por isso, aprender como criar um chatbot e adotar softwares de automação de marketing é uma necessidade para empresas modernas se manterem competitivas e no topo da preferência de seus clientes.

Ramper é a única plataforma completa de marketing e vendas B2B. Descubra como a prospecção digital, a automação de marketing e a gestão de vendas B2B podem ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores no mundo digital.

Sumário.

Recomendados para você

Inteligência Artificial (IA) tem se tornado cada vez mais essencial para os negócios, e as agências de marketing não estão imunes a essa tendência. Por isso, vamos explorar como as agências podem aplicar IA em campanhas para melhorar a eficiência e os resultados. Neste artigo, vamos compartilhar dicas valiosas da Ramper e da Copybase, duas […]

Apesar da metodologia outbound ser antiga (e feita muitas vezes da maneira errada), o cenário atual do mercado exige inovação e formas diferentes para a geração de leads – uma das principais dores de qualquer negócio. As agências de publicidade estão se rendendo cada vez mais ao modelo híbrido: a aliança entre inbound e outbound […]

Resenha da palestra “Como engajar time de vendas com gamificação” no Ramp Up Tour São Paulo 2018 do Alex Mariano, da Zoho. A implantação de um CRM na área de vendas pode gerar duas situações: o uso religioso ou a falta de engajamento do time quanto a plataforma, tornando todo o processo mais difícil. Essa […]

Artigo escrito por Carlos Moura | Diretor da Superlógica Se você trabalha com assinaturas e pagamentos recorrentes, sabe bem o enorme desafio que é gerir sua empresa e lidar com as particularidades típicas da economia de recorrência. São inúmeras tarefas trabalhosas e operacionais que acabam comprometendo um bom tempo seu e de sua equipe para […]

“A realização resulta de empenhar todo o seu ser. Você trata o trabalho como se fosse algo completamente separado de sua vida pessoal? Ou sua vida pessoal está interferindo no trabalho? Combine-os para se beneficiar ao máximo dos dois. O trabalho pode melhorar a vida pessoal e a vida pessoal pode melhorar o trabalho.” Atualmente […]

Uma das maiores dificuldades de uma empresa está na captação. Por isso, é imprescindível ficar de olho no Custo de Aquisição de Clientes (CAC), uma métrica que mostra o quando se está investindo no esforço de fechar negócio. Então, para te ajudar a entender melhor esses números e como melhorar a performance, na sequência você […]