Marketing

3 exemplos concretos de estratégia de vendas pela internet

Começar qualquer estratégia de vendas pela internet sem analisar se ela é realmente adequada e atende aos seus objetivos de negócio é o primeiro passo para não ter sucesso.

De acordo com um estudo encomendado pelo Google, as vendas na internet no Brasil vão dobrar até 2021. A previsão é de um ritmo de crescimento de 12,4% ao ano, chegando a quase R$ 85 bilhões em vendas. 

Com tanto terreno fértil para ser cultivado, a estratégia de vendas é que vai guiar onde você deve plantar suas melhores sementes. 

Mas como dissemos no parágrafo de abertura, cada tipo de negócio precisa pensar qual estratégia de vendas pela internet é eficaz no seu ramo para ter sucesso.

Comprar um tênis, um carro novo ou fazer a assinatura de um software SaaS são decisões de compra diferentes e que tem estratégias de persuasão diferentes também, concorda?

Então como as empresas podem criar uma estratégia de vendas pela internet adequada ao comportamento do seu público-alvo? Continue lendo e se inspire em três exemplos.

Estratégia de vendas pela internet: exemplos por segmento

1. Estratégias de vendas pela internet para produtos comuns

Internet e alta concorrência são praticamente sinônimos. Para cada nicho de venda de produtos existem milhares de opções de lojas virtuais. Aqui vamos pegar o exemplo de um e-commerce de camisetas. 

Você montou um site com layout bonito, tem uma tabela de preços pareada com o mercado, incluiu boas opções de pagamento digital, possui um volume satisfatório de visitas orgânicas, mas também investe em publicidade no Google Adwords e no Facebook. 

O problema? Mesmo com todos esses esforços, as vendas não engatam. Aí você se questiona:

  • Qual é o segredo das lojas virtuais que tem sucesso? 
  • Porque as vendas do seu site não decolam? 
  • Será que seus produtos despertam paixão nas pessoas? 
  • A experiência no site consegue criar o desejo de compra?

Ou seja, você precisa descobrir o diferencial do seu produto

A Chicorei é um e-commerce inspirador para criar uma estratégia de vendas pela internet. De 2008 até hoje, foram mais de 300 mil clientes que vestiram, literalmente, as camisas da empresa. 

O carro chefe das vendas é o site oficial que reúne, além do e-commerce, vários conteúdos que constroem o universo da Chico Rei. 

A evolução no desenvolvimento das camisas passou pelo investimento em designers capacitados, pela criação de estampas diferenciadas e atuais, pela reformulação das modelagens das camisas e pela qualidade e variedade dos tecidos. 

Outra estratégia usada foi a criação de coleções especiais com influenciadores digitais

Além de saber seu diferencial e de um planejamento bem elaborado, é importante que nenhum elemento do site gere uma experiência de usuário ruim. Então, você deve ficar atento aos seguintes pontos:

  • Cheque a velocidade de carregamento do seu site; 
  • Utilize meios de pagamento confiáveis, conhecidos e que, de preferência, não tirem o cliente do seu site;
  • Insira os elementos de confiança como o HTTPS e outros;
  • Crie um design profissional para sua loja virtual, pois a identidade visual, o copywriting e a navegação devem ser amigáveis. Do contrário, os visitantes vão abandonar sua página rapidamente;
  • Use técnicas de CRO na sua loja virtual para aumentar a taxa de conversão. 

2. Estratégias de vendas pela internet para ticket médio alto

Vender produtos de custo alto na internet é outro desafio. A empresa Descubraomundo (agência de intercâmbio online) encara esse mercado e precisa de ações diferenciadas. 

Mas então quais são as estratégias de vendas pela internet para negócios que vendem produtos ou serviços com ticket médio alto?

Assim como comprar um carro — que independente do modelo, será um investimento caro —, o pulo do gato é despertar o desejo da pessoa para incentivar a compra. 

No exemplo da Descubraomundo, o desejo vai depender da Persona:

  • Para pessoas que querem aprender inglês para o trabalho, o desejo é alavancar a carreira, aumentar a renda, ter mais responsabilidades, melhorar seu CV;
  • Para estudantes, o desejo é ter novas experiências, descobrir o mundo, se conhecer melhor, etc.

Quando um site tem vários públicos-alvos, uma estratégia de vendas pela internet é criar landing pages específicas com a comunicação voltada para cada persona.

Todos os elementos da landing page tem que conversar de forma lógica com a persona, apresentando os produtos mais adequados para ela.

No caso do aprendizagem de inglês para o trabalho, existem destinos específicos como Estados Unidos e Canadá, por exemplo, que são destinos com mais oportunidades de trabalho e desenvolvimento de negócios. Já os estudantes gostam de ir para Malta, pelo caráter de diversão e praia.

Para convencer um lead a fazer o investimento em vendas complexas é fundamental ter uma estratégia de Inbound Marketing forte na nutrição dos leads.

Como é um gasto alto, você não vai convencer de cara um potencial cliente por mais decidido que ele esteja. É preciso criar confiança, credibilidade e mostrar seu diferencial.

Para isso, crie um funil de vendas coerente com fluxos de nutrição que tenham uma sequência lógica de e-mails para cada etapa.

O contato constante com a sua empresa vai ajudar na fixação da marca na cabeça do cliente e mostrar seus diferenciais e a credibilidade do serviço oferecido. 

3. Estratégias de vendas para software SaaS

Os serviços SaaS (Software como Serviço) são vendidos sem qualquer interferência humana, na maioria das vezes. Tudo acontece online: da descoberta até a assinatura. 

Portanto, a confiança e a segurança na solução são fatores 100% relevantes para a decisão de compra positiva de um lead. Algumas formas de despertá-las são:

  • Elaborar cases de sucesso de outros clientes e colocá-los no site;
  • Destacar depoimentos em páginas estratégicas como a de ‘Planos’, por exemplo;
  • Colocar fotos das pessoas da equipe e dos clientes;
  • Destacar números dos resultados obtidos;
  • Colocar links para matérias da imprensa sobre o serviço.

Na internet, é mais fácil e rápido comparar as soluções e as vantagens dos softwares SaaS. Então além de oferecer um produto bem estruturado e sem erros, é importante mostrar seus resultados na prática. 

Um cadastro para teste, por exemplo, precisa ser objetivo e com poucos campos como e-mail e senha. Além disso, também é importante investir em estratégia de SEO + cadastro de leads + newsletters com conteúdos relevantes. Criar ferramentas gratuitas também é interessante.

Tudo isso vai ajudar muito sua marca a ficar no top of mind do prospect na hora dele tomar a decisão de compra.

Um exemplo interessante da estratégia de disponibilizar ferramentas gratuitas é o da We do Logos. 

A empresa desenvolveu um site chamado Guru PME no qual disponibiliza uma série de ferramentas que facilitam várias tarefas de pequenos e médios empreendedores como, por exemplo, um “Gerador de Nome de Empresa”. Uma sacada interessante para se manter relevante na cabeça do público-alvo.

Gostou dos exemplos de estratégia de vendas pela internet? Deixe seu comentário abaixo contando o que você pretende fazer para crescer seu negócio neste ano. 

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Sumário.

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