Marketing

Email marketing vale a pena em 2020? As razões para investir

Considerando que o email marketing oferece um ROI médio de mais de US$ 40 para cada US$ 1 gasto, podemos considerar que email marketing vale a pena, concorda?

Você leu bem, a cada dólar investido na estratégia $ 40 voltam em forma de retorno sobre investimento para sua empresa.

Esse número coloca o e-mail marketing como uma das principais estratégias de marketing digital do mercado.

 Ficou empolgado?

Mas, calma!

Para ter um resultado como este e fazer o e-mail marketing valer a pena é preciso criar uma estratégia consolidada para essa ferramenta.

Email marketing vale a pena? Os benefícios atuais de investir na estratégia

Investir em email marketing vale a pena? SIM!

Algumas pessoas não acreditam nessa afirmação e isso acontece porque elas ainda tem em mente a ideia de um e-mail frio, com anúncio de um produto, lotando a caixa de entrada de um contato e sendo enviado direto para a lixeira.

A transformação digital aconteceu e junto com ela mudaram as formas de trabalhar as estratégias de marketing.

Os softwares de automação de marketing transformaram o e-mail em um dos principais canais de nutrição de leads existentes.

Por meio de funcionalidades altamente inteligentes, essas ferramentas permitiram que a comunicação por e-mail marketing se tornasse:

  • personalizada;
  • exclusiva;
  • valiosa;
  • contínua.

Algumas funcionalidades tornaram isso possível, entre elas:

  • segmentação de leads;
  • fluxo de nutrição;
  • lead scoring (pountuação de leads);
  • lead tracking;
  • automação de marketing e mais.

Todas essas funções agindo em conjunto permitiram que o e-mail marketing se tornasse um conteúdo interessante e valioso para o lead, que passou a:

  • se interessar pelo assunto do e-mail;
  • clicar nos CTAs do conteúdo;
  • converter nas ofertas propostas.

Como consequência as empresas puderam sentir aumento da taxa de conversão, significativo.

Foi assim que o e-mail marketing alcançou o status de maior ROI do marketing digital.

Muita estratégia e apoio de tecnologia.

Estratégia de email marketing: como acertar?

Agora que concordamos que email marketing vale a pena, e já apresentamos o software de automação, vamos seguir nosso guia com algumas dicas de como melhorar a estratégia de e-mail marketing da sua empresa.

São 4 passos simples que vão fazer toda a diferença na hora de analisar suas métricas de marketing digital. Confira!

1. Crie uma boa estratégia de captação de leads

Tudo começa com a capacidade que sua empresa tem de captar leads.

Crie canais de conversão como formulários, landing pages e pop-ups de saída para gerar uma base de leads mais robusta.

O marketing de conteúdo pode te ajudar. Você pode criar, por exemplo, uma landing page que ofereça um ebook exclusivo em troca das informações de contato do usuário.

Webinars, infográficos e whitepapers também são boas ofertas de valor que geram leads!

Para se aprofundar nessa questão, indicamos a leitura do artigo; “O que são leads? 5 dúvidas mais comuns sobre captação de leads“.

2. Segmente os conteúdos para cada persona

O e-mail marketing vale a pena quando você sabe o que enviar e para quem enviar.

Isso quer dizer que antes de começar qualquer estratégia de marketing você precisa ter as personas do seu negócio bem definidas.

Além das personas é importante conhecer as etapas do funil de vendas e entender quais as principais questões debatidas por seus potenciais clientes em cada fase da jornada do consumidor.

Email marketing vale a pena

Pronto. Com isso em mãos você pode começas a delinear sua ações de e-mail marketing.

Esse é o primeiro passo para você criar mensagens personalizadas para seus leads.

Os clientes desejam conteúdo relevante e personalizado, que atenda aos seus interesses e problemas pessoais.

Por isso concentre-se em:

  • criar um bom assunto de e-mail que considere as necessidades, desejos e problemas do grupo de leads que irá receber o material. Isso fará com que o lead abra o e-mail;
  • desenvolver uma boa oferta de valor no interior do e-mail para que o lead se interesse em ler e clicar no CTA oferecido;
  •  oferecer uma página de destino com uma boa experiência de uso ao cliente.

78% dos consumidores dizem que o conteúdo pessoal relevante aumenta sua intenção de compra.

Parece muito complexo agora, mas com uma ferramenta de automação sua equipe será capaz de:

  • segmentar a lista de e-mail com base no interesses do cliente;
  • criar um fluxo de automação de acordo com o engajamento do cliente.

3. Atenção a construção do e-mail

Menos é mais! Essa afirmação também é verdadeira para a construção do “corpo” do seu e-mail marketing.

Evite e-mails com muitas imagens ou vídeos. Isso pode passar a impressão de publicidade para o lead, que logo deixará seu material.

Esse ponto é particularmente importante para as empresas B2B. Gestores de empresas não querem perder tempo lendo e-mail de anúncio, por isso, prefira e-mails apenas com texto e muito personalizados!

Um e-mail de texto aparece como um convite para iniciar uma conversa.

4. Crie fluxos de automação

Um fluxo de automação de marketing organiza todo o caminho de conteúdos que serão enviados a cada lead de acordo com o comportamento de cada contato.

Em geral, cria-se um fluxo de automação para cada “fonte” de geração do lead.

Imagine que sua empresa tenha duas fontes de geração de leads:

  • uma landing page que oferece um ebook com 10 etapas da gestão financeira de pequenas empresas;
  • uma landing page com uma planilha de gestão de fluxo de caixa.

Cada uma delas terá um fluxo de automação desenhado por sua equipe. Ou seja, o lead que foi captado pela primeira landing page receberá uma sequencia de e-mails e o lead que se inscreveu pela segunda LP receberá outra sequencia de e-mails.

Além disso, as sequencias de e-mail vão variar de acordo com o comportamento do lead diante do e-mail mais recentemente enviado. Por exemplo:

  • não abriu o e-mail;
  • abrir o e-mail mas não clicou no CTA;
  • clicou no CTA mas não converteu;
  • converteu.

As empresas de automação de e-mail, como a LAHAR, oferecem aos profissionais de marketing a capacidade de automatizar o envio desses e-mails.

email marketing vale a pena

 

Como aplicar a automação de marketing no e-mail?

E ai? Está convencido de que e-mail marketing vale a pena?

Anotou nossas dicas?

Agora é hora de arregaçar as mangas!

Se você ainda tem dúvidas sobre como colocar em prática todas essas dicas, sugerimos que leia nosso artigo; Como criar campanhas de e-mail marketing do ZERO: 9 passos”.

Agora que você sabe que email marketing vale a pena é hora de conhecer a equipe da LAHAR.

Somos uma solução completa de Inbound Marketing para você gerar leads qualificados, criar ações de nutrição de marketing e aumentar os resultados de suas campanhas de marketing.

Entre em contato com a nossa equipe, crie sua conta grátis e descubra como nosso software pode ajudar em suas ações de marketing e vendas, auxiliando seu time a  desenvolver estratégias que aumentem a conversão de suas ações e estreite o seu relacionamento com seus potenciais clientes.

Sumário.

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