O Dia das Mães é tido como uma das melhores datas para vendas, e para quem pretende investir em estratégias online de marketing e vendas, o evento está se tornando ainda mais atrativo.
Para se ter uma ideia, enquanto em 2019 shoppings tiveram uma queda de 5% no faturamento de vendas no Dia das Mães, no e-commerce o faturamento na data chegou a R$ 2,2 bilhões, uma alta de 5% na comparação com o mesmo período de 2018 (R$ 2,1 bilhões).
Sendo assim, nada mais lógico do que investir em estratégias de marketing digital para alavancar suas vendas online neste evento. E nesse sentido, o email marketing é uma das melhores frentes que você pode usar, lançando campanhas exclusivas e usando-o como uma ferramenta para fidelização de clientes, relacionamento e vendas diretas nesse período.
Se sua intenção é vender mais nesta data, que tal dar uma olhada em algumas dicas e exemplos de email marketing de Dia das Mães e se inspirar para criar algo inovador e fugir das frases prontas e clichês?
Então acompanhe nosso post e boa leitura!
7 ideias de email marketing de Dia das Mães
1. Ataque com um assunto atrativo e direto
Para que seu email marketing de Dia das Mães tenha mais chances de ser aberto e clicado, a primeira coisa que você precisa fazer é começar com um assunto de email bem atrativo e direto. Afinal, seu email estará competindo com muitos outras mensagens de Dia das Mães e, por isso, precisa saltar aos olhos da sua audiência.
Como estamos falando de uma data cujo forte são as compras, colocar preços, sobretudo um teto de preços, pode ajudar o público a ter uma ideia mais clara do que ele vai encontrar na sua campanha, o que o estimulará a clicar na mensagem e melhorar suas taxas de abertura.
Um exemplo disso foi a campanha disparada pelo site de cosméticos Beleza na Web, que enviou sugestões de presentes até R$ 99. Usar a expressão “a partir de” também pode ter um efeito semelhante.
2. Dê um cupom de desconto
Quem não gosta de um cupom de desconto? Pode ter certeza que quem está procurando um bom presente para sua mãe gosta. Então, fornecer um cupom específico para produtos selecionados para as mães é uma boa ideia para incentivar seu público-alvo a comprar o presente da genitora com você.
Um exemplo foi o email mandado pela plataforma de brechó online Enjoei.com. Como costuma fazer em toda a sua comunicação, a Enjoei optou por utilizar em sua peça GIFs, um texto descontraído e promoções selecionadas por categoria.
3. Dê um presente para as clientes que são mães
Se os filhos ganharam um cupom de desconto para comprarem os presentes para as mães, elas merecem algo ainda mais especial, não é mesmo? Então, que tal dar a elas um presente? Sabemos que nem sempre é possível, mas o intuito aqui não é dar algo que seja não valioso, e sim mostrar a elas que elas foram lembradas nesta data especial.
Muitas empresas fazem isso. Por exemplo, se você for um restaurante, pode dar uma sobremesa grátis. Se for uma rede de cinemas, pode oferecer uma pipoca gratuita etc. As mães gostarão da lembrança, e você ainda pode conseguir atrair a família toda para consumir com você. Veja o exemplo da rede de restaurantes Table Table, do Reino Unido, que ofereceu uma refeição grátis para as mães:
4. Englobe a diversidade de cada mãe
Ao contrário do que diz o ditado, mãe não é tudo igual. E é essencial que você considere isso na hora de fazer sua campanha de email marketing de Dia das Mães. Afinal, nem todas as mães desejam ganhar a mesma coisa ou tem o mesmo estilo.
Assim, é importante que você pense em diferentes ofertas para os diferentes tipos de mães que seus leads e/ou clientes têm, sobretudo se você trabalhar com uma ampla gama de produtos e/ou serviços.
Um bom exemplo disso foi a campanha enviada pelo Submarino. O e-commerce, que vende produtos de vários setores, ressaltou isso em sua peça de email. O banner no topo enfatiza que “mãe não é tudo igual”, enquanto o assunto diz “Capricha no presente”.
5. Estimule o compartilhamento e a integração
Outra dica importante para o email marketing de Dia das Mães é integrá-lo a campanhas em outras mídias, como as redes sociais. É importante que você não crie peças isoladas, pois, caso sua mensagem seja atrativa, você ainda tem o potencial de gerar interatividade e levar usuários aos canais da sua marca nas redes sociais. Com isso, o potencial de conversão da campanha poderá aumentar muito.
6. Faça com que o consumidor se sinta único
Mãe é uma só, e cada uma delas ama seus filhos de uma forma única. Por isso, aproveite esse clima de singularidade e faça com que seu consumidor, seja ele filho ou mãe, se sinta único.
Por exemplo, você pode usar a data para enviar templates de email personalizados, de acordo com o perfil do seu cliente. Aproveite o dia especial para criar layouts mais ousados, que possam atrair ainda mais a atenção dos destinatários. Além disso, se puder, faça também a segmentação da campanha.
Caso você já tenha experimentado fazer isso em outros anos, analise os resultados dessa ação para entender se valeu a pena e que tipo de tática você usou para personalizar a campanha. A partir daí, você pode criar emails ainda mais otimizados e personalizados para suas diferentes personas.
7. Não se esqueça dos prazos
O Dia das Mães sempre cai no segundo domingo de maio. Então, se o objetivo é oferecer produtos e/ou serviços para que as pessoas presenteiem suas mães nesta data, você pode não pode deixar para enviar suas campanhas em cima da hora. Afinal, é fundamental que você não corra o risco de atrasar a entrega.
Por exemplo, se o usuário receber um email uma semana antes do Dia das Mães com uma oferta de presente que ele gostaria de dar à mãe, mas o prazo de entrega é de 10 dias, sua ação provavelmente estará perdida. Além de perder a conversão, você gerará frustração no usuário com a sua loja, o que pode dificultar futuras vendas.
Então vale a pena investir em email marketing de Dia das Mães?
Agora que você conhece algumas dicas de email marketing para o Dia das Mães, fica a dúvida: vale a pena investir nessa estratégia? A resposta é: sim. Em um mercado concorrido, o email marketing permite que empresas de todos os setores se comuniquem de maneira eficaz com seus clientes, ajudando a aumentar o engajamento, melhorar as vendas e a se consolidar no mercado.
E se você quiser tornar sua estratégia focada no envio de emails ainda mais eficaz, não deixe também de contratar um software de automação de marketing.
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