O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital que mais retorno trazem para empresas. Isso não é diferente quando o assunto é e-mail marketing para contabilidade.
Você pode até estar pensando “eu já investi em e-mail marketing e não funcionou” ou “fulano de tal falou que não funciona”. Realmente, algumas experiências não resultam nos resultados que era esperado, mas vamos ser realistas?
Em grande parte desses casos, o problema está na falta de criação de um plano de ação eficiente para essa estratégia.
A forma de comprar mudou, logo a forma de fazer vendas também precisa mudar. Isso inclui o jeito de se relacionar com seus clientes e prospects.
Pense em você. Como você fazia compras há 10 anos atrás? Talvez você nem se lembre!
Mas hoje, você tem a internet, pode pesquisar o tempo que precisar, investigar concorrentes, avaliar prós e contras de cada empresa e solução.
Ficou mais fácil comprar, mas mais difícil vender!
Difícil, porque hoje o consumidor está mais exigente e tem mais experiências com outras empresas.
E melhorar a experiência do usuário com a sua empresa é um dos objetivos do e-mail marketing em contabilidade.
De fato, pesquisas indicam que 59% dos profissionais de marketing B2B afirmam que e-mail é o canal mais eficaz para gerar receita.
Além disso, a estratégia possui um dos maiores ROIs do marketing digital, retornando, em média, $38 para cada $1 investido.
Então, de maneira resumida, podemos identificar o e-mail marketing como uma estratégia que irá ajudar seu escritório a:
- melhorar o relacionamento com contatos do banco de dados,
- gerar mais receita,
- aumentar o retorno sobre investimento que a sua empresa faz em marketings,
- oferecer uma melhor experiência para clientes e leads,
- se destacar da concorrência.
Para isso, entretanto, você precisará aplicar as técnicas que vamos apresentar a seguir. É um passo a passo que pode parecer complexo no início, mas que logo se mostrará mais simples e lógico.
Entretanto, é importante fazer um aviso. Se você costuma comprar bancos de e-mails, interrompa essa prática agora. Além de ser proibida por lei, ela é ineficiente e é a primeira razão de porque suas estratégias com e-mail marketing para contabilidade não estão funcionando.
Agora sim, vamos ao que fazer para criar uma estratégia eficaz de e-mail marketing para contabilidade.
Como usar o e-mail marketing para contabilidade
Para criar uma estratégia de e-mail marketing para contabilidade que seja eficaz, você vai precisar seguir 7 passos:
- Crie formas de captar leads
- Entenda a jornada de compra do seu cliente
- Crie bons assuntos de e-mail
- Ofereça conteúdo relevante
- Crie bons CTAs
- Organize fluxos de e-mails relevantes
- Use uma ferramenta de automação para otimizar o trabalho
Vamos explicar cada uma delas a seguir!
1. Crie formas de captar leads
Uma vez que você não vai mais comprar base de e-mails, vai precisar criar sua própria fonte de leads. O passo a passo é:
- invista em estratégias de atração, como marketing de conteúdo, SEO, anúncios pagos e redes sociais,
- inclua em suas mensagens de atração links para páginas com formulários,
- no caso das redes sociais é possível gerar leads pelo Facebook, por exemplo,
- nas páginas com formulários (landing pages) ofereça alguma oferta de valor, entre as mais usadas estão, ebooks, planilhas e webinars,
- em troca do conteúdo de valor, solicite que o lead preencha o formulário com campos como nome, telefone e e-mail.
O exemplo de landing page abaixo não é de uma empresa de contabilidade, mas bem que poderia ser. Esse é um formato clássico para páginas de conversão e é um bom modelo. Perceba que há:
- oferta gratuita de valor,
- formulário.
Isso basta para converter um visitante em lead, entretanto, indicamos que leia também o artigo, “Como gerar leads: 6 estratégias para ampliar seus resultados” e aproveite todas as ações que estiverem alinhadas à estratégia da sua empresa. Dessa forma, você cria um fluxo de novos leads, muito importante para o marketing digital do seu escritório de contabilidade.
2. Entenda a jornada de compra do seu cliente
Para criar uma landing page, definir a oferta de valor e seguir com a estratégia de email marketing para contabilidade você vai precisar considerar todas as etapas do funil de vendas, ou ainda melhor, da jornada do cliente.
Para se aprofundar nessa etapa, indico que acesse nosso artigo, “O funil de conversão envolve muito mais que enviar e-mails: veja como fazer um trabalho completo”. Ele é bem completo sobre o que fazer para converter clientes de topo, meio e fundo de funil.
A ideia geral por trás desses conceitos é que cada lead que chega a sua base de dados, ou cada usuário da internet que é um potencial cliente, está em uma etapa do processo de compra.
Enquanto alguns estão ativamente em busca de uma opção de escritório de contabilidade, outros ainda nem sabem que precisam de um.
É importante que você gere conteúdo para todos eles.
Fonte: LandsAgência
Saber em qual etapa o lead está no funil de conversão vai ajudar você a produzir e compartilhar conteúdos relevantes, alinhados ao momento em que o contato está.
Ao contrário, sua empresa pode perder a chance de compartilhar conteúdos comerciais com leads prontos para contratar seus serviços, ao mesmo tempo em que assusta o lead que ainda não está pronto para essa abordagem.
Uma das formas de saber em qual etapa o seu lead está é observando qual conteúdo fez ele chegar até a sua base de contatos. Esse conteúdo atrai que tipo de lead? O conteúdo responde à dúvida de clientes que estão em qual etapa da jornada do cliente?
Perceba que todo o plano de ação deve estar relacionado. Ao criar o canal de conversão de usuários em leads e selecionar a oferta que será apresentada, é preciso saber quem ela pretende atingir, para então dar continuidade à gestão de contatos.
Essa é a lógica por trás do Indbound Marketing, por isso, leia também: O que é Inbound Marketing e como aplicá-lo ao seu negócio
3. Crie bons assuntos de e-mail
O assunto do e-mail é indispensável para o sucesso da estratégia, afinal, ele é o responsável por fazer o lead abrir o material e acessar o conteúdo que há dentro dele.
São dezenas de e-mails que chegam nas caixas de entrada de todo mundo, todos os dias. Por isso, é vital criar um assunto que seja atrativo e desperte interesse e curiosidade ao lead que o recebe.
Confira alguns exemplos de títulos para e-mail marketing e inspire-se!
- Eu errei, mas agora vou consertar nossa relação. 😉 – Cria
- 10 erros que cometi ao começar um negócio (e como você pode evitá-los) – Shopify
- Desistiu dos R$300 que eu te dei? 💸 – Me Poupe
- Tudo o que você NÃO deve fazer para vender mais!
- Hoje não, Netflix! 50% de desconto para aproveitar em casa 😃 – Aprende Aí
4. Ofereça conteúdo relevante
O que tem dentro do e-mail também precisa ser muito bem pensado e construído para gerar engajamento do lead.
O objetivo é que oferecer informação relevante, contribuir para a jornada de compra e fazê-lo interagir com o material, estreitando o relacionamento com a sua empresa.
Use gatilhos mentais, entre eles, confiança e autoridade. Esses são elementos muito importantes para empresas de contabilidade.
Compartilhe conteúdos que mostre que você possui conhecimento, experiência e que pode ajudar o lead a enfrentar uma lista de problemas e dores, comuns de quem está em busca de um contador.
O importante é não focar apenas em vender a sua empresa, mas oferecer valor ao usuário, mesmo antes dele se tornar um cliente.
5. Crie bons CTAs
Como dissemos acima, um dos objetivos do e-mail marketing para contabilidade é fazer o lead engajar com o material enviado. A principal forma de fazer isso é estimular ele a clicar no CTA que deve estar presente na sua mensagem.
Esse CTA, ou call to action, é uma chamada para ação, que tem como foco fazer o lead continuar se relacionando com a empresa e com o que ela tem a falar.
O CTA deve estar alinhado ao conteúdo, à persona e a jornada de compra. Ele pode convidar o lead para conhecer um outro material, como ebook ou planilha.
Também pode estimulá-lo a agendar um bate papo com um dos especialistas do escritório para solucionar duvidas.
Crie a sua estratégia e implemente no seu plano de marketing digital para escritório de contabilidade.
6. Organize fluxos de e-mails relevantes
Mandar um e-mail hoje e outro daqui há 6 meses não vai contribuir em nada com o seu objetivo de gerar mais clientes, melhorar o relacionamento e consolidar sua marca como autoridade.
O fluxo de nutrição é uma sequência de e-mails que cada lead vai receber.
Você pode criar um fluxo de nutrição, ou seja, uma sequência de e-mails, para cada fonte de leads, ou seja, para cada canal que gerou um lead. Por exemplo, vamos imaginar que você tenha criado as seguintes landing pages:
- ebook com passo a passo com tudo o que você precisa saber para abrir sua empresa,
- guia descobrir qual regime tributário é o seu,
- como declarar imposto de renda sozinho.
Os usuários que se cadastraram em cada uma dessas landing pages tem interesses e perfis diferentes, logo, você deve criar um fluxo de automação de e-mail marketing sobre contabilidade, que inclui conteúdos voltados para cada um desses “grupos” de leads. E não a mesma sequência para todos esses públicos.
Conheça também: 4 tipos de email marketing que devem estar em sua estratégia [com exemplos]
7. Use uma ferramenta de automação para otimizar o trabalho
Deu para perceber que uma estratégia de e-mail marketing para contabilidade é um pouco mais complexa do que você vê as pessoas fazendo, correto?
Mas, acredite, o esforço vale a pena. Uma estratégia que siga esse passo a passo está no caminho certo para gerar leads e convertê-los em clientes, ou mesmo para fidelizar os clientes que já fazem parte da sua base.
Mas vamos lá, essa última dica é a cereja do bolo que vai fazer tudo o que falamos até agora realmente funcionar!
Por meio de uma ferramenta de automação de marketing seu escritório vai, facilmente:
- criar landing pages (sem a necessidade de um programador ou desenvolvedor),
- criar e enviar e-mail marketing,
- criar fluxos de nutrição automatizados,
- identificar e segmentar de contatos,
- realizar testes A/B,
- qualificar leads e mais.
Tudo isso é feito automaticamente, aumentando a produtividade da sua equipe e permitindo que eles se concentrem na parte estratégica do marketing.
Criar um fluxo de e-mail marketing sem uma plataforma de e-mail é uma missão impossível de ser realmente executada, isso sem contar na segmentação de leads e na qualificação desses contatos.
Mas, calma! Hoje em dia, pequenos e grandes escritórios podem ter acesso a ferramentas de automação para gerar mais retorno para a empresa.
Então agora que você já domina as informações principais de como criar uma campanha de e-mail marketing para contabilidade, indicamos que acesse nosso guia completo e GRATUITO de planejamento criação de uma campanha de e-mail marketing: Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe.