O email marketing é uma das principais ferramentas do marketing digital quando nos referimos ao relacionamento com o cliente. Desde confirmar uma transação até o envio de conteúdos e promoções que possam lhe interessar, estratégias de email marketing são fundamentais para quem deseja aumentar conversões e vender mais.
Ao longo de todo o ano, empresas de todos os setores aproveitam diferentes datas comemorativas no calendário para criar promoções, ofertas e ou chamarizes para incrementar as vendas.
No entanto, nem todas as datas impactam os clientes da maneira que a empresa esperava. Afinal, nem todo mundo está disposto a gastar um pouco a mais em uma promoção de carnaval, por exemplo.
Por outro lado, existe uma data que atinge todos os clientes, independentemente do estágio que se encontra na jornada de compra, e que, com uma boa estratégia de envios de email, pode gerar excelentes resultados: o aniversário.
Neste post, veja por que você deve enviar email marketing de aniversário e 5 dicas de como fazê-lo. Acompanhe!
Por que enviar email marketing de aniversário?
Para ilustrar a importância de uma boa estratégia de envio de email marketing de aniversário, separamos alguns dados bastante relevantes.
De acordo com um estudo da Experian, mensagens de aniversário têm 235% mais acessos do que emails promocionais e enviados para um público mais amplo. Além disso, esse tipo de email recebe 300% a mais de cliques quando comparado a mensagens genéricas enviadas para a toda a base.
Além disso, uma pesquisa da Fulcrum apontou que 74% dos clientes que receberam email marketing de aniversário têm uma imagem mais positiva da empresa, e 88% deles se tornam mais fiéis à marca.
Outro impacto positivo do email marketing de aniversário para uma empresa diz respeito à taxa de abertura de emails, uma das principais métricas avaliadas nesse tipo de ação. Segundo dados da Omnisend, mensagens de aniversário têm, em média, uma taxa de abertura de 45%. Para se ter uma ideia do que isso representa, a média de abertura de emails comuns é de 21,3%, de acordo com a Mailchimp.
Na esteira disso, um levantamento da Salesforce mostra que 73% das empresas que enviam email marketig de aniversário julgam a estratégia como eficiente ou muito eficiente, e consideram esse tipo de mensagem uma excelente forma de se aproximar dos clientes.
Dicas para campanhas de email marketing de aniversário
1. Saiba como conseguir as datas de aniversário dos seus clientes
É óbvio, mas vale a pena frisar: o primeiro passo para um campanha bem sucedida de email marketing de aniversário é… saber a data em que seus clientes nasceram. Para conseguir a data de aniversário dos seus clientes, inclua o campo “data de nascimento” no formulário do blog e nas landing pages daqui pra frente.
Caso você já tenha uma base consolidada, você pode criar estratégias para conseguir essa informação, como emails pedindo a atualização de dados. Para aumentar o número de leads que aderem à essa campanha, você pode oferecer brindes ou incentivos.
2. Pense no que oferecer e como oferecer
Aniversários são datas extremamente pessoais e, como tal, sua campanha de email marketing para esse data também devem ser assim. Para isso, adote um tom mais pessoal na mensagem e tente passar ao cliente a ideia de que ele foi lembrado e é importante para a empresa. Nesse mesmo sentido, o que será oferecido para o cliente na mensagem também deve soar especial e, preferencialmente, despertar um sentimento de urgência.
Algumas sugestões são:
- Cupons de desconto: normalmente são válidos por tempo limitado, criando no cliente uma sensação de urgência. Afinal, o objetivo é incentivar a compra e, para isso, você pode utilizar elementos como contagem regressiva.
- Brindes: uma boa estratégia para fidelização de clientes é o envio de emails com brindes, que podem ser aproveitados tanto no site quanto na loja física, se for o caso.
- Frete grátis: de acordo com o site ReclameAqui, 64% dos consumidores não finalizam a compra por conta do preço do frete. Por isso, uma boa ideia de email marketing de aniversário é isentar as taxas de envio do produto para o cliente.
- Vale-presente: pode ser tanto um afago para o cliente, como o envio de um brinde ou um período gratuito para testar um software, quanto um incentivo a fazê-lo gastar mais no seu estabelecimento, como porções grátis para acompanhar um prato.
3. Planeje o que escrever na linha de assunto
Segundo a Optinmonster, 47% dos destinatários abrem um email baseados somente na linha de assunto. Por sua vez, 69% enviam emails para a pasta de spam pelo mesmo motivo.
Uma das estratégias para evitar a rejeição e aguçar a curiosidade do cliente é criar linhas de assunto personalizadas, incluindo o nome do lead em questão. Para se ter uma ideia, a mesma pesquisa mostrou que linhas de assunto personalizadas com o nome do cliente têm uma taxa de abertura até 14% maior.
Leia mais: Mais aberturas: exemplos de assuntos de email marketing
4. Pense quando enviar
O momento mais adequado para enviar o seu email marketing de aniversário vai depender dos objetivos que você pretende alcançar com sua estratégia e dos comportamentos e hábitos dos seus leads.
O envio da mensagem pode acontecer tanto somente no dia do aniversário, quanto na mesma semana ou até mesmo no começo do mês. O recomendado, no entanto, disparar emails ao menos um dia antes, lembrando que a data especial está chegando, no dia do aniversário, parabenizando-o e reforçando o convite para aproveitar o presente que você enviou.
Leia mais: Descubra qual é o melhor dia e horário para enviar email marketing para seu público
5. Inclua CTAs
Por fim, todo email marketing que se preze deve ter CTAs ao longo da mensagem para incentivar a realização de uma ação específica por parte do cliente. Quando falamos de email marketing de aniversário, isso não é diferente. Além de personalizar a mensagem com o nome do lead e preparar o timing correto para o envio, não esqueça de incluir um Call to Action.
Vale a pena investir em email marketing de aniversário?
Agora que já sabe como tudo sobre email marketing de aniversário, fica a pergunta: vale a pena investir nessa estratégia? A resposta é: sim! E se você quiser tornar sua estratégia ainda mais eficaz, não deixe também de contratar um software de automação de marketing.
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