Marketing

Como fazer o disparo de e-mail marketing? Passo a passo definitivo e completo!

Durante anos a eficácia do e-mail marketing foi muito questionada por profissionais e empreendedores, entretanto, com a ascensão do Inbound Marketing, do marketing para e-commerce e da necessidade de criar um relacionamento duradouro com clientes e usuários que chegam até a sua empresa, o disparo de e-mail marketing se tornou uma das estratégias mais importantes no meio empresarial. 

Mas, como fazer o disparo de e-mail marketing para que ele realmente traga resultados eficientes para sua empresa? 

Sem dúvida você não vai ter resultados satisfatórios se não se esforçar para criar uma estratégia que esteja alinhada a persona do seu negócio e a jornada de compra dela. 

De maneira geral, o e-mail marketing é um dos canais de comunicação que devem ser usados em uma estratégia completa que tem como objetivos:

  • atrair, 
  • converter, 
  • relacionar, 
  • vender , 
  • fidelizar. 

Se você já está um pouco mais avançado nesse tipo de conteúdo, você sabe que essa é, basicamente, a ideia por trás do que é Inbound Marketing e do conceito de funil de vendas. Caso ainda não conheça esses termos indicamos que acesse os textos: 

Logo, de maneira geral, o disparo de e-mail marketing deve ser pensado como um canal de relacionamento, no qual a sua empresa vai mostrar, muito mais do que seus produtos e serviços, mas o valor que tem a oferecer para os contatos da sua base, também chamados de leads. 

Esse valor é, geralmente, construído a partir do que a sua empresa oferece e tem a oferecer para o lead, logo, o e-mail marketing deve ser usado como um canal para ajudar seu lead, informá-lo, oferecer conteúdo relevante, e mais. Como fazer isso? A seguir, listamos um passo a passo de como fazer disparo de email marketing, confira!

Como fazer disparo de email marketing?

O passo a passo de como fazer disparo de e-mail marketing pode ser resumido em:

  1. Evite o disparo de email em massa
  2. Consiga o opt-in do usuário
  3. Segmente a lista de contatos 
  4. Personalize a comunicação
  5. Tenha atenção ao escolher o assunto do e-mail
  6. Adicione um CTA poderoso
  7. Construa o layout do e-mail 
  8. Escolha uma boa plataforma email marketing
  9. Faça um disparo de teste
  10. Faça testes A/B

Entenda cada etapa, a seguir!

Evite o disparo de email em massa

O primeiro tópico da lista de como fazer disparo de e-mail marketing é, na verdade, sobre o que NÃO fazer! O envio de e-mail marketing em massa é totalmente reprovado dentro das boas práticas da estratégia. 

O e-mail marketing só é eficiente quando você oferece valor para seu lead e você só vai conseguir fazer isso se considerar a segmentação de clientes

Por meio dela será possível entender o que cada “grupo” de leads deseja, quais suas dores e necessidades e como sua empresa pode contribuir para resolvê-las. 

Consiga o opt-in do usuário

Opt-in é a autorização do usuário para a comunicação da sua empresa por e-mail. Ela é conseguida nas plataformas de captação de leads, como as landing pages

Ao compartilhar seu e-mail com uma empresa, independente da razão para isso, você já deve ter clicado em uma caixinha autorizando que ela envie e-mails promocionais e institucionais.

O opt-in, assim como a opção de descadastramento em todos os e-mails enviados, é um elemento obrigatório, previsto na Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD. Não seguir as orientações da lei pode fazer sua empresa arcar com multas e outras punições. 

Seguindo esse mesmo raciocínio, outra regra do disparo de e-mails é não comprar listas de e-mails prontas. Aprenda como captar leads no artigo,Como conseguir mais leads: 8 táticas para ampliar sua base”. 

Segmente a lista de contatos 

Citamos rapidamente acima, mas é impossível criar uma lista de dicas de como fazer disparo de e-mail marketing sem destacar a necessidade de segmentação de contatos. 

A segmentação de clientes é o nome dado à divisão de clientes, de uma mesma empresa, em grupos, que são formados por pessoas que possuem características, desejos, necessidades e dores semelhantes. 

A partir da segmentação de clientes, será mais fácil definir o que disparar para cada lead, de acordo com o grupo a que ele pertence. 

A segmentação contribui para melhores resultados nos indicadores de e-mail marketing como taxa de abertura, taxa de cliques e mais. 

Personalize a comunicação

A partir da segmentação, a comunicação poderá ser mais personalizada, iniciando essa personalizado pelo conteúdo voltado especialmente para o tipo de lead que estiver sendo trabalhado. 

Além disso, é indicado que você personalize ainda mais a comunicação usando automações que permitam a inserção do nome do lead, por exemplo, no e-mail.

Outra forma de personalizar a comunicação é a partir da criação de um fluxo de nutrição de leads

O fluxo de nutrição é o nome dado à sequência de e-mails disparados a um lead automaticamente pelo sistema de disparo de e-mails. Nem todos os disparadores de e-mail marketing permitem esse tipo de ação, por isso, é indicado o uso de uma ferramenta de automação de marketing

Leia também: Ferramenta de automação de e-mail marketing: o que é, usos e benefícios [+exemplos de softwares]

Tenha atenção ao escolher o assunto do e-mail

O assunto do e-mail é o que faz o lead abrir o material. Se o lead não abre o e-mail ele não tem acesso a nada do que você preparou. Logo, não adianta ter a melhor oferta dentro do e-mail, se o lead não abrir o material. 

O assunto do email deve ser chamativo e objetivo. Apele também para alguns gatilhos mentais e evite termos muito comerciais. 

Adicione um CTA poderoso

Um e-mail, geralmente, tem como objetivo levar o lead para outro lugar, ou seja, tem como objetivo, engajar o lead

O CTA, ou call to action, ou ainda, chamada para ação, é o “botão” que leva o lead para esse tal outro lugar, que pode ser:

  • um material rico sobre algum assunto de interesse dele, 
  • uma página de produto, 
  • um post blog, e mais. 

Dentro do e-mail é importante que o CTA seja claro e único. 

Construa o layout do e-mail 

Além do CTA, o e-mail precisa de outros elementos como imagens e textos, uma dica importante é não usar texto em formato de imagem. 

Além disso, é preciso saber organizar as informações para que elas ajudem a impulsionar o lead a ler todo o material e se engajar com o conteúdo. 

Para entender como montar o e-mail marketing de maneira eficiente, indicamos que leia o artigo, “Como usar o layout de e-mail marketing para melhorar os resultados de suas campanhas”. 

Escolha uma boa plataforma email marketing

Sem dúvida escolher um disparador de email marketing que oferece os recursos ideais é importante para otimizar os resultados alcançados com a estratégia.

Sem dúvida um software de automação de marketing pode oferecer funcionalidades ainda mais completas para a execução e otimização dos resultados de uma estratégia de e-mail marketing. 

Além disso, ele permite a execução de uma série de outras atividades de maneira automatizada, entre elas:

  • a segmentação de leads, 
  • qualificação de leads
  • funcionamento do fluxo de nutrição automático,
  • lead tracking e mais. 

Faça um disparo de teste

Antes de enviar o e-mail para o grupo de leads é interessante que você faça um teste, enviando, por exemplo, o e-mail para você mesmo. Assim é possível conferir:

  • como ficou o layout,
  • o funcionamento do CTA, 
  • se os links estão funcionando,  
  • como está a visualização no desktop e no mobile.

A partir do teste é possível fazer as correções necessárias antes de fazer o disparo de e-mail marketing. 

Faça testes A/B

Além do teste de envio, considere também fazer testes A/B com envio de dois e-mails para dois grupos de leads, com apenas um elemento diferente, por exemplo o assunto do email, o CTA, a posição da imagem. 

Esse teste é feito com uma porcentagem dos leads da base, por exemplo, 20% dos leds, sendo que 10% recebem o e-mail A e os outros 10% enviam o e-mail B. Ao identificar qual oferece o melhor resultado, você envia o vencedor para o restante da base. 

Dessa forma fica mais difícil entender o que realmente fez o resultado melhorar.

Qual a melhor ferramenta de E-mail marketing?

Se você ainda não domina as técnicas de criação e envio de e-mail marketing, nós sugerimos que acesse o nosso checklist “Como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe” e também nosso Guia do E-mail Marketing

Os materiais são gratuitos e ideais para quem está começando e para quem precisa otimizar seus resultados com as estratégias de e-mail. 

Agora é hora de conhecer a ferramenta de automação de marketing da LAHAR que oferece soluções completas para você gerar leads e convertê-los em clientes. Você encontra tudo o que precisa para sua estratégia de marketing digital em uma única ferramenta:

  • criação de landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de cadastros;
  • agendamento e monitoramento de publicação em redes sociais;
  • ferramenta de e-mail marketing para criação de campanhas e automação;
  • disparador de e-mail marketing,
  • gestão e segmentação de contatos cadastrados na ferramenta;
  • lead tracking e lead scoring para auxiliar na estratégia de Inbound Marketing;
  • relatórios unificados que ajudam na tomada de decisão;
  • e mais!

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar sua empresa a encontrar potenciais consumidores e convertê-los em clientes.

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]