O marketing pessoal é sobre destacar as suas boas características como profissional, apresentar seus feitos profissionais e colocar em destaque a sua capacidade de trabalhar em equipe. As dicas de marketing pessoal são criadas considerando as formas de expor tudo isso de maneira natural e profissional.
Como melhorar meu marketing pessoal?
Quando o assunto é marketing pessoal é comum que algumas pessoas torçam o nariz. O termo, infelizmente, gera um certo incômodo e isso acontece porque é atribuída uma conotação pejorativa de construção de uma personalidade que não existe apenas com fins comerciais.
Acredite, fingir ser o que não é não faz parte do marketing pessoal. E talvez essa já seja a primeira dica de marketing deste artigo: ao aplicar as técnicas de marketing pessoal você não vai criar uma outra personalidade.
O marketing pessoal é sobre ações que vão ajudar você a apresentar melhor o conjunto de características que você já possui ou que vem desenvolvendo ao longo do tempo.
Estamos falando de práticas que vão apenas expor quem você é de maneira mais clara, transparente e em um maior raio de atuação, para que mais pessoas do meio profissional possam conhecer você e o seu trabalho.
Resumindo, as dicas de marketing pessoal tem como objetivo melhorar a forma como você se apresenta e como constrói a reputação em torno do seu nome, dentro do setor em que atua.
Entre os resultado esperados estão:
- conseguir destaque em sua profissão;
- se tornar uma referência;
- ser indicado para novos empregos, projetos e cargos.
Tudo isso de maneira autêntica, fugindo da armadilha de parecer presunçoso ou individualista.
Em suma, o marketing pessoal é sobre construir sua reputação.
Mas então como aplicar esse conceito?
A seguir listamos algumas dicas de marketing pessoal para que você possa apresentar ao mercado todo seu potencial.
Dicas de marketing pessoal: 8 maneiras de elevar sua marca pessoal
Na lista de dicas de marketing pessoal destacamos seis estratégias campeãs:
- Seja autêntico e esteja em evolução
- Aprenda a usar o LinkedIn e outras redes sociais
- Crie conteúdo rico, autoral e relevante
- Considere criar conteúdos em vídeo
- Interaja com outros canais
- Vá a eventos presenciais
- Faça cursos e se especialize
- Seja um bom profissional
Entenda cada uma, a seguir!
#1 Seja autêntico e esteja em evolução
Já falamos bastante sobre isso, entretanto, é importante reforçar que o marketing pessoal é sobre ser autêntico.
O seu objetivo, ao aplicar cada uma das dicas de marketing pessoal listadas, é potencializar os pontos fortes que você já tem.
Buscar melhorias pessoais é um trabalho contínuo e por isso você também deve se preocupar em desenvolver suas hard e soft skills.
Isso quer dizer que você só terá uma marca pessoal forte se mantiver sua preocupação com desenvolvimento pessoal e profissional, realizando cursos, buscando por certificações e participando de eventos.
O objetivo é atingir melhores resultados em seus indicadores de desempenho individual e em grupo, e contribuir para o crescimento do seu local de trabalho.
Ao mesmo tempo é importante desenvolver habilidades sociais como:
- liderança;
- facilidade de comunicação;
- empatia com os colegas de trabalho e mais.
Sem isso sua marca pessoal terá pouco a oferecer.
Lembre-se: essa etapa é contínua!
#2 Aprenda a usar o LinkedIn e outras redes sociais
As redes sociais já devem fazer parte do seu dia a dia, mas como você as usa? É importante que você as considere como um canal de comunicação da sua marca pessoal. Para isso, a primeira coisa que você deve fazer é manter suas redes atualizadas.
Uma vez que seu objetivo é se destacar como profissional considere criar um LinkedIn.
Ela é a principal rede social profissional do mundo e muitos headhunters podem te encontrar por lá.
Além disso é um canal poderoso para:
- seus colegas de trabalho conhecerem mais sobre você;
- compartilhar informações que você acredita relevante do mercado;
- mostrar que você é um profissional antenado no que acontece no mundo e no seu nicho de atuação e mais.
Resumindo, além de criar um perfil é importante que você atualize-o.
Além do LinkedIn, as outras redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter precisam estar alinhadas com a imagem que você deseja passar como profissional.
Isso não quer dizer que você não deve usá-las para fins pessoais. Na verdade, mostrar que você carrega as características que apresenta também para a vida pessoal é uma excelente forma de ampliar a credibilidade de sua imagem profissional.
Dicas de marketing digital para Instagram
Já que falamos sobre Instagram, vamos parar um pouco e entender mais sobre como usar essa rede social para ampliar sua relevância e alcance.
É provável que os seus colegas de trabalho, clientes, gestores, e até mesmo clientes e profissionais de outras empresas sigam você nessa rede social. É comum que as pessoas com as quais você convive no ambiente profissional acompanhem um pouco da sua vida pessoal nas redes sociais.
Então, porque não usar o Instagram para abordar tempos que sejam relevantes no seu mercado?
Desde conteúdos no feed até stories podem fazer com que você passa a gerar mais engajamento e alcance.
As redes sociais são excelentes canais para a produção e compartilhamento de conteúdo, e você pode aproveitar isso a seu favor.
Vamos a um exemplo de como fazer marketing pessoal no Instagram? Nathalia Arcuri é a empresária por trás do maior canal de finanças e investimento do mundo no Youtube, o Me Poupe. Ela é uma produtora de conteúdo e empresária com vários outros projetos relacionados ao mesmo setor.
Além do perfil profissional do Me Poupe, dentro do próprio perfil pessoal (@nathaliaarcuri), ela se dedica a produção de conteúdos especiais, sobre o mercado em que atua. Isso faz com que ela tenha autoridade e reputação e não apenas a empresa que ela comanda.
Ok, a Nathalia Arcuri é muito famosa e tem uma empresa milionária, como você pode fazer isso em uma escala menor? Da mesma forma, ou seja, criando conteúdos que sejam relevantes para o mercado para o qual você deseja se destacar.
Veja o exemplo a seguir, de uma profissional de moda, com pouco mais de dois mil seguidores e que também trabalha o Instagram pessoal como forma de aplicar as ideias de marketing digital e conquistar resultados relacionados à própria imagem.
Em suma, entre as dicas de marketing digital para instagram estão:
- produza conteúdo relevante sobre o mercado em que você atua ou sobre o tema sobre o qual deseja ser relevante,
- use as opções do Instagram como feed, stories, vídeos, faça eventos ao vivo e mais,
- convide outros profissionais para produzir conteúdo com você, isso ajuda a chegar em outras pessoas. Um exemplo é fazer uma entrevista com esse profissional e compartilhá-la no IGTV, por exemplo.
Para continuar sua busca por ferramentas de marketing pessoal, indicamos que leia o artigo, “Top 5 ferramentas do marketing pessoal e seu uso prático”.
#3 Crie conteúdo rico, autoral e relevante
Acabamos de falar sobre como isso funciona no Instagram, mas, de fato, o conteúdo será um parceiro constante na sua busca por relevância.
Você já pensou em não apenas compartilhar informações do mercado, dados de pesquisa e outros conteúdos de terceiros, mas também produzir conteúdo relevante regularmente?
Encontre um assunto dentro de sua área de interesse e produza conteúdo que se alinhe às necessidades do público que você deseja atingir.
Por exemplo, se você é um profissional de publicidade pode criar um blog com dicas gerais sobre a área e atualizá-lo semanalmente.
Também é possível criar um ebook com os primeiros passos para criar um perfil em redes sociais ou como se tornar um publicitário.
Com materiais assim você poderá captar leads e atualizá-los com e-mails semanais com as principais novidades da área!
Transforme-se em referência pelo conteúdo que você oferece.
Compartilhe em suas redes sociais, em grupos e use o tema para propor um bate papo.
Pense na persona que lhe interessa e, em seguida, forneça conteúdo que eles realmente gostariam de ter acesso.
#4 Considere criar conteúdos em vídeo
Essa dica de marketing pode exigir um passo mais corajoso e ousado na sua estratégia de elevar sua marca pessoal, entretanto, também fará com que você se destaque entre os demais.
Assim como produzir conteúdos em texto, o desenvolvimento de conteúdos em vídeo exige pesquisa.
Saiba o que falar e para quem falar. Só assim você terá alcance e visualizações.
Os vídeos ajudam a fixar sua imagem na mente das pessoas, o que é o grande objetivo de quem aplica as dicas de marketing digital.
Além disso, receber assinaturas de canais no Youtube vai fazer você ampliar seu relacionamento com o seu nicho e ampliará sua credibilidade e relevância.
Além do Youtube, considere usar o Instagram e suas ferramentas de vídeo para compartilhar conteúdos mais curtos e imediatos.
#5 Interaja com outros canais
As plataformas digitais são sobre relacionamento, criar redes de contato e expandir sua atuação.
Por isso, além de produzir seu próprio conteúdo, interaja com outros profissionais.
Deixe comentários em publicações de outros blogs, sempre com observações interessantes sobre o assunto abordado.
- Participe de fóruns.
- Inicie e/ou engaje-se em discussões no Twitter.
- Crie mais conexões no LinkedIn e interaja com esses perfis.
Essa dica de marketing pessoal é valiosa porque, ao longo do tempo, as pessoas começarão a reconhecer sua conta e seu nome.
#6 Vá a eventos presenciais
Nem só de plataformas digitais vive esse guia com dicas de marketing pessoal!
Os eventos presenciais da sua área de atuação merecem sua atenção.
Se esforce ao máximo para estar nos principais eventos e também em conferências menores.
O contato olho a olho, o aperto de mão e a troca de informações durante o intervalo das palestras é uma oportunidade única de conhecer as pessoas certas.
Além disso, eventos são ótimas fontes de geração de conteúdos para seus canais.
Sem contar que estar em eventos da sua área mostra que você é um profissional atualizado e em busca de conhecimento.
Leia também: 5 eventos de marketing digital [MAIS RELEVANTES] do Brasil
#7 Faça cursos e se especialize
Um profissional com certificados de cursos relevantes dentro do mercado em que atua é visto com outros olhos.
Além de demonstrar que você está em constante busca por atualização, essas especializações chamam a atenção de quem te conhece, seja por meio das redes sociais, no ambiente de trabalho ou mesmo por conta das suas habilidades profissionais.
Dentro das empresas, um profissional que está em constante atualização se torna uma referência para os demais, que recorrem a ele para sanar dúvidas e solicitar o apoio e apoio.
Você quer ser esse profissional, então invista em você, faça cursos nas melhores instituições do setor no qual você trabalho e use tudo isso na produção de conteúdo relevante e também no dia a dia da empresa para alcançar os resultados que o negócio espera.
#8 Seja um bom profissional
Boca a boca, sim, mesmo na era dos chatbots, o burburinho sobre um excelente profissional ainda acontece e não pode ser ignorado.
Quando você é um bom profissional, sabe trabalhar em equipe e ajuda os seus colegas de trabalho é bem provável que seu nome comece ser tema de algumas conversas e acabe chegando em ouvidos importantes, dentro e fora da empresa.
Além disso, usando o boca a boca a seu favor no marketing pessoal, os profissionais que trabalham com você podem contribuir com comentários e avaliações positivas dentro das redes sociais como o LinkedIn e, afinal, as redes sociais são sobre isso: a capacidade de engajar e não apenas a habilidade de falar.
E aí? Gostou das nossas dicas de como melhorar o seu marketing pessoal? Você já aplicou alguma delas? Quais as suas principais dúvidas? Deixe nos comentários que será um prazer conversar com você.
A Ramper é a única plataforma completa de marketing e vendas B2B. Descubra como a prospecção digital, a automação de marketing e a gestão de vendas B2B podem ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores no mundo digital.