Marketing

Como fazer marketing pessoal: 9 dicas para ganhar o mercado de trabalho

Não importa em qual fase de sua carreira você está, aprender como fazer marketing pessoal é fundamental para garantir destaque e ser lembrado de maneira positiva como um bom profissional.

Algumas pessoas tem um certo preconceito quando falamos sobre marketing pessoal. Isso porque quando usamos esse termo logo nos vem a imagem de um colega de trabalho que adora aparecer, interrompe os colegas e fala sem ser convidado.

Mas o marketing pessoal não é sobre nada disso!

Na verdade, quando você aprende como fazer marketing pessoal descobre que ele é o oposto disso.

Ninguém gosta de pessoas que forçam ter uma personalidade que não tem e que buscam ofuscar seus colegas.

O marketing pessoal é sobre criar uma boa imagem, que seja autêntica e enalteça:

Ou seja, o marketing pessoa é um conjunto de táticas que, quando aplicadas da maneira correta, visam destacar:

  • características positivas profissionais e pessoais;
  • suas habilidades;
  • personalidade;
  • valores.

Como fazer marketing pessoal: 9 passos

Seja você um empresario, diretor de empresa, gestor, profissional contratado ou estagiário, aprender como fazer marketing pessoal vai ajudar a destacar sua imagem no mercado em que deseja trabalhar.

1. Identifique seus valores

Saber quem você é. Pode parecer clichê, mas a verdade é que assim como no trabalho de marketing de uma empresa, o primeiro passo é descobrir quem é você e quais são os seus valores.

Somente assim você poderá ter uma abordagem autêntica e se conectar com as pessoas.

É por isso que começamos esse guia de como fazer marketing pessoal com essa dica.

Autoconhecimento é a palavra de ordem nos dias de hoje e não seria diferente quando o assunto é a sua carreira.

2. Trace seus objetivos profissionais

Saber onde você quer chegar vai ter ajudar a criar um plano de vida profissional (e também pessoal) que irá te ajudar a chegar lá.

Isso tem tudo a ver com o marketing pessoal.

Ser um profissional com planos, sonhos e ambições contagia as pessoas ao seu lado, além de mostrar características como foco e perseverança.

Além disso, seus objetivos vão ajudar você a se preparar tecnicamente para trilhar o caminho sonhado.

3. Especialize-se

Já que falamos sobre a preparação técnica, é importante que você dedique parte de seu tempo em novas formações, cursos e especializações.

Títulos como especialista, pós-graduado, mestre ou doutor em uma área ajudam a ampliar a sua credibilidade frente a novos – e antigos – contatos, sejam eles pessoais ou por meio de outros canais como um blog (falaremo adiante).

Além disso, em muitas empresas as formações após a graduação são importantes para a promoção de cargos.

4. Mantenha-se atualizado

Você não admira pessoas que pararam no tempo, não é mesmo?

Por isso uma das regras de como fazer marketing pessoal é estar sempre a frente, mas não seja aquele “sabe tudo” que adora “dar palestras” durante o cafézinho de meio de tarde, sobre as novidades que acabou de descobrir.

Ao contrário, use seu conhecimento de maneira natural, quando um assunto surgir, em uma reunião ou mesmo em um happy hour, mas sempre de maneira conectada ao contexto.

Tire 30 minutos ou uma hora do seu dia para ler os principais jornais e blogs da sua área e de assuntos gerais, assim você será uma pessoa informada e com bons assuntos.

5. Crie uma página no LinkedIn e atualize-a

As redes sociais se tornaram plataformas de contato empresa e clientes, mas também entre profissionais, negócios, eventos, outros profissionais …

O LinkedIn é a rede social profissional que promete conectar você a uma rede de possibilidades para sua carreira.

Entretanto, não basta criar um perfil, é preciso atualiza-lo.

Publique novidades da sua área, divulgue novas ferramentas, compartilhe pesquisas recentes, enfim, mostre que você é um profissional atualizado e antenado.

6. Crie um blog

Ao criar conteúdo relevante você reforça sua imagem como especialista e autoridade em um assunto, além de reforçar a ideia de um profissional que acompanha as mudanças da área.

E-mail marketing e redes sociais podem ajudar você a compartilhar esses conteúdos e alcançar cada vez mais público.

Por meio de formulários de inscrição você pode construir uma base de leads e criar um relacionamento constante com eles.

7. Vá a eventos

Além das plataformas online, uma outra forma de atingir novos contatos é pessoalmente. Os eventos são excelentes oportunidades para isso.

O relacionamento criado em um evento pode ser fundamental para você no futuro, como por exemplo na indicação de seu nome para outros cargos e oportunidades profissionais. 

Além disso, essa pode ser uma oportunidade para se conectar a profissionais que você vê como referências.

8. Vá além do escopo do seu trabalho

O processo de como fazer marketing pessoal vai além dos muros da empresa, mas também deve acontecer dentro deles.

Ser um profissional pro-ativo, com iniciativa para ajudar os colegas de trabalho e implementar novidades na empresa, fará toda a diferença na forma como as pessoas ao redor te veem.

Um cuidado: não seja inconveniente! Seja natural e humilde em suas abordagens. E claro! Não esqueça que antes de conhecer outras áreas, as suas atividades devem estar em dia.

9. Comemore resultados e engaje a equipe

Ao aprender como fazer marketing pessoal você deve aprender a se posicionar no mercado. Por isso, compartilhe os resultados positivos que você e sua equipe alcançaram (seja você um líder ou não). 

Novamente, a dica é ser natural e não tentar ofuscar ninguém. Seja confiante e não arrogante.

Para desenvolver um bom trabalho você precisa ter uma sua equipe motivada e do seu lado, não contra você!

O marketing pessoal exige tempo e esforço, mas vale a pena. Ele é um requisito de liderança que permite que as pessoas saibam quem você é e o que você representa.

A LAHAR é uma plataforma de automação de marketing digital completa, seja para a promoção de ações de marketing pessoal (em redes sociais, email marketing, etc) ou para empresas que desejam trabalhar suas campanhas de marketing e vendas. Experimente gratuitamente por 15 dias. Entre em contato com a nossa equipe.

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]