O design de e-mail marketing é um dos grandes responsáveis pelo sucesso da sua campanha. Ele pode incentivar ou atrapalhar o caminho do lead até o clique no CTA.
Layouts confusos, com muita informação ou chamadas para diferentes ações podem fazer o lead desistir da interação iniciada ao abrir o e-mail.
Já designs de e-mail marketing que são bem organizados, com a identidade visual da marca e uma boa organização do conteúdo que está sendo apresentado, incentivam a leitura até a chegada do momento do clique.
Por que o e-mail marketing é importante?
De todas as maneiras diferentes que temos de nos comunicar com nossos clientes, o e-mail marketing já é um dos mais eficazes e atraentes.
Segundo pesquisa da MarketingSherpa, 72% dos consumidores acham o e-mail marketing o melhor meio de receber mensagens de empresas e marcas.
Além disso, o SERASA aponta o e-mail marketing como o canal com maior conversão de vendas, com aproximadamente 2,5%.
Dados como esses deixam empreendedores animados e curiosos. O que faz um consumidor ter interesse em abrir o e-mail em questão?
Você deve pensar em vários fatores antes de disparar sua campanha. Entre eles, o título do e-mail marketing, afinal, ele é o primeiro contato do usuário com sua mensagem. Um bom assunto define se o e-mail chegará a ser aberto ou não.
Após aberto, o que fazer para prender a atenção do lead? Entre as respostas e elementos que fazem uma campanha de marketing digital por e-mail ter sucesso está o design de e-mail marketing.
Ele é fundamental para incentivar o usuário a interagir com seu material e ter interesse em responder ao call to action (chamadas à ação) proposto.
Se você ainda tem muitas dúvidas sobre como criar uma campanha de e-mail, indicamos a leitura do artigo, “Como fazer e-mail marketing sem segredos”, que apresenta 7 estratégias para começar suas campanhas.
A importância do design do e-mail marketing
O design de e-mail marketing eficaz atrai a atenção, orienta o olho e – o mais importante – motiva seu leitor a responder positivamente ao CTA.
O seu conteúdo de e-mail deve educar, inspirar e agregar valor às caixas de entrada dos seus assinantes.
Para te ajudar a melhorar a aparência e aumentar a taxa de cliques (CTR), separamos seis dicas de design de e-mail marketing – com exemplos de campanhas já realizadas. Inspire-se!
11 táticas que irão ajudar a melhorar o design do e-mail marketing de sua empresa [e seus resultados]
#1 Escolha o template de e-mail marketing certo
Uma dica de ouro para as campanhas de e-mail marketing é a utilização do formato HTML ao invés da clássica imagem única inserida no corpo do e-mail.
Por isso, o primeiro passo para a construção do design do e-mail marketing é a escolha de uma plataforma de disparo que possua templates prontos em HTML para envio do material.
Sim, você pode criar templates do zero, mas utilizar modelos de templates prontos pode agilizar seu trabalho. E se tempo é importante para você e sua empresa, essa é uma questão a ser levada em consideração.
Algumas plataformas de disparo oferecem modelos básicos de template em HTML gratuitos e mesmo a opção de uma conta gratuita para um número específico de disparos por mês. Entre elas estão:
- a MailChimp,
- Sendinblue,
- Nitronews e outras que você encontra no mercado.
Se deseja um template diferenciado, uma opção é comprar seus modelos em sites como o Theme Forest.
#2 Atenção ao layout
O layout de e-mail marketing determina o fluxo de seu conteúdo e a ordem em que seus leitores consomem as informações.
Um bloco longo e chato de texto é fácil de ignorar, enquanto um design criativo faz o olho mover ao longo do material, curioso para receber mais informações.
Uma dica simples e muito eficiente é a organização das informações mais importantes, inclusive a possibilidade de presença de um CTA, logo na barra superior do layout.
Isso porque assim o usuário não vai precisar utilizar a barra de rolagem para ler o conteúdo mais importante.
O resultado é que você facilita o engajamento do leitor, atrai sua atenção, o estimula a continuar a ler o material e aumenta a taxa de conversões, estimulando os cliques.
#3 Cuidado com as imagens
A primeira dica sobre imagens é tomar cuidado com seu peso. Imagens muito pesadas demoram a carregar e esse é um fator de desencorajamento da leitura do usuário (além disso, elas podem ser enviadas para o SPAM).
Uma das maneiras de resolver esse problema é utilizar o site: Tiny png, ele diminui o peso das imagens sem fazer com que percam a qualidade.
As imagens também devem ter alta qualidade, então busque em sites de banco de imagens, alguns inclusive oferecem imagens gratuitas.
Já que estamos falando de imagens, outra dica valiosa é sempre utilizar as ‘Alt tags’, colocando um texto que a descreva ou incentive o clique. Como exemplo: “eBook Introdução ao Email Marketing”. Aproveite e coloque links também nas imagens, assim elas podem ser clicadas individualmente.
#4 Atente-se para o mobile
A criação do design para e-mail marketing deve considerar o acesso ao conteúdo por dispositivos móveis.
Um relatório da MovableInk revelou que 66% dos e-mails são abertos em um dispositivo móvel. Portanto, certifique-se de que seus modelos de e-mail são responsivos e que podem ser facilmente lidos em smartphones e tablets.
Não exagere na quantidade de imagens e textos. Com o equilíbrio certo, um e-mail pequeno e eficiente pode ser perfeito.
Que tal um exemplo que mostra alguns dos elementos de design de e-mail marketing que falamos até aqui?
Na imagem abaixo, a Caterpillar imediatamente agarra a atenção de um leitor com uma imagem, cabeçalho e uma frase de impacto. Um elemento como uma flecha puxa o olhar para recursos atraentes e uma história de marca emocionante, antes de terminar com um forte apelo à ação – complete com um atraente botão CTA.
#5 Use as cores como aliadas
Tal como em qualquer projeto de marketing o uso de cores no e-mail marketing ajuda a definir o tom de sua mensagem e tem o potencial de obter uma forte resposta emocional e um profundo senso de familiaridade.
De acordo com um estudo da Universidade de Loyola, em Maryland, a cor aumenta o reconhecimento da marca em até 80%. E faz sentido.
Pense nas marcas mais populares que conhece e todos terão uma associação de cores. Starbucks? Verde. Dell? Azul.
#6 Aposte de forma estratégica no Negative Space ou Espaço Negativo
O espaço negativo é uma poderosa ferramenta visual, definida por áreas brancas, contrastes e silhuetas marcantes.
O uso inteligente deste elemento de design permite que seu conteúdo respire e crie formas únicas que mantenham o olho focalizado e intrigado.
Imagens múltiplas e grandes e linhas de texto podem sobrecarregar rapidamente um leitor.
Especialmente, considerando que a maioria das pessoas lê e-mails em smartphones ou tablets.
Um pequeno espaço negativo (em branco) ajuda no caminho da leitura, principalmente, em telas menores.
Distribua imagens e textos e lembre-se de que uma quantidade saudável de espaço em branco entre cabeçalhos, caracteres, blocos de texto e imagens é necessária para um bom consumo de conteúdo, permitindo ao cérebro escanear e quebrar facilmente a informação.
#7 Não se esqueça da tipografia
É incrível a quantidade de personalidade que um tipo de letra pode agregar a uma marca (E a rapidez com que uma escolha errada pode prejudicar as coisas.)
As marcas geralmente possuem fontes definidas, mas às vezes há espaço para improvisação em ocasiões especiais ou campanhas. Observe o modelo de e-mail abaixo.
Ao introduzir um novo produto para revendedores, a Jack Daniels utilizou a fonte de Tenesse em outro elemento do e-mail marketing e emprestou as fontes de assinatura de sua garrafa para criar uma exibição tipográfica convincente.
Dica: Menos é mais. Ou seja, limite-se a três ou quatro fontes e cores por e-mail. Esforce-se para uma mistura que se destaca e é claramente visível e legível.
#8 Introduza animação
Que você precisa de imagens deslumbrantes e cuidadosamente selecionadas no seu e-mail marketing, é evidente.
Mas e a animação? O movimento atrai a atenção e incluir um GIF pode ser a novidade que você precisava para sua campanha.
Você pode incluir mais informação e as pessoas tendem a vê-las, graças ao imediatismo do meio.
Se você está apenas adicionando um pouco de brilho à sua campanha ou usando a ferramenta para exibir muita informação em uma pequena quantidade de espaço, os GIFs têm enorme capacidade de contar histórias e potencial de engajamento.
Este exemplo da marca de produtos para casa Serena & Lily usa um GIF que combina imagens e texto para alternar entre dicas inspiradoras e uma dose maravilhosa de design de interiores.
Lendo como uma revista de moda de luxo trazida à vida, a campanha bem executada convida os espectadores a explorar além dos limites de uma mensagem de e-mail. Diversos CTAs são sugeridos e vão além da rotina padrão “Compre agora” ou “Saiba mais”. E com uma estética como esta, é difícil dizer não.
#9 Otimize o Call-to-Action para que ele seja atraente
Geralmente, fazer o lead clicar no CTA que existe dentro do e-mail é o grande objetivo de uma campanha como esta, correto?
Por isso, é indispensável que você invista algum tempo pensando sobre como atrair o usuário para esse botão de chamada para ação.
É claro que a oferta presente na mensagem do e-mail é vital. Ela deve estar alinhada às necessidades do contato e a etapa da jornada de compra em que ele está.
Entretanto, quando o assunto é design de e-mail marketing, um botão de CTA chamativo, com cores contrastantes às presentes no restante do material e com um texto impactante, precisa ser considerado.
#10 A mensagem principal precisa vir primeiro
Como já citamos ao longo deste artigo, parte do design do e-mail marketing está relacionado à distribuição do conteúdo. E talvez a dica mais importante sobre isso é colocar as informações mais importantes no início do material.
Assim você garante que o lead irá, de fato, ler a mensagem e o que ela tem a oferecer a ele.
Considere também colocar um CTA logo na primeira dobra e distribua outros ao longo do modelo.
#11 Monitore os resultados
O investimento em marketing digital exige acompanhamento. Independente se a ação é no Facebook, uma campanha no Google Ads ou em qualquer outra plataforma, é preciso acompanhar qual o retorno que essas campanhas estão trazendo para a sua empresa.
Entre as muitas vantagens que investir em marketing digital apresenta, uma delas é a enorme capacidade de coleta de dados e números que apresentam os resultados – positivo ou negativo – de uma campanha.
Muitas são as ferramentas de monitoramento que permitem uma análise das métricas do marketing digital.
Entre as possibilidade de análise de resultados está o Heatmap ou mapa de calor. Eles são representações visuais em cores, que mostram exatamente onde as pessoas estão interagindo e focando sua atenção em seu site, e mais recentemente, em seu e-mail marketing.
Por meio de ferramentas você consegue saber onde as pessoas mais olham para suas campanhas.
Uma informação valiosa na hora de escolher seu template e construir seu layout, não é?
Uma ferramenta que faz esse tipo de análise é a Visual Web Optimizer. Ela mostra onde os usuários estão clicando mais e onde estão navegando mais com o ponteiro do mouse.
Como acabamos de ver, o e-mail marketing é uma estratégia muito completa de interação com o cliente e de apresentação de serviços e produtos.
Esperamos que com esse breve guia, você tenha em mãos informações suficientes para seguir sua campanha e melhorar seus indicadores. Bom trabalho!
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