No mundo digital de hoje, as pessoas recebem uma quantidade significativa de informações diariamente. As organizações competem pela atenção de seu público alvo utilizando diversos tipos e estratégias de comunicação visual.
A comunicação visual estratégica, apoiada por fortes elementos visuais, ajuda as empresas a se destacarem, estabelecerem conexões emocionais rápidas e facilitam a compreensão de seu público alvo através de conceitos e palavras em uma comunicação visual sólida.
A comunicação visual combina visualização de dados e design gráfico para fornecer informações de uma forma atraente. Ela também usa vários elementos visuais para desenvolver uma história e vários formatos para atingir o seu público.
A importância da comunicação visual para as empresas
O constante crescimento do conteúdo digital resultou em períodos mais curtos para investir no crescimento de sua marca. Destacar-se no concorrido mercado digital de hoje é cada vez mais difícil, mas também cada vez mais crucial para as empresas. O papel da comunicação visual nunca foi tão importante, com pesquisas sugerindo que as pessoas se conectem e se lembrem das mensagens de maneira mais eficaz quando as imagens acompanham as palavras.
A pandemia COVID-19, que alterou para sempre como e onde os funcionários trabalham e como as pessoas fazem compras, ampliou ainda mais a necessidade de uma comunicação visual estratégica e de sucesso.
Organizações que anteriormente dependiam de interações tradicionais face a face com seus funcionários, clientes, parceiros e outros públicos tiveram que se adaptar rapidamente para se comunicar com eles por meio de canais digitais.
Os elementos básicos da comunicação visual, incluem: vídeo, imagens e gráficos que acompanham com sucesso sua estratégia de comunicação visual, ajudam a alavancar a sua empresa para informar, inspirar e motivar o público.
Os recursos visuais criam efetivamente uma resposta emocional, o que é importante, pois as emoções são a base de até 80% das decisões de uma pessoa. As organizações que oferecem comunicação visual coesa e centrada no público, podem construir sobre essas conexões emocionais para estabelecer confiança, incentivar a lealdade e moldar experiências de marca positivas para públicos diversos e globais.
Elementos básicos da comunicação visual
A comunicação visual é o uso de imagens, símbolos, animação, vídeo, infográficos e outros componentes para transmitir uma mensagem ao seu público alvo. Por exemplo, as animações do quadro branco fornecem um componente cativante para mensagens de marketing que não seriam tão atraentes de outra forma. O vídeo animado é mais um elemento da comunicação visual, em que as animações são essenciais para os aspectos verbais e textuais da história.
A diferença entre comunicação visual e design
O design compreende apenas uma parte da disciplina mais ampla de comunicação visual. Esses profissionais normalmente usam elementos de comunicação visual para criar designs que entreguem mensagens ao público-alvo.
O design visual se concentra principalmente nos aspectos técnicos e criativos, como hierarquia, agrupamento e sequência de elementos visuais. A comunicação visual, por outro lado, se preocupa com o quadro geral, utilizando outros processos e métodos para transmitir a mensagem pretendida de forma mais eficaz.
Componentes da Comunicação Visual
Use esses elementos para criar conteúdo visual poderoso e atraente para impulsionar a comunicação visual que pode transformar seu negócio.
Cor
A cor tem um efeito significativo em termos de influência nas decisões de compra. A psicologia da cor é uma das áreas mais intrigantes do marketing, e foi determinado que quase 85% dos consumidores são compelidos a fazer compras com base na cor de um produto.
Por exemplo, dados dois produtos semelhantes, a maioria dos consumidores prefere comprar um modelo azul do que um vermelho devido à sensação de conforto que a cor produz.
Posição
O uso eficaz do posicionamento ajuda a estabelecer a relação entre as imagens e os elementos gráficos e indica seu grau de importância. Os comunicadores visuais normalmente colocam os elementos mais importantes em uma posição de destaque de uma página, com outros elementos servindo de suporte e papéis complementares.
O posicionamento também ajuda a direcionar o visualizador para as diferentes seções de uma página, permitindo que ele siga uma narrativa ou fluxo de informações na sequência adequada.
Textura
A textura pode comunicar muito mais informações do que a maioria das pessoas pensaria. Quando usadas em imagens de infográfico, as texturas ásperas podem sugerir uma sensação mais rústica, enquanto uma textura suave pode inspirar uma sensação de conforto ou humanidade.
Tamanho
Junto com a posição, o tamanho também pode estabelecer o grau de importância dos elementos básicos da comunicação visual. O uso estratégico do tamanho pode ser especialmente eficaz com infográficos, em que elementos maiores chamam mais atenção do que elementos menores.
Claro, a necessidade de enfatizar certos elementos não deve vir à custa do equilíbrio e do fluxo visual ideal. Tornar o infográfico maior oferece espaço suficiente para tornar elementos importantes mais proeminentes sem bagunçar a imagem.
Orientação
A orientação se refere à posição ou direção de um elemento visual em relação aos outros elementos da página. A forma como um determinado elemento é orientado contribui para a simetria de todo o design. A orientação adequada também pode evitar confusão e tornar mais fácil para os visualizadores entenderem a mensagem de um gráfico.
Forma
A forma de um elemento visual pode comunicar uma sensação ou uma mensagem de maneiras que variam do sutil ao dramático. Em termos de comunicação visual, as formas podem ser agrupadas em três categorias: orgânicas, geométricas e abstratas.
As formas orgânicas normalmente não têm lados, ângulos ou linhas retas definidas. Essas formas podem comunicar uma sensação mais casual e humanística, mas também podem ser aleatórias e caóticas.
As formas geométricas têm linhas e ângulos estritamente definidos. Eles podem comunicar modernismo, força e formalidade. Eles também podem transmitir uma sensação de estabilidade e segurança. As formas abstratas podem ser totalmente aleatórias, embora a maioria seja baseada no aspecto mais reconhecível de um objeto ou figura. Elementos abstratos podem dar uma impressão de modernidade ou ludicidade ao serem utilizados nos elementos básicos da comunicação visual.
Tonalidades
As tonalidades se referem à claridade ou escuridão de uma cor. O uso eficaz da tonalidade, pode inspirar diferentes emoções no seu público alvo e dar a um objeto uma aparência tridimensional. Por exemplo, a animação 3D emprega gradientes tonais para fazer as imagens parecerem mais ‘reais’, e são muito utilizadas juntamente com os elementos básicos da comunicação visual.
Elementos de Design Visual
O design visual refere-se ao uso estratégico de diferentes ferramentas e elementos de design para moldar e melhorar a experiência do usuário. Para atingir seus objetivos, os designers visuais normalmente usam ilustrações, fotografias, tipo, espaço, layouts e cores em várias combinações e arranjos.
Figura e contraste do solo
Figura-fundo refere-se às formas, espaço ou formas dentro de uma composição. Em termos mais simples, as figuras são os principais elementos da página, e o fundo é o espaço visual ou ‘ambiente’ onde as figuras são posicionadas. O uso adequado do contraste ajudará a direcionar a atenção do espectador para as figuras importantes, permitindo que se destaquem contra um fundo complementar.
Repetição
A repetição pode ser uma ferramenta muito eficaz para reforçar uma mensagem ou melhorar a recordação. Em alguns casos, no entanto, um único elemento não repetitivo que se destaca de maneira proeminente em uma página pode criar uma impressão ainda mais poderosa e memorável.
Alinhamento e equilíbrio
Equilíbrio e alinhamento podem resultar em uma imagem mais confortável e sugerir estabilidade e segurança. Mas a assimetria também pode ser uma abordagem visual útil, dando ao design uma sensação mais casual e vibrante.
Proximidade
A maioria das pessoas tende a “ver” os elementos posicionados próximos uns dos outros como uma única unidade. A proximidade ajuda a estabelecer as relações dos objetos entre si e direciona o visualizador pelas diferentes áreas da página.
O uso dos elementos básicos da comunicação visual, como podemos observar são fundamentais para a comunicação visual da sua empresa ser utilizada com sucesso, podendo assim alcançar seus objetivos de alcance de público de uma maneira muito mais rápida.