Marketing

Como fazer um infográfico? Dicas, ferramentas, exemplos e mais

Do ponto de vista de alguém que não é designer, aprender como fazer um infográfico pode parecer uma tarefa impossível.

Entretanto, neste artigo vamos te provar que qualquer pessoa é capaz de criar um infográfico que seja atrativo e informativo.

Acompanhe nosso passo a passo, conheça diferentes tipos de infográfico e inspire-se nos nossos exemplos.

Como fazer um infográfico: passo a passo

Para tornar mais fácil a criação desse material tão importante para a sua estratégia, siga o passo a passo de como fazer um infográfico:

  1. Defina o tema do material
  2. Colete os dados e/ou informações
  3. Desenvolva o layout
  4. Crie um design diferenciado

Entenda cada etapa, a seguir.

1. Defina o tema do material

Geralmente um infográfico organiza as informações de um assunto. Podem ser dados de uma pesquisa, um passo a passo para criar algo, ilustração de uma estratégia …

Sua primeira função no processo de como fazer um infográfico é definir a temática do mesmo. 

Se você ainda não sabe o que abordar, lembre-se: ele deve ser um conteúdo relevante para o seu público.

Mas o que é importante para seus clientes ou futuros clientes?

Uma das formas de descobrir isso é usar as ferramentas de SEO que ajudam a encontrar as tendências de buscas dos usuários que fazem parte da persona da sua marca.

Entre essas ferramentas estão:

  • Google Keyword Planner;
  • Google Trends.

Leia também: “15 exemplos de produção de conteúdo para sites e blogs

2. Colete os dados e/ou informações

Vamos imaginar que o tipo de infográfico escolhido infográfico tenha a missão de apresentar dicas de como montar uma mesa para um jantar formal. Aquelas com várias facas, garfos, copos e pratos.

Você vai precisar coletar essas informações para distribui-las no material, correto?

Considere agora que você vai fazer um infográfico sobre as estratégias de marketing digital que são mais usadas por empresas prestadoras de serviço. Você precisará coletar dados sobre:

  • média de ROI em cada ação;
  • percentual de empresas que usam cada plataforma;
  • taxa de engajamento dos usuários;
  • tráfego;
  • geração de leads qualificados;
  • percentual de vendas originadas em cada mídia e mais.

Independente do tipo de infográfico que você deseja criar é preciso ter TODAS as informações em mãos antes de começar a “desenhá-lo”.

Uma forma de tornar o material ainda mais personalizado e exclusivo é coletar seus próprios dados, mas fato é que esse é um trabalho que poucas empresas desejam ter ou podem ter.

Uma solução é usar dados públicos e fazer um compilado de números e informações.

Atenção: não esqueça de citar as fontes!

3. Desenvolva o layout

No processo de aprender como fazer um infográfico muitas pessoas travam aqui. Na fase de representá-lo visualmente.

A primeira coisa a qual você deve se atentar é a organização do fluxo de informações, incluindo o que é mais importante logo no cabeçalho.

Em seguida, vá distribuindo o conteúdo também em ordem de prioridade e relevância.

Você também pode usar algumas técnicas de distribuição de conteúdo para direcionar a leitura e o olhar do usuário.

Como fazer um infográfico

Entre as diferentes opções e tipos de infográfico, você pode usar um layout de coluna única para conteúdo com um fluxo linear:

Como fazer um infográfico

Fonte: Everlane.com, Ziploc.com

Use um layout de duas colunas para fazer comparações:

Como fazer um infográfico

Fonte: Mexido de Ideias

Considere usar um layout de várias seções quando a ordem de leitura for menos importante:

Como fazer um infográfico

Fonte: Abridor de Latas

Para definir seu modelo ideal, pense como sua história irá fluir melhor.

4. Crie um design diferenciado

O design é a parte estética do seu infográfico. Não cometa o erro de diminuir a importância desse fator.

É exatamente o design que vai estimular ou não a leitura do seu material.

Nessa etapas de como fazer um infográfico algumas dicas são valiosas, entre elas:

  1. seja criativo na escolha das fontes usadas para títulos, sub-títulos e texto;
  2. se o infográfico tiver dados como porcentagens destaque usando cores e fontes de modelos e tamanhos diferentes;
  3. em infográficos com muito texto, divida-os em tópicos e parágrafos curtos.

Além da organização das informações, alguns elementos extras podem contribuir para um design mais moderno e atrativo em seu infográfico. Para isso acrescente:

  • cores;
  • formas;
  • ícones;
  • ilustrações.
Como fazer um infográfico

Fonte: Venngage

Onde criar um infográfico?

Sim, você pode aprender como fazer um infográfico no Power Point, entretanto existem outras plataformas mais indicadas, como o Canva.

Aprender como fazer um infográfico no Canva é uma maneira mais eficiente de tirar sua ideia da mente e realizá-la, mesmo sendo ser um design profissional.

No vídeo abaixo você recebe algumas dicas bastante práticas de como fazer um infográfico no Canva , que inclui etapas como:

  1. Abra o Canva e faça login ou registre-se para criar uma nova conta gratuita,
  2. Busque pela opção “infográficos”,
  3. Pesquise e selecione um dos templates,
  4. Inicie a distribuição das informações usando os elementos disponíveis pela ferramenta.

Entenda melhor sobre cada etapa, a seguir.

No que tange o aprendizado de como fazer um infográfico com excelente design e layout, sugerimos, que leia – e coloque em prática as dicas – o artigo “Visualização de dados: as melhores ferramentas para criar infográficos”.

Com as ferramentas do artigo indicado, você conseguirá executar todas as dicas de como fazer um infográfico, apresentadas neste material.

Lembre-se, as plataformas são facilitadores da construção do layout e design, mas as informações e a organização são sua responsabilidade.

O que colocar em um infográfico?

Agora que você tem uma visão geral sobre como fazer um infográfico vamos a uma lista resumida, do que esse material deve ter para realmente trazer resultados para a empresa:

  1. Dados relevantes para o público;
  2. Elementos visuais para ilustrar o que está sendo abordado;
  3. Passo a passo didático do que está sendo apresentado;
  4. Fonte legível e em destaque;
  5. Cores contrastantes;
  6. Logomarca ou assinatura da empresa que está oferecendo o material.

Se você chegou até aqui, suas habilidades de design estão muito à frente da maioria. Você agora tem uma boa noção de como fazer um infográfico e tem às mãos todas as ferramentas necessárias para construir seu material.

Tem outras dicas que podem ajudar a deixar nosso artigo mais completo? Compartilhe sua sugestão com a gente nos comentários.

Leia também: Conheça as 30 principais ferramentas de marketing digital que vão agilizar seus resultados.

Ramper é a única plataforma completa de marketing e vendas B2B. Descubra como a prospecção digital, a automação de marketing e a gestão de vendas B2B podem ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores.

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]