Negócios e Gestão

Customer Success: já está inserido nessa realidade?

O Customer Success vai muito além do que um suporte ao cliente no pós-venda.Por isso é muito importante não o menosprezar.

Do que adianta você vender se não mantiver o cliente satisfeito e pagando pelo seu serviçoAs estratégias de pós-venda aplicadas dentro desse conceito de “sucesso do cliente” são o alimento desse relacionamento com o consumidor e o que leva a fidelização.

Está aí uma novidade que pode influenciar diretamente o resultado da sua empresa. Xiii, você nunca ouviu falar em Customer Success? Calma, hoje você vai saber o que é isso.

O que é o Customer Success?

Em linhas gerais, o conceito diz respeito a preocupação que você precisa ter com o sucesso do cliente. É ele que precisa ter resultados para criar confiança. Se ele não vê diferença na vida dele sem você, algo está muito errado. Se ele não tiver retorno nenhum, te pagará pra quê? Acho que você já se convenceu que o Customer Success não é apenas um suporte ao cliente no pós-venda. Se não se convenceu…

Por que devo usar o Customer Success?

Uma frase pra te responder: conquistar um novo cliente é até 7x mais caro do que reter um cliente que já confia na sua empresa. Pronto. Não precisa falar mais nada.

Mas como aplicá-lo?

Primeiro entenda que as estratégias do Customer Success se aplicam a todos os ramos e tamanhos de empresa. Então, não existem desculpas para não usá-las a seu favor. Veja as principais diretrizes:

1) É preciso ter uma pessoa para cuidar do cliente:

Sim, alguém terá que ser um ponto focal para o consumidor, ser a “cara da sua empresa” para ele. Essa pessoa precisa entender bem do mercado e do que é oferecido pela companhia. Um expert.

2) É fundamental acompanhar todo o ciclo de vida do cliente:

Desde o fechamento da venda até a renovação e durante todo esse caminho o cliente precisa ser acompanhado por essa pessoa. Ela será especialista em trazer sucesso para ele, lembre-se disso.

3) É necessário ter interesse genuíno em ajudar:

Ser pró-ativo, antever um problema e ajudar o cliente a evitá-lo já são meio caminho andado para alcançar a fidelização.

4) Tenha as ferramentas certas pra se relacionar:

Além de ter a pessoa certa, também é preciso ter em mãos as ferramentas e recursos certos para fazer esse relacionamento com o cliente se conectar. Vários desses recursos estão embarcados nas novas plataformas de CRM que você pode conhecer aqui.

Até breve!
Daniel Curvello.

Sumário.

Recomendados para você

Inteligência Artificial (IA) tem se tornado cada vez mais essencial para os negócios, e as agências de marketing não estão imunes a essa tendência. Por isso, vamos explorar como as agências podem aplicar IA em campanhas para melhorar a eficiência e os resultados. Neste artigo, vamos compartilhar dicas valiosas da Ramper e da Copybase, duas […]

Apesar da metodologia outbound ser antiga (e feita muitas vezes da maneira errada), o cenário atual do mercado exige inovação e formas diferentes para a geração de leads – uma das principais dores de qualquer negócio. As agências de publicidade estão se rendendo cada vez mais ao modelo híbrido: a aliança entre inbound e outbound […]

Resenha da palestra “Como engajar time de vendas com gamificação” no Ramp Up Tour São Paulo 2018 do Alex Mariano, da Zoho. A implantação de um CRM na área de vendas pode gerar duas situações: o uso religioso ou a falta de engajamento do time quanto a plataforma, tornando todo o processo mais difícil. Essa […]

Artigo escrito por Carlos Moura | Diretor da Superlógica Se você trabalha com assinaturas e pagamentos recorrentes, sabe bem o enorme desafio que é gerir sua empresa e lidar com as particularidades típicas da economia de recorrência. São inúmeras tarefas trabalhosas e operacionais que acabam comprometendo um bom tempo seu e de sua equipe para […]

“A realização resulta de empenhar todo o seu ser. Você trata o trabalho como se fosse algo completamente separado de sua vida pessoal? Ou sua vida pessoal está interferindo no trabalho? Combine-os para se beneficiar ao máximo dos dois. O trabalho pode melhorar a vida pessoal e a vida pessoal pode melhorar o trabalho.” Atualmente […]

Uma das maiores dificuldades de uma empresa está na captação. Por isso, é imprescindível ficar de olho no Custo de Aquisição de Clientes (CAC), uma métrica que mostra o quando se está investindo no esforço de fechar negócio. Então, para te ajudar a entender melhor esses números e como melhorar a performance, na sequência você […]