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Copy para e-mail marketing: o que é, como aplicar e dicas

Todo mundo que utiliza os meios digitais para promover sua marca quer alcançar seu cliente da forma mais assertiva e o e-mail marketing é uma ferramenta importante para isso. No entanto, bolar uma boa copy para e-mail marketing faz toda a diferença na hora de alcançar resultados mais efetivos.

Copy, ou copywriting, é uma técnica usada para criar conteúdos de qualidade e relevância, aplicada, principalmente, em conteúdos que tenham como objetivo fazer o usuário fazer uma ação. Por exemplo, clicar no CTA. 

O copywriting pode ser usado em diferentes tipos de canais, entre eles o e-mail marketing. Além disso, também se adapta bem a todas as etapas do funil de compras

Um bom copy para e-mail marketing tem como objetivo aumentar a taxa de cliques no CTA disponibilizado para o lead.

Se você ainda não conhece muito o que é copywriting, indicamos que assista ao vídeo abaixo, com uma explicação completa sobre conceito e dicas para aplicar a técnica. 

Porque devo me preocupar com a copy para e-mail marketing?

O copywriting em si é uma técnica de organização de texto e escrita que tem como objetivo convencer o leitor a agir. Ou seja, basicamente, podemos dizer que copywriting é uma técnica de escrita persuasiva.

Um bom copywriting para e-mail marketing será o chamariz que vai diferenciar o seu e-mail no meio de tantos outros na caixa de entrada de um cliente. Uma copy bem trabalhada, criativa e chamativa faz toda a diferença na conversão do cliente.

Hoje em dia recebemos emails de vários lugares e só abrimos aqueles que realmente estamos esperando ou que nos chamam atenção. Por isso, se você deseja aumentar sua taxa de abertura, é fundamental caprichar na copy desde a criação do assunto do e-mail

De maneira geral, o copy para e-mail marketing deve responder às seguintes questões:

  1. Qual o objetivo desse e-mail marketing? 
  2. O que eu quero que o cliente faça?
  3. Quais os caminhos que o cliente pode ir (botões)
  4. O que ele vai encontrar em cada um dos cliques possíveis?

Essas são as primeiras preocupações que você tem que ter antes de formular sua copy para e-mail marketing, todas elas vão te mostrar um norte para começar a criar um formato para cada caso.

Todos esses indicativos vão servir para você formular sua estratégia em cada campanha de e-mail. Sem ela, não é possível direcionar o cliente para onde você quer.Por isso, na hora de aplicar técnicas de copy para marketing digital, é tão importante pesquisar o perfil dos seus clientes e criar personas para alcançá-los da melhor forma.

Como escolher a abordagem dos e-mails?

Os três principais aspectos do e-mail marketing são:

  • persona do lead, 
  • CTA, 
  • assunto do e-mail.

Persona do lead

Para que o seu cliente realize a ação que você deseja, ou seja, clique no botão de call to action, é importante que você tenha em mente para quem está falando. 

Entenda quem é a persona para quem você está falando e em qual etapa da jornada de compras ela está. 

Não adianta você mandar um monte de promoções de produtos para os clientes que ainda estão na fase inicial do funil de vendas, realizando pesquisas mais rasas. 

Esse tipo de lead ainda não tem certeza do problema e está pesquisando sobre opções para resolver seu problema ou necessidade. 

CTA

As chamadas para ação nos botões tem que ser sempre no imperativo: Faça! Clique! Cadastre-se agora! 

Assunto do e-mail 

Outra abordagem importante no copy para e-mail marketing é o assunto do e-mail. Aposte em abordagens diretas, mas que dêem um recorte do que será tratado para gerar interesse.

Quando os e-mails são muito misteriosos podem gerar menor taxa de cliques, seja por não querer clicar para descobrir ou por medo de ser spam ou vírus. Por isso, invista em chamadas que atraiam, da mesma forma que você pensa no título.

O título tem que ser o mais atrativo, polêmico ou fantástico possível. Lembre-se que o seu e-mail estará no meio de tantos outros. Logo ele precisa se destacar. 

Então, se você for criar e-mails com conteúdo ou noticiosos é sempre importante se atentar no que está em alta, faça pesquisa de hashtags nas redes sociais para saber quais os assuntos do momento e aposte nisso para manter os clientes de topo de funil interessados em você.

Qual linguagem utilizar na Copy para e-mail Marketing

É sempre interessante que se aplique uma linguagem simples, clara e objetiva para as copys para email marketing. 

Leia e peça a opinião de outras pessoas para ter certeza da clareza de tudo, não mande nada confuso para seu lead.

Outro ponto fundamental é pensar como o seu cliente, faça um contato mais pessoal e faça uma abordagem de acordo com o que você tem de informações do perfil dele. 

Se for mais sério e polido, por exemplo, evite o uso de gírias e linguagem coloquial, mas sem falar feito um robô.

Arrase na criação do seu email marketing: 6 dicas de copy

Se ainda não se sente seguro o suficiente para escrever aquele email marketing matador, confira algumas dicas que preparamos para te ajudar!

1. Personalize sua comunicação

Na hora de escrever seu e-mail, pense nele como uma conversa individual com o lead. Como se estivesse falando com um de cada vez. Acredite, quanto mais segmentada for a sua comunicação, melhor.

Diante disso, vale reforçar que falar de uma maneira mais informal e tratar o lead pelo nome está liberado.

Afinal, quando a comunicação é focada naquele usuário, ele se sente valorizado pela marca e entende que suas dores serão sanadas. 

2. Foque no objetivo e seja direto 

Nada de textos longos dentro de um e-mail marketing. Esqueça isso! 

Se não for o caso do seu e-mail ser uma newsletter com um texto altamente relevante para o usuário, as chances dele não lê-lo até o final são bastante altas.

Por isso é tão importante que seja direto! As informações devem ser comunicadas de alguma forma, mas os textos não precisam ser longos se o seu objetivo é mais promocional do que informativo, por exemplo.

3. Use palavras em negrito

O negrito é um recurso que auxilia no processo de atrair a atenção do usuário para algo específico – como alguma informação que é fundamental que o lead saiba. 

Mas tenha atenção ao usá-lo, tenha moderação e não o utilize em parágrafos inteiros, somente em palavras ou pequenas sentenças relevantes.  Somente dessa maneira você ajudará o usuário a encontrar as partes mais importantes dentro do seu texto mantendo a leitura fluida e agradável.

4. Utilize palavras em caixa alta

PALAVRAS EM CAIXA ALTA CHAMAM A ATENÇÃO DO LEITOR! 

Esse recurso transmite a sensação de que você está gritando em texto com o interlocutor. O que, em certos contextos, pode ser a intenção.

Mas fique atento: assim como negrito, as caixas altas devem ser usadas somente para destacar alguma determinada palavra, que merece maior destaque.

Alguns blogs e canais de comunicação apostam também no uso de cores de destaque no texto.

Utilizar a variação de cor em CTA’s pode funcionar bastante, fazendo referência a um botão. 

5. Faça perguntas para engajar

As perguntas tem o poder de fazer com que o usuário se questione e até mesmo questione aquilo que você está propondo. Então, fazer a pergunta certa, no momento certo, pode instigar seu leitor a pensar e considerar o que você tem a dizer.

Em um e-mail marketing, por exemplo, é possível fazer perguntas em relação a faturamento e números do seu usuários.

Como por exemplo: 

“A marca X realizou Z vendas neste mês.

E a sua somente METADE disso. Você quer descobrir como melhorar seus números já no próximo mês? Então leia esse texto até o final.”

Esse é um exemplo simples de como você pode influenciar seus leitores somente com o poder das palavras.

6. Utilize gatilhos mentais

Gatilhos mentais são nada mais que estímulos e comandos recebidos pelo nosso cérebro por meio de uma mensagem, com a intenção de influenciar uma tomada de decisão. 

Ou seja, são técnicas de persuasão utilizadas para despertar uma emoção no receptor da mensagem. 

Por meio do processo de copywriting é possível que os gatilhos mentais se façam presentes em diversos tipos de mensagens, sejam filmes, propagandas, anúncios, roteiros, etc.

É possível, inclusive, encontrar gatilhos mentais até em embalagens de produtos. A intenção desse recurso é fazer com que o cérebro do indivíduo tome decisões de forma automática.

Diante disso, podemos afirmar que os gatilhos são fundamentais dentro de uma estratégia de e-mail marketing bem sucedida. Eles são essenciais para fazer com que um lead abra um e-mail, impactando diretamente na sua taxa de abertura, ou até mesmo para fazer com que o usuário clique no CTA. 

Os principais gatilhos mentais para e-mail marketing são:

  • escassez
  • urgência
  • prova social
  • curiosidade

Uma outra dica importante para quem está começando a investir em e-mail marketing é acessar nosso checklist gratuito de Como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO”, sem esquecer nenhum detalhe.

Aliás, aqui, é importante reforçar que existem vários tipos de e-mails e cada um tem suas particularidades. Para conhecer alguns modelos, acesse nosso artigo 8 exemplos de e-mails marketing para inspirar sua estratégia”. 

E aí conseguiu entender um pouco mais sobre para que serve a copy para e-mail Marketing? Se ficou alguma dúvida deixe nos comentários. 

Lembre-se de usar uma ferramenta de e-mail marketing para facilitar a segmentação e o envio das campanhas. 

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Sumário.

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