Criar conteúdo para redes sociais é algo sempre desafiador, não importa qual nicho de mercado você esteja inserido todos querem a maior visibilidade possível, daí vem a dúvida: como viralizar no Instagram? Se essa é sua dúvida, leia este artigo até o final!
Quando se trata do Instagram algumas coisas já são de praxe, a rede foi criada para publicação de fotos e vídeos, por isso, as postagem com mais texto normalmente tem desempenho mais baixo devido às diretrizes da rede, mas não é só isso que conta.
Para entender como viralizar no Instagram é necessário saber que só se torna viral quem se torna relevante e isso se deve a vários fatores.
Seja por um assunto muito falado no momento, seja por um tipo de entretenimento ou humor em alta naquele instante, seja por caraterística do público que consome tudo daquele nicho, enfim tudo passa por ser relevante!
O que é Marketing Viral?
Antes das dicas de como viralizar no Instagram, vamos ao básico: o que é o marketing viral?
Essa estratégia consiste em fazer publicações importantes, relevantes e chamativas o suficiente de modo que incentive outras pessoas a compartilhar seu conteúdo.
O mais importante aqui é focar em algo que chame a atenção e tenha uma história por trás de forma a conduzir a pessoa até o que você quer de fato destacar: sua marca ou seu perfil.
Tudo isso de uma forma natural e que impacte quem está vendo sua publicação.
A sua publicação vai viralizar quando conseguir mexer com as emoções de quem está consumindo ela, seja pelo apelo visual, humor ou uma boa tirada que faça com que aquela postagem seja passada adiante várias vezes.
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5 dicas sobre como viralizar no Instagram
Pois bem, agora que você já sabe o que é marketing viral, vamos ao que interessa: as dicas sobre como viralizar no Instagram.
É sempre bom ressaltar que essa rede, assim como outras, são muito dinâmicas e outras métricas podem pesar mais em outros momento, mas essas dicas, no geral, vão te ajudar em busca desse objetivo.
1. Conheça seu público
Um dos pontos fundamentais de toda estratégia de marketing é conhecer o seu público, só assim é possível entregar o que eles querem ver. Por isso essa etapa é algo que vai ajudar demais a viralizar suas publicações.
Para fazer isso, faça testes com diversos formatos e tipos de publicações diferentes para ver a resposta do seu público a cada postagem.
Cada público tem um tipo de reação e aceitação a algum tipo de publicação, por isso, pesquise o que outros perfis semelhantes vem fazendo para se inspirar (nada de cópia) na hora de criar.
Faça teste com todos os formatos aceitos pela plataforma:
- Story,
- Foto,
- vídeo,
- carrossel,
- IGTV,
- memes,
- frases e tudo mais que for possível até encontrar o que mais se encaixa com seu público.
2. Incentive a interação
Em quase todas as estratégias de marketing digital o ideal é que sempre tenha um CTA ou call to action para incentivar a interação e fazer com que quem está consumindo aquele conteúdo faça algo após absorvê-lo.
Uma forma boa de usar isso no Instagram é através dos Stories, por ali existem algumas formas de interagir como enquetes e perguntas que, além de movimentarem a página, podem servir como uma forma de avaliar os conteúdos que geram maior engajamento.
Nas publicações de feed é interessante sempre incentivar o seu público a comentar a postagem, e se for uma postagem patrocinada incentive que o usuário clique no botão que levará a pessoa a mais conteúdos ou a uma interação direta com você.
3. Crie conteúdo relevante ao seu público
Um dos pontos fundamentais para entender como viralizar no Instagram é entender o que o seu público gosta e investir na criação de postagens criativas e autênticas baseadas nesses filtros.
De nada adianta você apenas seguir tendências do momento se o seu público não tiver interesse naquele conteúdo. Por mais que existam assuntos que viralizam independente do público é preciso saber como é a recepção do seu nicho para que uma postagem flope ou pior, que acabe pegando mal no seu meio.
4. Seja autêntico
Só se destaca e viraliza no Instagram de fato aqueles que têm características próprias e marcantes, por mais que determinados assuntos possam gerar muito alcance por serem algo muito comentado ou valorizado, para se destacar é preciso ter uma assinatura distinta.
A primeira regra aqui é sempre “vender” apenas o que você realmente é ou que seu produto vai de fato entregar, por isso, busque destacar os valores, lutas e bandeiras que você quer levantar para ter uma cara autêntica na rede e não se perder no meio de tantos perfis similares.
5. Fique atento as hashtags
A utilização da hashtag nas postagens é algo que cola um selo na sua publicação e se você ainda não usa está perdendo tempo e alcance!
Em média, a ação de usar uma única hashtag na sua postagem aumenta em média 12,6% a mais.
No entanto é preciso usá-las com cuidado, isso porque elas são muito utilizadas na aba explorar, por isso, são uma forma de usuários encontrarem conteúdos através dessas tags, algo parecido com as palavras-chave nas pesquisas do Google.
Sempre que você emprega uma hashtag em uma publicação, você está dizendo que algo na sua postagem tem a ver com aquela palavra, por isso, usar de mais no geral faz com que você perca alcance por ser pouco específico, então selecione-as com cautela.
Existem dois programas interessantes para escolher e planejar quais hashtags utilizar nas suas publicações: Tag It e Magnif. Ambas mostram quais tags estão em alta no momento, o que facilita na hora de escolher as melhores.
E aí conseguiu entender um pouco mais sobre como viralizar no Instagram? Sabemos que criar conteúdos variados e com qualidade não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se tem diversas outras estratégias de marketing digital em andamento, não é mesmo?
Por isso, a Ramper trás algumas boas soluções de automatização de marketing para agilizar os processos para que você possa focar na criação dos melhores e mais eficazes conteúdos.
Em 2019 o Ramper Marketing, solução da Ramper, foi eleito a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral.
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