Você sabe como usar o Ubersuggest para fazer pesquisa de palavras-chave?
Quem trabalha com marketing digital conhece a importância das técnicas de SEO e, especialmente, do bom uso das palavras-chave.
Existem diversas ferramentas que auxiliam agências e profissionais da área a realizar uma análise dos termos de pesquisa e identificar aqueles que têm mais chances de trazer bons resultados e melhorar o posicionamento de uma página junto aos mecanismos de busca.
Embora muita gente utilize ferramentas como o Google Keyword Planner ou SEMRush, nós vamos falar de outra solução que vem fazendo bastante barulho: o Ubersuggest.
Desde 2018, quando foi adquirida por Neil Patel, um dos maiores nomes do marketing digital em todo o mundo, a Ubersuggest passou por diversas reformulações e se tornou uma das ferramentas mais completas para a gestão de palavras-chave.
Por isso, neste post vamos ver um pouco mais sobre a plataforma e aprender como usar o Ubersuggest. Acompanhe!
O que é o Ubersuggest?
O Ubersuggest é uma ferramenta para pesquisa e análise de palavras-chave. Totalmente gratuita, a plataforma permite ao usuário definir os melhores termos para alcançar melhores resultados de uma página tanto na busca orgânica quanto em anúncios pagos.
Após a aquisição por Neil Patel, a ferramenta mudou completamente e passou a agregar o que havia de melhor nas principais ferramentas do mercado, reunindo, por exemplo, as melhores funcionalidade do Google Keyword Planner e do Google Suggest.
Com isso, o Ubersuggest se tornou uma das plataformas mais completas na internet, permitindo ao usuário uma visão ampla sobre a palavra-chave pesquisada.
Dentre as principais funcionalidades, destacam-se:
- Visão geral: métricas como volume de busca, interesse e custo para links patrocinados.
- Sugestões: ideias e sugestões de palavras-chave relacionadas ao termo pesquisado, comparando as principais métricas e resultados.
- Nível de dificuldade: mostra as chances de alcançar bons resultados em SEO e também para estratégias de PPC (pay-per-click).
- Ideias de conteúdo.
Como usar o Ubersuggest: passo a passo
O Ubersuggest é uma ferramenta bastante simples e intuitiva. Basta acessar o site, digitar uma palavra-chave ou URL do seu interesse e pronto. Em poucos cliques é possível ter acesso às principais métricas relacionadas a um termo ou a uma página.
Vamos agora detalhar cada passo de como usar o Ubersuggest:
Pesquise uma palavra-chave
O site é bem direto e sem segredo. Ao acessá-lo, a página oferece logo de cara uma barra de pesquisa para palavras-chave ou domínios.
Esta é a tela inicial:
Para exemplificar como usar o Ubersuggest, vamos utilizar a palavra-chave “cerveja artesanal”. Após clicar em “buscar”, teremos a seguinte tela:
Na parte de cima, a plataforma já informa as principais métricas relacionadas ao termo buscado. No caso da palavra-chave que escolhemos, podemos ver que ela tem, em média, 27.100 buscas mensais, número que, de acordo com o gráfico logo abaixo, vem se mantendo nos últimos meses.
Além disso, o Ubersuggest mostra a dificuldade para ranqueamento orgânico, para anúncios e quanto custaria cada clique em um link patrocinado com o termo que escolhemos.
É possível notar que a ferramenta utiliza um esquema de cores para ressaltar certas informações. Neste exemplo, o volume de busca é bastante alto, fator enfatizado pela etiqueta verde ao lado.
Veja novas ideias de palavras-chave
Rolando a página um pouco para baixo, surge a seguinte tela:
Além de mostrar as principais métricas para a palavra-chave pesquisada, o Ubersuggest apresenta também outras ideias de termos relacionados à pesquisa original, mostrando as mesmas informações para cada uma delas: volume mensal, custo por clique, dificuldade paga e dificuldade de SEO.
No nosso exemplo, podemos ver que “cerveja artesanal” é, disparado, a palavra-chave com maior volume de buscas, além de ser o termo que menos paga por clique em links patrocinados.
Por sua vez, “como fazer cerveja artesanal” possui um dificuldade de SEO bem mais baixa e ainda assim apresenta uma quantidade bastante considerável de pesquisas mensais.
Ao clicar em “ver todas as ideias”, na parte inferior, a pesquisa aprofunda-se ainda mais e chegamos à seguinte tela:
Repare que, ao todo, são 412 ideais de palavras-chave relacionadas ao termo pesquisado. Ao clicar em cada uma das sugestões, tem-se acesso, no menu lateral, às principais URLs que utilizam a palavra-chave em questão, bem como as principais métricas de cada uma delas.
Aplique filtros e delimite a pesquisa
Ao clicar na opção “filtros”, chegamos a:
Vale apontar que, para ter acesso aos filtros de pesquisa, é preciso fazer login com uma conta Google.
Nessa página, é possível delimitar a pesquisa de acordo com uma série de parâmetros, como:
- Definir a dificuldade de PPC;
- Definir a dificuldade de SEO;
- Definir custo por clique;
- Definir volume de busca;
- Excluir palavras-chave que não podem aparecer;
- Incluir palavras-chave que devem aparecer.
Vamos supor que, no final, a palavra-chave escolhida tenha sido “como fazer cerveja artesanal”. Além de ser um termo de pesquisa mais específico, trata-se de uma keyword interessante, uma vez que ela também vai ranquear em buscar por ‘”cerveja artesanal”.
Tenha acesso a ideias de conteúdo
Uma vez selecionada a nova palavra-chave, podemos clicar no “ideais de conteúdo”, opção disponível no menu fixo à esquerda. Assim, veremos a seguinte tela:
Nesta funcionalidade, o Ubersuggest traz informações interessantes sobre as principais páginas que utilizam o termo escolhida, mostrando não apenas a estimativa de visitas mensais (tráfego orgânico), como a quantidade de backlinks que recebeu e os compartilhamentos no Facebook e no Pinterest.
Faça análises de domínio
Por fim, uma nova funcionalidade adicionada recentemente chama-se Visão Geral do Domínio. Basta digitar uma URL qualquer para ter acesso às principais métricas do site.
Para seguirmos nosso exemplo, escolhemos o site da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal. Veja:
Mas não é só isso: ao rolar a página para baixo, é possível visualizar o ranking de palavras-chave orgânicas, as principais páginas do site na busca orgânica, as palavras-chave de SEO, além de ter acesso a todos os backlinks que remetem à página e muito mais.
Conclusão
A possibilidade de realizar a gestão de palavras-chave, receber insights e poder ter acesso às principais métricas de diferentes domínios é fundamental para direcionar as estratégias de SEO e melhorar os resultados do site da sua empresa. Por isso, para quem trabalha na área, fica difícil dispensar uma ferramenta tão completa como essa — ainda mais inteiramente gratuita.
Esperamos que você tenha tirado todas as suas dúvidas sobre como usar o Ubersuggest.
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