Independente do tamanho ou área de atuação do negócio, é preciso prospectar leads. O fato é que já há muito tempo não é mais possível ficar esperando passivamente que os consumidores encontrem sua empresa para comprar fios e cabos elétricos, por exemplo.
É preciso elaborar estratégias adequadas ao seu modelo de negócio e público alvo para atrair consumidores e mais do que isso, após converter seus leads é preciso fidelizá-los.
Para ajudar você a pensar em estratégias de prospecção e fidelização de clientes, elaboramos este artigo. Siga a leitura e descubra o que você deve fazer.
Prospecção, o que é e como fazer?
Prospectar leads nada mais é do que atrair e gerar interesse no público alvo pelo seu negócio com o objetivo de vender projeto de instalações elétricas, se esse for seu serviço. Ou seja, a empresa deve olhar para o mercado, identificar quem é seu cliente ideal e elaborar estratégias que impactem essas pessoas.
Há inúmeras estratégias de prospecção possíveis, portanto abordaremos aqui as diferenças de maneira ampla para que você possa avaliar o que melhor se enquadra para sua empresa.
1. Prospecção ativa
Como o nome sugere, é ir ativamente em busca do cliente, através dos meios disponíveis e mais adequados. Pode ser através de telemarketing, campanhas de anúncios (TV, rádio, jornal e online) ou até mesmo com a tradicional distribuição de panfletos.
Neste ponto é fundamental haver o entendimento sobre o perfil do público alvo e utilizar as estratégias mais adequadas para ele. Se sua empresa identificou que seu cliente ideal tem um perfil mais tecnológico, está sempre conectado, é fácil prever que anúncios online darão melhores resultados.
2. Prospecção passiva
Parece contraditório, mas é possível prospectar leads sem ir atrás deles ativamente, essa estratégia é muito utilizada, inclusive. Consiste basicamente em criar um conteúdo que seja tão relevante a ponto de atrair o consumidor.
Vamos supor que uma empresa que ofereça soluções de preservação ambiental e sustentabilidade tenha um blog onde produza conteúdos informativos que envolvam seus serviços. Quem pesquisar online sobre opções de pote biodegradável certamente será atraído por esse conteúdo e pode tornar-se consumidor.
Por ser o próprio consumidor que está buscando ativamente por informações é muito provável que ele esteja pronto para compra, por isso essa estratégia é uma importante ferramenta de captação e conversão de leads.
Como fidelizar os clientes?
Vencida a etapa de prospecção, é preciso trabalhar ativamente para manter os clientes ativos e fidelizados. Dar atenção para esse aspecto é tão importante quanto para a prospecção em si, isso porque independente da estratégia utilizada a empresa realiza um investimento para captar clientes.
A fidelização é uma forma de aumentar o retorno sobre esse investimento realizado. E nesse ponto, novamente há uma grande diversidade de abordagens que podem ser utilizadas para fidelizar clientes, vai depender do seu modelo de negócio e do perfil dos consumidores.
Assim como para a captação, o principal ponto para ser assertivo na fidelização de clientes é conhecê-los. Você pode elaborar programas que ofereçam descontos progressivos de acordo com o volume de compras, por exemplo uma empresa do ramo alimentício que constantemente compra lacre de segurança, ou então benefícios exclusivos para clientes recorrentes.
É preciso avaliar quais ferramentas seu produto ou serviço permitem aplicar e quais são as estratégias que irão gerar mais impacto nos seus consumidores.
Percebemos que o ponto chave para captar e fidelizar leads é através do conhecimento do seu público alvo. Portanto é importante investir em pesquisas para conhecer o consumidor, assim é possível elaborar estratégias que de fato gerem impacto positivo.