Quando você está tentando descobrir como montar uma agência de marketing digital você precisa de uma estratégia sólida para o sucesso desde o início.
Para que você comece com o pé direito, a seguir listamos 7 etapas essenciais de como montar uma agência de marketing digital:
- construa seu conhecimento pessoal;
- defina seu modelo de negócios;
- encontre o seu nicho;
- construa uma equipe de especialistas;
- otimize tudo para pesquisa;
- seja social;
- concentre-se na geração de leads.
Como montar uma agência de marketing digital
E ai? Preparado para aprender como montar uma agência de marketing?
Nosso guia reúne informações práticas para tornar o processo mais simples e eficaz.
Nossas dicas vão desde as formas de recebimento que você pode oferecer, os profissionais que você deve considerar contratar e o tipo de serviço a ser oferecido.
Confira! E deixe seu comentário para sabermos o que achou!
1. Seja um especialista
Se você pretende investir no marketing, aprendendo como montar uma empresa de marketing digital, você precisa se tornar um especialista digital.
Como você verá nesse artigo, existe empresas especializadas em apenas um nicho do marketing, como por exemplo SEO ou links patrocinados.
Entretanto, mesmo que essa seja sua escolha, você como líder de uma agência precisa ter uma base de conhecimento geral para indicar aos seus clientes estratégias de apoio de acordo com cada objetivo apresentado.
Além de dominar o que há de mais novo nas estratégias de marketing e saber operar as ferramentas de divulgação, gestores de marketing também devem dominar outras habilidades como a gestão financeira e gestão de pessoas.
2. Defina como cobrar de seus clientes
Como cobrar por uma consultoria de marketing digital é uma das principais dúvidas de quem está buscando informações sobre como montar uma agência de marketing digital.
Essa definição é importante, pois, faz parte do seu modelo de negócios.
O modelo mais comum entre as agências é o Fee mensal. Ele também é o mais indicado para projetos de médio a longo prazo.
O fee mensal é uma taxa fixa que garante a execução das tarefas e o pagamento do cliente.
Algumas agências, entretanto, fazem a cobrança por hora, o que é mais comum em projetos pontuais como o lançamento de um novo produto ou o desenvolvimento de um site, por exemplo.
Há também as agências que recebem por participação nos lucros de acordo com o retorno que ela traz para o cliente. Esse retorno pode ser difícil de medir por isso o modelo é menos usado.
3. Defina o serviço que você irá oferecer
Como falamos acima, com o crescimento do mercado de marketing digital e com mais estratégias surgindo, algumas empresas resolveram se especializar.
A especialização nem sempre está relacionado ao tipo de estratégico mas ao nicho de mercado que será atendido, por exemplo, marketing esportivo, marketing de moda, gastronômico, entre outros.
Essa divisão pode te colocar em evidencia no mercado e atrair clientes interessados em sua especialização.
4. Monte uma equipe
Se você está se perguntando como montar uma agência de marketing digital, é provável que esteja pensando montar uma equipe especializada.
Identifique as necessidades da sua agência e faça as contrações de acordo com elas e com seus objetivos estratégicos.
Lembre-se que para atender mais clientes você vai precisar de mão de obra especializada.
Esteja preparado. Pode ser difícil treinar uma equipe 100% nova depois de fechar um contrato grande.
Entre os cargos que podem ser estratégicos para seu negócio.
Profissional de planejamento
Alguém precisa ser a pessoa que vai reunir os objetivos dos seus clientes e pensar de maneira global. Entre as funções de um profissional desse setor estão:
- criação de planos de ação;
- definição de canais de distribuição;
- verba (definido em parceria com o cliente) e mais.
Leia também: [TUDO SOBRE] Quanto uma empresa deve investir em marketing
Redator
A produção de conteúdo relevante precisa de um redator realmente bom no que faz.
Esse profissional também pode ser conhecido como copywritter, pois domina as técnicas de copywritting.
Designer gráfico
O marketing digital é feito de texto e imagem. Com um designer gráfico sua empresa poderá contar com alguém que é especialista em compartilhar informações por meio de imagens. Além de anúncios o designer também:
- diagrama ebooks;
- cria publicações para redes sociais;
- insere elementos em anúncios;
- organiza elementos do e-mail marketing e mais.
Especialista em compra de mídia
Links patrocinados mexem diretamente com o dinheiro do seu cliente e qualquer erro pode ser um desastre para a campanha e para a imagem da sua agência.
É por isso que você precisa contar com um profissional que saiba operar as ferramentas de anúncio, planejar e analisar os resultados das campanhas.
Ele também deve se capaz propor melhorias e otimizações ao longo das campanhas para melhores resultados de retorno sobre investimento.
SEO
10 em cada 10 clientes querem ter o site da empresa aparecendo nas primeiras posições do Google.
Investir em um profissional de SEO fará com que sua agência entregue muito mais tráfego para o site sem depender, exclusivamente, das ações de compra de mídia.
Tudo isso amplia a taxa de conversão e o ROI das campanhas!
5. Encontre as ferramentas de marketing certas
Muitas plataformas, estratégias e táticas de marketing surgiram e transformaram a comunicação entre cliente e empresa.
Para vencer no mercado competitivo e ser capaz de chamar a atenção de seus prospects, você precisa ter ao seu lado ferramentas para agências de marketing digital.
Sem essas plataformas será impossível gerenciar usuários, leads, oportunidades de negócios e clientes.
Por isso, encontrar os sistemas que vão ser seus parceiros, é tão importante dentro das etapas de como montar uma agência de marketing digital
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