Marketing

Como gerar leads?

Como gerar leads é uma parte fundamental do processo de Marketing Digital da sua empresa. Neste conteúdo, traremos os recursos fundamentais para isto.

Quando você se pergunta como vender na internet, está se perguntando sobre como encontrar os seus potenciais clientes no mundo digital. Basicamente, a métrica principal de retorno sobre investimento em Marketing Digital, o que informalmente costumamos chamar de ROAS (return on adversiting spend, ou retorno sobre investimento publicitário, em português), é a geração de leads.

Gerar leads no dia de hoje é uma tarefa mais do que importante, tornou-se, na verdade, essencial. Com um mercado cada vez mais competitivo, é muito importante que tratemos da forma correta a única coisa que trás vendas: clientes. Um dos principais desafios das pequenas e médias empresas com a internet é conseguir mover os clientes concentrados em empresas grandes e bem estabilizados no mercado para a sua própria empresa. Mas, afinal, o que é um lead?

Um lead nada mais é do que uma pessoa ou empresa que possui algum potencial interesse em adquirir seu produto ou serviço. Ou seja, novos leads são novos potenciais clientes. Trabalhar com potenciais clientes torna o processo de venda muito mais simples e preciso, onde, sendo maior a quantidade de potenciais clientes trabalhados, maior será a quantidade de venda.

Mas trazer leads para sua empresa não é um processo tão simples, e normalmente exige recursos adicionais para que você tenha as ferramentas em mão na hora de atrair o seu perfil de cliente.

Software de automação

Os softwares de automação são ferramentas poderosíssimas para atrair e engajar leads, funcionando em um cenário ideal: eles são capazes de gerar landing pages para a conversão e trabalhar com esses leads de forma direta através de fluxos de automação, e-mail marketing e mais.

Landing Pages

As Landing Pages são, hoje, um recurso extremamente necessário. Elas são, basicamente, páginas objetivas tratando de um certo conteúdo que possuem um formulário de conversão atrativo para que, assim que o lead se registrar, receber uma recompensa que o interessa. Se fazem muito necessárias pela taxa de conversão que esse recurso possui.

E-mail Marketing

O E-mail Marketing nada mais é do que um e-mail disparado para uma base de leads. O que importa dentro desse recurso, na verdade, é a forma em que ele é usado: pensando sempre em um possível call-to-action (ou chamada para ação) em que o lead possa entrar no seu site, acessar um conteúdo exclusivo ou até mesmo ir para uma página de desconto.

Fluxos de automação

Os fluxos de automação são um recurso importantíssimo para que possamos chegar na etapa de venda com um lead: eles nutrem os leads através de e-mails configurados pela automação, seguindo uma estratégia precisa que retira o lead da fase de reconhecimento da solução e o move até o momento da compra do seu produto.

Recursos do Marketing Digital

O Marketing Digital possui uma ampla quantidade de recursos em que o foco é a atração e conversão de leads, onde, basicamente, tudo gira em torno de um fator: conteúdos de qualidade. A produção de conteúdos de qualidade é o que motiva seu potencial cliente a estudar a solução que você propõe, convencendo-se, assim, que o seu produto é o melhor para ela. Falaremos agora sobre os principais recursos do Marketing Digital que não exigem um software para serem realizados.

SEO

O SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização dos mecanismos de busca) é um conjunto de técnicas, conhecimentos e estratégias para fazer o ranqueamento de um link nos mecanismos de busca. Ele é uma máquina de conversão de leads orgânica, ou seja, não se paga por ela. Aparecer na primeira página do Google é uma tarefa árdua, mas que traz muitos benefícios, pois 40% de todo o tráfego gerado por buscas do mundo se encontram nas primeiras páginas do Google.

O gráfico acima mostra o potencial do SEO e o Marketing de conteúdo relevante ao longo do tempo, onde a geração de leads aumenta exponencialmente e o custo por leads diminui da mesma forma.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é a inteligência por trás de toda a lógica do funil de vendas do Marketing de uma empresa. Ele é caracterizado como o Marketing de atração, onde procuramos atrair o lead de forma “passiva” até a nossa empresa com estratégias de Marketing efetivas.

Um lead, normalmente, passa por três estágios: o reconhecimento de compra (o que chamamos de topo de funil), a procura da solução (meio de funil) e o interesse de compra (fundo de funil). O Inbound Marketing caracteriza todos os recursos que serão necessários em cada fase do funil de vendas, alinhando todos eles de forma com que se conversem e afunilem o lead de etapa em etapa.

Redes sociais

As redes sociais são, analiticamente falando, o antro de entretenimento de qualquer pessoa que utiliza a internet. Ali, estão pessoas de todos os tipos: buscando reconhecer seu problema, reconhecer a solução e comprar a solução. O importante ao utilizar as redes sociais como uma ferramenta é entender que, quanto mais humanizada a sua comunicação com o seu público-alvo, mais reais serão os engajamentos e maiores serão a quantidade de vendas.

As redes sociais têm um recurso importante: a atenção de qualquer público. Trabalhar com elas, utilizando o Inbound Marketing, é mais do que necessário no processo de geração de leads, pois, dessa forma, os leads virão até você reconhecendo um problema e buscando a sua solução.

Além disso, as redes sociais têm uma característica em específico: o seu público-alvo tem um gosto e um padrão ao consumir algumas específicas redes sociais. Por exemplo, no Linkedin trabalhamos com negócios e ideias, e, por isso, não é interessante divulgar bolos como um produto. Para ofertas mais visuais, o Instagram é a rede social certa. A ideia é analisar a especificidade de cada público de cada rede social, e entender qual o produto correto a se divulgar naquela rede social em específico.

Como gerar leads utilizando esses recursos?

Mas como gerar leads utilizando os recursos citados? Utilizar os processos do funil de vendas combinados com o Inbound Marketing e os softwares de automação da forma correta trarão aumento certeiro dos leads dentro da sua empresa. O ideal é que você entenda a realidade do negócio e quem é o seu público-alvo na hora de elaborar as estratégias e comunicações com cada um desses recursos.

Além disso, fazer projetos de SEO e desenvolver as redes sociais da sua empresa sempre utilizando as estratégias de Marketing de conteúdo com o Inbound Marketing irão trazer o reconhecimento da sua marca e a conexão pessoal do seu público-alvo para com ela. Ao lançar mão de todos esses recursos de maneira sincronizada, os leads virão até você como uma nova oportunidade de negócio.

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Confira como funciona a ferramenta de automação de e-mail marketing da LAHAR, no vídeo abaixo e entre em contato para saber o que podemos fazer pela sua empresa. 

Sumário.

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