As redes sociais fazem parte do conjunto de estratégias usadas na primeira etapa do Inbound Marketing: a atração. Entretanto, neste artigo você vai descobrir como elas podem ser relevantes para outras fases do funil de vendas, como a de conversão. Aqui vamos ver, afinal, como captar leads pelo Facebook.
Existem alguns caminhos para gerar leads no Facebook, alguns são pagos (por meio do Facebook Ads) e outros gratuitos.
Independente do caminho que você escolher, o importante ao implementar uma estratégia de captura de leads no Facebook é se preocupar:
- com a segmentação de clientes;
- em criar uma oferta de valor.
Ao seguir essas duas premissas sua empresa poderá usar a maior rede social do mundo para conquistar um maior volume de leads para das continuidade às suas estratégias.
Dito isso, seguimos este artigo sobre como captar leads pelo Facebook. Vamos dividi-lo em duas etapas:
- como gerar lead por meio do Facebook Leads Ads;
- boas práticas para gerar leads em ações pagas ou gratuitas.
Acompanhe!
Leia mais em: Como anunciar no Facebook e obter grandes resultados
Como captar leads pelo Facebook Leads Ads?
O Facebook Ads criou uma opção de anúncio que tem como objetivo a geração de leads: estamos falando do Facebook Leads Ads.
Por meio dessa ferramenta você poderá captar leads sem que o usuário da rede social precise deixar a plataforma. Isso é uma vantagem porque oferece uma boa experiência para o usuário e aumenta a taxa de conversão.
Resultado? Uma base de leads mais robusta.
É possível criar uma campanha de Facebook Leads Ads para dispositivos mobile ou para PC, o que amplia suas possibilidades de captar os contatos que estejam alinhas a sua persona.
Lembre-se entretanto que para isso será necessário, assim como em outras campanhas de Facebook Ads, segmentar o perfil do público que deseja atingir.
Você pode fazer uma campanha para gerar leads pelo Facebook que leve o usuário para uma página externa, como uma landing page, por exemplo. Mas, lembre-se! Caso essa campanha vise atingir usuários mobile, talvez seja mais interessante mantê-los dentro do Facebook do que correr o risco de oferecer uma página que demora a carregar ou que não é responsiva.
Para usar o Facebook Leads Ads para captar leads, siga o passo a passo:
- acesse a plataforma de anúncios do Facebook;
- clique em “Campanha”;
- selecione o objetivo “Geração de Cadastros”;
- configure o conjunto de anúncios para Leads e/ou Clique no link;
- crie o formulário (existem algumas opções pré-definidas ou você pode montar um do zero).
Também é possível optar por um segmento de público de remarketing ou “look a like”. Para fazer isso, será necessário ter um pixel do Facebook em suas páginas estratégicas. Se você não sabe o que é pixel e como ele pode ajudar nas suas campanhas de anúncios pagos, te convidamos a acessar nosso artigo exclusivo: Pixel do Facebook: o que é, para que serve e como instalar?
A seguir, indicamos um vídeo que mostra o passo a passo de como captar leads pelo Facebook usando o modelo de anúncio Facebook Leads Ads. Vale a pena acompanhar!
Como gerar leads pelo Facebook sem fazer anúncio?
Antes, entretanto, é importante que você saiba que é possível gerar lead pelo Facebook sem investir em anúncios. Uma das formas de fazer isso é :
- criar um post,
- inserir um link para uma página com formulário,
- publicar o conteúdo em sua página.
Lembre-se de deixar claro os benefícios de se cadastrar. Afinal o que o usuário irá receber em troca do compartilhamento de suas informações?
Algumas opções de ofertas de valor são:
- descontos,
- material rico como acesso a ebooks e tutoriais,
- brindes,
- convite para evento gratuito,
- ofertas exclusivas e mais.
Agora que você já sabe como captar leads pelo Facebook Lead Ads é hora de seguir para as dicas de boas práticas para melhorar seus resultados.
Dicas para otimizar a captura de leads no Facebook
Agora que você já sabe como captar leads pelo Facebook com anúncios ou organicamente, seguimos para as dicas de como otimizar suas campanhas para ter melhor retorno:
- Atenção para a segmentação correta
- Crie uma oferta atraente
- Produza conteúdo relevante
- Acompanhe os resultados
1. Atenção para a segmentação correta
Seja em campanhas pagas ou orgânicas, é importante que você segmente sua publicação para atingir o público que “conversa” com a sua empresa.
Essa segmentação deve ser realizada na construção do perfil do público que vai ser atingido pelo seu anúncio e também na criação da oferta que será apresentada para ele.
É importante que você conheça as personas do seu negócio e considere as diferentes etapas do funil de vendas para atrair leads que estejam de acordo com a sua estratégia.
Uma das formas de atrair leads em diferentes estágios da jornada de compra é fazer mais de uma campanha paga com diferentes ofertas, cada uma voltada para um segmento de suas personas e comparar os resultados.
Quer entender como criar a persona do cliente ideal da sua empresa? Então assista o vídeo abaixo.
2. Crie uma oferta atraente
Ao conhecer quem são as personas da sua empresa, planeje qual oferta matadora você vai oferecer.
É fundamental conhecer seu público para entender o que ele precisa e o que é uma proposta de valor impactante.
É fundamental que a oferta seja interessante e gratuita. Essa combinação irá ampliar a sua taxa de clique e conversão.
3. Produza conteúdo relevante
A produção de conteúdo relevante deve estar em tudo, desde o post feito, a imagem do anúncio até na oferta de valor que está sendo apresentada para gerar leads pelo Facebook.
Ou seja, se você estiver oferecendo um ebook em troca dos dados de um usuário, garanta que esse ebook realmente responda às dores do cliente.
Ao conceber seu material lembre-se das opções e formatos que estão a sua disposição, entre eles:
- infográfico;
- ebook;
- whitepaper;
- webinar e mais.
4. Acompanhe os resultados
Acompanhar os resultados de suas campanhas é fundamental para que sua empresa seja capaz de otimizar anúncios, conteúdos e ofertas.
As plataformas digitais permitem um acompanhamento ao vivo dos resultados de suas campanhas. Caso algo não esteja de acordo com o que você planejava é possível pausar a campanha e otimizá-la.
Ao observar os dados e resultados de cada ação você não perde dinheiro com ações que não trazem leads ou cliente. Isso ajuda a aumentar retorno sobre investimento.
Leia também: Métricas no marketing digital: como usar e analisar
Próximas etapas após a captação de leads
Agora que você já sabe como captar leads no Facebook, quais são as próximas etapas?
Próximas? Sim, ou você quer captar leads apenas por diversão?
Dentro de uma estratégia de Inbound Marketing, a captação de leads é só o começo. Você ainda tem que se preocupar com o:
- relacionamento;
- venda;
- fidelização.
Fazer a nutrição dos leads usando o e-mail marketing, por exemplo, é uma etapa indispensável para levar esses contatos pelas etapas finais do funil de vendas.
Usar softwares de automação de marketing é fundamental para que a captação de leads e todas as próximas etapas sejam executadas da maneira correta, trazendo contatos qualificados para seu negócio.
Sistemas de automação de marketing permitem que você faça a gestão de leads e assim transforme-os em clientes.
O Ramper Marketing é uma ferramenta de automação que oferece funcionalidades para atrair, nutrir e converter leads em clientes. Por isso ela é uma parceira importante se você quiser, além de gerar leads pelo Facebook, transformar esses leads em clientes. Entre as funcionalidades que vão agregar ao seu trabalho estão:
- painel de palavras-chave para SEO e marketing de conteúdo;
- criação de landing pages e formulários;
- automação de fluxo de e-mail marketing;
- realização de teste AB;
- automação de marketing;
- Lead Tracking;
- Lead Scoring para a qualificação de leads;
- relatórios e mais.
Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você!