Aqui no site da LAHAR, já explicamos como colocar anúncios do AdSense no blog para aumentar a rentabilidade do seu espaço online. Mas, seja você um usuário iniciante ou mais experiente, sabe que há sempre margem para melhorar o desempenho do AdSense em seu blog e, assim, conseguir lucrar mais com o tráfego que você está gerando.
Por isso, neste post daremos 7 dicas de como ganhar mais no AdSense. Acompanhe e boa leitura!
Como ganhar mais no AdSense
1. Escolha o nicho do seu blog
A primeira coisa que você precisa fazer é escolher o nicho do seu blog, pois o Custo Por Clique (CPC) de um anúncio varia de acordo com esse tema. Sim, há nichos que pagam mais por CPC do que outros.
Alguns dos nichos com maiores CPCs são:
- Advogados
- Apostas
- Avaliações de produtos
- Carros e dicas automotivas
- Concursos públicos
- Crédito
- Cursos
- Dicas financeiras
- Dicas para gestantes
- Doações
- Emagrecimento
- Empréstimos
- Enem
- Esportes
- Finanças
- Gás/Eletricidade
- Investimentos
- Jogos
- Moda e dicas femininas
- Relacionamento
- TCC
- Tecnologia
- Teleconferência
- Turismo e viagens
Contudo, há outros nichos menos populares que podem ter um CPC mais alto ou baixo. Por isso, vale a pena pesquisar antes de decidir o seu.
Outra dica relacionada é usar o Planejador de Palavras-Chave do Google. Isso porque ao fazer uma busca por temas (palavra-chave) no Keyword Planner, ele mostra quanto é o lance de CPC dessa palavra. Assim, você pode focar em escrever sobre temas com base no CPC. Em outras palavras, você deve focar em keywords que tem um bom CPC para aumentar os ganhos com o AdSense.
Veja abaixo o exemplo para a palavra ‘marketing digital’:
2. Alterne anúncios de imagem, texto e mistos
A segunda dica de como ganhar mais no AdSense é intercalar os tipos de anúncio. Se você já usa o AdSense, sabe que, com ele, é possível escolher se você quer que seu anúncio seja de imagem, texto ou misto. E, a não ser que para o seu nicho de mercado você já tenha percebido que um dos tipos é muito mais rentável do que o outro, teste o uso dos três em seu blog.
Usar todas as alternativas de anúncio permite que mais anunciantes veiculem anúncios no seu blog, aumentando seu CPC geral. Contudo, mantenha suas expectativas realistas e não espere que seu CPC já aumente do dia para a noite. O aumento será gradual, mas, ainda assim é melhor do que escolher apenas um tipo de anúncio para o seu blog.
Além disso, não se esqueça de que, caso algum tipo de anúncio ou categoria seja bloqueada, você diminui a competição, e isso também reduz o Custo Por Mil Impressões (CPM).
E não se esqueça de fazer testes por um período de tempo para saber se o anúncio está funcionando. Por exemplo, se você fez uma alteração em um anúncio, o ideal é esperar algumas semanas ou até um mês para ver se houve um ganho maior em relação ao período anterior, para confirmar se a mudança teve um efeito positivo ou não.
3. Bloqueie as categorias de anúncios que estiverem com um baixo desempenho
O Google AdSense possui a ferramenta de bloqueio de anúncios, que você pode acessar para conferir quais categorias de anúncios estão sendo mostradas em seu blog e quanto cada categoria está pagando.
Se você perceber que alguma categoria não está pagando bem, você pode bloqueá-la. Uma dica é bloquear as categorias que são irrelevantes para o conteúdo ou nicho do seu blog.
Por exemplo, suponha que seu blog seja do tema tecnologia; assim, categorias de relacionamentos, políticas, religião etc. não são relevantes para a sua audiência. Bloqueando-as, você certamente aumentará o CPC.
4. Crie segmentação de anúncios
A quarta dica de como ganhar mais no AdSense é acrescentar mais detalhes a respeito dos tipos de anúncio que deseja, e colocar essas especificações no leilão, optando por fazer a segmentação por canal, por exemplo.
Isso aumenta a competição e o valor do anúncio em seu blog tende a subir. Para isso, você deve habilitar essa opção manualmente para cada critério personalizado, seguindo os passos a seguir:
- Faça login na sua conta do Google AdSense.
- Clique em Anúncios.
- Clique em Critérios personalizados.
- Clique no nome do critério que você quer disponibilizar para segmentação. Se preferir, clique em Novo critério personalizado.
- Na seção “Segmentação”, marque a caixa.
- Insira os detalhes solicitados:
- Local de exibição dos anúncios: indique onde os anúncios nesse canal aparecem no seu site (na página inicial ou em outros tipos de página).
- Local do anúncio: selecione o local da página onde os anúncios desse canal são exibidos. Por exemplo, você pode criar um canal com anúncios no canto superior direito das suas páginas.
- Descrição: os anunciantes verão o nome e a descrição. Assim, forneça um resumo preciso e informativo que represente bem seu site.
- Idioma do site: o idioma principal do conteúdo do site.
- Clique em Salvar. Os anunciantes logo verão seu canal de anúncio entre os lugares disponíveis para exibição de anúncios.
Fonte: Google AdSense
5. Cuidado com a responsividade do blog
Seu blog é acessado por meio de diferentes plataformas, como computador desktop, laptop, smartphone etc. E embora o CPC não seja afetado diretamente pelas plataformas nas quais os anúncios são mostrados, é importante otimizar os anúncios para os diferentes tipos de telas, para aumentar a possibilidade de clique e, assim, seu CPC.
Caso você perceba que mesmo o código de anúncio responsivo do Google AdSense não atende aos seus parâmetros, você pode modificá-lo sozinho para atender melhor aos seus requisitos.
Código de anúncio responsivo:
Veja como modificar seu código de anúncio responsivo na ajuda do AdSense.
6. Faça um upgrade para o Google Ad Manager
A solução de como ganhar mais no AdSense pode estar um pouco além da própria plataforma. Se você tem um bom tráfego, pode ser uma boa sugestão fazer um upgrade para o Google Ad Manager.
O Google Ad Manager é um servidor de anúncios que simplifica o gerenciamento, tendo um kit de ferramentas completo para administrar os anúncios, o que inclui:
- Local centralizado para gerenciar todos os anúncios
- Otimização da receita total, que possibilita que você receba a maior receita possível para cada impressão de anúncio
- Previsão avançada para informar quantas impressões estão disponíveis à venda para seus anunciantes diretos
Entre as diferenças do Google Ad Manager (servidor de anúncios) e do Google AdSense (rede de publicidade), podemos destacar:
Fonte: Introdução à publicidade com o Ad Manager
7. Coloque anúncios em meio ao conteúdo (pelo menos dois)
A boa localização dos seus anúncios muitas vezes é diretamente proporcional ao seu lucro com o AdSense. Por isso, tente usar pelo menos dois anúncios ao longo dos posts do blog e pelo menos um fora do post.
De preferência, coloque um já abaixo do primeiro parágrafo. Contudo, não se esqueça de que você quer que seu visitante tenha uma boa experiência do usuário. Por isso, coloque espaço suficiente entre o anúncio e o conteúdo, respeitando as políticas do AdSense.
Veja alguns exemplos abaixo:
Fonte: Blog LAHAR
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Esperamos que você tenha tirado todas as suas dúvidas sobre como ganhar mais no AdSense.
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