Marketing

Passo a passo: como colocar anúncios do Adsense no blog

Existem várias formas de rentabilizar seu espaço online. Algumas mais simples, outras mais complicadas. Uma das primeiras que você pode usar é aprender como colocar anúncios do Adsense no blog.

O Google Adsense é uma das formas mais populares de rentabilizar o tráfego de blogs e sites. E considerando como é fácil integrar o Adsense em qualquer site, não é de admirar que o Google gera mais de US$ 2,5 bilhões a cada trimestre com o Adsense.

Neste artigo vamos explicar os passos de como colocar anúncios do Adsense no blog e algumas boas práticas para ter resultados relevantes com os anúncios.

O que é o Google AdSense?

O Adsense é a rede com formatos publicidade online do Google que coloca os anúncios patrocinados que você vê em muitos blogs e sites.

O Google verifica automaticamente a página da web na qual coloca os anúncios e exibe anúncios relevantes para a página.

Isso produz anúncios altamente segmentados para a página, permitindo, com sorte, maiores retornos para o anunciante, a rede de publicidade (Google) e o editor (você).

Antes de começar

Você obviamente deve ter um blog ou site existente antes de se inscrever no programa Google AdSense.

A equipe do AdSense analisa seu blog/site antes de aceitar novos candidatos, por isso você deve primeiro criar um site de trabalho e não apenas uma página “em construção”.

Por exemplo, se você está começando um blog pessoal, crie um calendário de conteúdo e publique alguns artigos sobre você ou sobre suas experiências primeiro, antes de partir para como colocar anúncios do Adsense no blog.

Passos: como colocar anúncios do Adsense no blog

1. Inscreva-se no Google

Quando seu site estiver funcionando totalmente, inscreva-se no Google AdSense.

O Google enviará um e-mail para confirmar seu endereço de e-mail. Siga as instruções nessa mensagem (que é basicamente clicar em um link).

Depois disso, sua inscrição será enviada para a equipe do Google AdSense. Um deles irá aparecer em seu site para analisá-lo. Não perca a respiração, pois pode demorar alguns dias até chegarem ao seu site.

Durante esse período, se o seu site for um blog, pode continuar a postar normalmente.

– Leia também: Dicas para blogs: conheça sites que podem ajudar iniciantes e veteranos!

2. Configure seus anúncios

Depois que sua conta for aprovada, você poderá fazer login na sua conta para obter o código HTML necessário para colar em seu blog ou página da web.

Os webdesigners do Google tendem a mudar seu layout de tempos em tempos, então se os passos aqui não corresponderem exatamente ao que você ver, procure o equivalente ok?

Procure a coluna da esquerda e clique em “Meus anúncios”, seguido por “Conteúdo” e “Blocos de anúncios”. Em seguida, clique no botão “+ Novo bloco de anúncios” na coluna da direita.

Aparecerá a pergunta “Que tipo de anúncio você gostaria de criar?”. Selecione a opção desejada.

Existem vários tipos de anúncio que você pode usar com o Google AdSense. São eles:

  • Anúncios de texto
  • Anúncios gráficos
  • Anúncios rich media
    • Anúncios gráficos dinâmicos
    • Anúncios em vídeo
    • Anúncios HTML
  • Blocos de links
  • Anúncios responsivos
  • Conteúdo correspondente

Assim, você poderá atribuir um nome ao bloco de anúncios (para poder identificá-lo mais tarde, caso crie várias unidades para diferentes partes do site).

Defina o tamanho, o estilo, a aparência etc. Depois de concluir a configuração, você receberá um código HTML que pode ser copiado e colado no site.

3. Colando o código do Google AdSense em seu blog

Certifique-se de que, quando você inserir o código em seu site, insira-o como HTML. No caso dos blogs, é preferível colocar o código no modelo do seu blog em vez de colocá-lo individualmente em todas as postagens feitas por você.

Como você fará isso dependerá das ferramentas usadas para editar seu site.

 

  • Editores HTML

Para que seus anúncios funcionem adequadamente, cole o código de anúncio no código-fonte HTML da página usando a função inserir HTML ou a visualização HTML do editor.

Depois de colar seu código, verifique se há tags adicionais inseridas pelo software ou alterações nas quebras de linha, pois elas podem causar a exibição incorreta dos anúncios.

  • Sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS)

Se você usa um sistema de gerenciamento de conteúdo, veja se seu CMS possui o Google AdSense incorporado ou se ele é compatível com um plug-in que pode ajudar na implementação do código de anúncio do Google AdSense.

Sites com o Google AdSense incorporado:

  • WordPress

Os blogs e sites hospedados no WordPress seguem um passo a passo específico para a inserção do código do Adsense. Confira o detalhes neste link do Suporte do Adsense.

4. Inserindo seu PIN no site do Google AdSense

Para garantir sua segurança, o Google envia para o endereço que você colocou no cadastro um cartão com um número PIN para confirmar seu endereço de faturamento.

Ao recebê-lo você deve acessar seu painel do Adsense e digitar os caracteres do PIN para fazer a verificação na sua conta. Os passos são os seguintes:

  1. Faça login na sua conta do AdSense.
  2. Na sua página inicial do AdSense, encontre o cartão de verificação do PIN e clique em ‘Confirmar’ (Você pode precisar clicar em ‘Ver mais’ para revelar o cartão.)

Como alternativa, se você não conseguir encontrar o cartão de verificação do PIN, no painel de navegação esquerdo, clique em Configurações e, em seguida, clique em Informações da conta.

  1. Na página “Informações da conta”, insira o PIN exatamente como aparece no seu cartão.
  2. Clique em Enviar.

Seu endereço de faturamento agora está confirmado. Você será pago quando o saldo da sua conta atingir o limite de pagamentos, desde que não haja retenções em sua conta e esteja em conformidade com as políticas do programa Google AdSense.

Boas práticas de Adsense

  • Nunca clique em seus próprios anúncios do Google

Uma das coisas que você deve sempre lembrar é nunca clicar em seus próprios anúncios do Google, mesmo que seja para descobrir se o site vinculado é aceitável para o público do seu site.

Como o Google paga anúncios do Google AdSense de acordo com o número de cliques, clicar em seus próprios anúncios é considerado uma fraude. E, no mínimo, você será expulso do programa Google AdSense.

Embora o site do Google não diga isso, se você estiver mostrando seu blog ou site para os membros de sua família, verifique que eles também não cliquem em nenhum de seus anúncios.

Para quem mora em sua própria casa, qualquer clique em anúncio do Google no seu site é estritamente proibido. A razão para isso é que os cliques da sua casa serão exatamente iguais aos cliques feitos por você.

  • Não espere uma fortuna a menos que você tenha tráfego

Se você está apenas começando com o seu site, você provavelmente não será capaz de fazer uma fortuna com seus anúncios, a menos que tenha pessoas suficientes visitando seu site. Isso só acontece depois que você faz alguma promoção ou publicidade séria no site.

Seja realista: lembre-se de que, mesmo que alguém clique nos seus anúncios, você poderá receber apenas um centavo ou dois desse clique, supondo que o Google não desconsidere esse clique por algum motivo.

Além disso, apenas uma porcentagem muito pequena de seus visitantes clicará nos anúncios. Coloque esses fatores juntos e você pode adivinhar o quanto você vai fazer se você tiver apenas alguns visitantes por dia.

  • Não coloque anúncios se você está vendendo algo

Tente não colocar anúncios do Google AdSense ou, na verdade, nenhum anúncio, se você está tentando vender um produto ou serviço em seu site. Existem algumas razões para isso:

– Você pode estar anunciar inadvertidamente seus concorrentes. Você não pode prever que tipo de anúncio será exibido no código do AdSense para seu site. O que você vê quando carrega seu site pode não ser necessariamente o que seus visitantes veem.

Se um concorrente colocar um anúncio que o Google julgue relevante para a sua página (e, certamente, se o mecanismo sensível ao contexto do Google funcionar corretamente), o anúncio dele será exibido na sua página. Você pode, assim, perder vendas para o concorrente como resultado dos anúncios.

– Os anúncios distraem seus visitantes do verdadeiro foco do seu site. Você deseja que seus usuários vejam seus produtos e cliquem nos links para acessar outro site, mesmo que esses links não levem a seus concorrentes? Certamente não! Portanto tenha esse cuidado.

Começando

Se você já tem seu espaço, pode colocar esse passo a passo de como colocar anúncios do Adsense no blog em ação hoje mesmo. Se não, inicie o seu site agora.

Essas coisas levam tempo para engatar o andamento e você não  precisa esperar até que você esteja desesperadamente precisando de dinheiro para começar.

Solicite uma consultoria gratuita de Audio Marketing e descubra como nossa metodologia pode ajudar a estratégia digital da sua empresa a engajar mais seus visitantes e gerar mais vendas.

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]