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Como fazer teste AB: 4 passos práticos [+ o que não fazer]

Aprender como fazer teste A/B é uma das maneiras de aumentar as taxas de conversão de páginas, e-mail marketing, anúncios pagos e outras ferramentas usadas no marketing.

O teste A/B tem como objetivo avaliar qual, entre duas versões de um mesmo material, oferece melhor resultado para o negócio.

Esse resultado é chamado de conversão e pode representar vendas, geração de leads qualificados, cliques ou outros objetivos.

Ao fazer um teste A/B no botão de CTA do e-mail marketing sua taxa de conversão será o número de cliques que cada uma das duas versões gerou.

Caso sua equipe deseje testar o assunto do e-mail a taxa de conversão será a taxa de abertura do e-mail. 

Porque a taxa de conversão é tão importante? Porque é ela quem vai responder qual material, entre os dois testados, é mais eficiente para alcançar o seu objetivo.

Leia também: Email marketing vale a pena em 2020? As razões para investir

Afinal, como fazer teste AB?

Você entendeu qual é o objetivo do teste A/B, entretanto, aprender como fazer teste AB pode ser um pouco mais trabalhoso. Isso acontece porque alguns detalhes são indispensáveis para você alcança um resultado conclusivo.

Antes de continuarmos, uma dica extra: para realizar um teste AB eficiente, o ideal é que você tenha em mãos um software de automação de marketing digital.

Isso acontece porque ferramentas como esta ajudam:

  • a criar os materiais que serão testados (seja e-mail, landing page, anuncio ou publicação de rede social);
  • disparar o teste;
  • coletar as métricas de marketing digital necessárias para a avaliação e escolha de um vencedor.

Dito isso, vamos às etapas de como fazer teste AB.

1. Defina seu canal de análise

Aprender a como fazer teste AB começa por definir o que será seu objeto de análise.

E-mail marketing? Landing Page? Anúncios?

Para isso a sugestão é que você identifique as plataformas que estão gerando um resultado abaixo do esperado.

Sua taxa de abertura de e-mail marketing está baixa? Talvez seja hora de se dedicar a entender o porquê. O teste AB é um aliado!

É importante citar que o resultado de um teste AB pode dizer muito sobre o comportamento e as preferências gerais das personas estudas.

Um resultado ajuda você a entender, por exemplo, que tipo de assunto faz a persona X abrir seu e-mail. Descontos? Dados? Mensagens emotivas?

Esteja atento aos relatórios que o software de automação oferece e/ou Google Analytics oferece.

2. Escolha um elemento para testar

Com o objeto de estudos em mãos tente identificar as razões para baixas taxas de conversão.

Usando o exemplo do assunto de e-mail, será que eles estão muito comerciais e menos relacionais?

Faça um teste AB e busque respostas!

Atenção: pode ser que sua primeira hipótese seja inconclusiva, por isso, teste outros elementos.

Um e-mail marketing pode estar recebendo poucos cliques por diferentes razões:

  • tamanho do botão de CTA;
  • cor do botão de CTA;
  • texto do corpo do e-mail;
  • falta ou uso de imagem;
  • oferta sem valor para a persona …

Você terá que elencar suas hipóteses e testar uma de cada vez!

Testar muitos elementos de uma única vez vai tornar mais difícil a identificação do elemento que realmente influenciou o sucesso ou o fracasso de uma versão.

Isso quer dizer que ao testar um botão de CTA de e-mail você deve escolher fazer a análise da cor, ou do tamanho ou do texto. Nunca mude mais de um desses elementos no mesmo teste.

Além disso, não tente fazer o teste do botão de call to action e do texto do corpo do e-mail no mesmo disparo.

De maneira geral você pode testar tudo dentro de seus canais de relacionamento. Desde títulos e call to action até:

  • textos;
  • uso de depoimentos;
  • links internos e backlinks externos;
  • imagens;
  • ofertas;
  • provas sociais e mais

3. Realize o teste

Você deve criar as duas versões e realizar o teste.

Caso você esteja fazendo um teste sobre clique no CTA do e-mail você deve coletar uma porcentagem de contatos de sua base para disparar o teste. Por exemplo 20% da base.

Assim 10% receberá a versão A e 10% receberá a versão B. 

Com os resultados em mãos a versão “vencedora” pode ser enviada ao restante da base de leads. 

No caso de páginas de site, anúncios e landing page busque por apoio para apresentar cada versão da página aleatoriamente para usuários que acessam esses canais e veja qual deles está oferecendo melhores resultados.

Após um período você poderá adotar a versão vencedora e excluir a outra.

Observação: o teste AB deve ser realizado durante um período de tempo mínimo de duas a quatro semanas ou determine o tamanho da amostra (como um número de visitantes no período x para que seus resultados sejam realmente expressivos e valiosos.

4. Monitoramento

Para que o teste seja conclusivo de alguma forma, o ideal é que a taxa de conversão de uma versão varie pelo menor 15% em relação a versão com menores números. 

Entretanto, isso também irá variar de empresa para empresa. Por isso crie suas próprias metas e acompanhe-as.

Se o teste permanecer inconclusivo, obtenha insights a partir dele e implemente sua nova hipótese em um teste subsequente.

Como fazer teste ab

Porque fazer teste A/B?

Aprender como fazer teste AB vai ajudar sua empresa a:

  • otimizar seus resultados;
  • conquistar conversões;
  • obter melhor ROI.

Se uma página já está oferecendo um bom número de conversões ela pode oferecer resultados ainda melhores!

Se um canal não está convertendo suficiente, ele pode passar a gerar melhores taxas.

Resumindo, você vai obter melhores resultados de suas estratégias.

Otimizar seu investimento e gerar mais resultado para sua empresa é o papel do teste AB independente da plataforma em que for executado.

Comece hoje a aplicar s técnicas de como fazer teste AB e melhore o ROI de suas campanhas de marketing.

Até mesmo a menor das mudanças pode trazer alguns dos maiores resultados!

Como dissemos anteriormente, você vai precisar de uma ajuda para colocar todo seu conhecimento de como fazer teste A/B em prática.

A LAHAR é um software de automação de marketing que ajuda na sua estratégia de nutrição de leads, inbound marketing e vendas em um sistema completo para fazer sua empresa crescer mais.

Entre as funcionalidades da nossa plataforma você encontra:

  • teste AB (e-mail marketing e páginas de destino);
  • automação de marketing;
  • Lead Scoring para a qualificação de leads;
  • criação de landing pages e formulários;
  • criação e envio de e-mail marketing;
  • relatórios e mais.

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Sumário.

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