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Como fazer uma Newsletter: passo a passo com boas práticas

Criar formas de atrair leads para o seu negócio e transformá-los em clientes é um dos grandes desafios de empresas de todos os ramos e tamanhos. No entanto, existem boas estratégias que podem ajudar a alcançar o sucesso. Neste artigo, você vai descobrir  como fazer uma newsletter e como ela pode ajudar a alcançar seu objetivo de aumentar as vendas da empresa. 

No artigo, “Tudo sobre o que é Newsletter: como funciona e boas práticas” apresentamos o que é uma newsletter, como ela funciona e quais as vantagens de se aplicar essa estratégia, no entanto vale relembrar que se a newsletter é um canal usado para se comunicar com seus potenciais clientes e clientes através do e-mail. 

A partir da produção de conteúdo relevante e compartilhamento com seus leads, a estratégia contribui para avançar seus contatos por meio do funil de vendas.

A ideia é usar a newsletter para oferecer informações relevantes para o potencial cliente, criando um relacionamento entre ele e sua marca. Tudo para que seus leads se tornem clientes. 

Mas, como fazer uma newsletter de sucesso? Acompanhe nossas dicas, a seguir. 

como fazer uma newsletter

Como fazer uma Newsletter: 4 etapas

A seguir separamos quatro etapas de como fazer uma newsletter, confira:

  1. Segmentar o público
  2. Produzir conteúdo
  3. Atentar para o corpo da Newsletter
  4. Fazer testes

Passo 1: Segmentar o público

Uma campanha de newsletter deve ter como etapa central o lead, ou melhor, a persona por trás do lead e a etapa da jornada e compra em que ele se encontra. 

Por isso, é importante que você entenda quem é o seu cliente, quais são suas demandas e interesses.

Depois disso, priorize a criação de uma comunicação segmentada e personalizada de acordo com informações coletadas em landing pages e pelo rastreamento do comportamento do lead com recursos como o lead tracking

A Newsletter precisa ser informativa e não apelativa, foque no conteúdo dela para deixar seu lead confortável para clicar no seu CTA e não o pressione a fazer isso, senão pode acabar na caixa de spam.  

Dê nome a cada grupo e de tempos em tempos, de acordo com o comportamento de cada um deles frente aos conteúdos enviados, refaça as denominações e crie grupos mais específicos para personalizar mais as suas Newsletters.

Passo 2: Produza e reúna todo o conteúdo disponível

Agora que você já separou o seu leads em grupos de acordo com os tipos de conteúdos que possam interessá-los é a hora de produzir esse conteúdo. 

Se você já tiver alguns conteúdos disponíveis já pode começar a reunir esse catálogo, do contrário é recomendado que você faça alguns antes para já ter algo a oferecer.

Com isso você pode criar uma rede onde determinados e-mails sejam vinculados a outros. Por exemplo, se seu objetivo é vender bicicletas da sua loja, separe todos os conteúdos disponíveis e programe para que eles atendam a determinado tipo de segmentação. 

A ideia é buscar uma maior taxa de cliques, por isso, adapte o mesmo conteúdo em outros formatos: e-books, podcast, vídeos para entender melhor como seu público deseja consumir o que você está produzindo.

Passo 3: O corpo da Newsletter

Independente do tipo e conteúdo da sua Newsletter, algumas coisas são essenciais para o seu sucesso e entender quais são é uma das formas mais claras de se compreender como fazer uma Newsletter de sucesso.

Alguns ponto importantes são:

  • links para redes sociais no rodapé do e-mail
  • CTA com link para redirecionamento para o seu site logo na parte inicial do e-mail
  • links de blogs post relacionados para que o cliente visite seu site e siga consumindo conteúdo
  • limite de conteúdos por Newsletter, no geral até 5 conteúdos diferentes são necessário mais que isso pode ficar confuso
  • atenção ao assunto do e-mail para que seja atrativo o suficiente para os leads abrirem. 

Os tipos de conteúdos abordados também são um ponto importante de destacar para entender como fazer uma Newsletter, veja alguns exemplos:

  • Promoções 
  • Datas de eventos 
  • Novos blog posts
  • Cases de sucesso
  • Novidades da empresa ou um aviso de novidade, famoso “em breve”

Tudo isso sempre lembrando de preparar e localizar bem os CTA’s com redirecionamento para o seu site. 

Passo 4: Faça testes

Depois de ajustar tudo isso, antes de sair enviando e-mails a torto e a direita, você deve realizar testes, primeiro mande para os seus próprios funcionários e pessoas próximas (se possível para servidores de e-mail diferentes) para saber se os e-mail chegam corretamente ou se algum serviço de firewall pode bloqueá-los.

Se algo falhar, volte, revise e teste todos os botões e confira os links, aproveite para conferir todo o texto para que não tenha erros gramaticais ou de concordância. 

Depois mande para 10% da sua base de leads e aguarde para medir a reação deles, isso vai servir para ter um termômetro para saber se está correndo tudo bem e ter uma breve noção se o conteúdo está agradando.

É sempre interessante fazer testes trocando a posição desses botões, títulos, imagens, para entender onde eles funcionam melhor. Para saber mais sobre esse assunto indicamos que leia o artigo, O que é teste AB e como aumentar as taxas de conversão”. 

como fazer uma newsletter

Após essa constatação envie para os outros 90% e monitore diariamente as movimentações deles em relação ao seu e-mail, fique de olho na taxa de abertura e de  cliques de todos os links disponíveis.

Leia também: Indicadores de e-mail marketing: 4 métricas que você deve acompanhar

Sabemos que entender como fazer uma Newsletter e pôr em prática não é a mesma coisa, por isso temos um material especial para que você cheque antes de enviar qualquer e-mail para sua base: “Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”. 

A LAHAR é um software de automação de marketing que oferece funcionalidades como:

  • criação de landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de cadastros;
  • agendamento e monitoramento de publicação em redes sociais;
  • ferramenta de e-mail marketing para criação de campanhas e automação;
  • gestão e segmentação de contatos cadastrados na ferramenta;
  • lead tracking e lead scoring para auxiliar na estratégia de Inbound Marketing;
  • relatórios unificados que ajudam na tomada de decisão;
  • e mais!

Quer saber mais? Então, acesse nosso site, fale com um de nossos atendentes ou comece grátis!

Sumário.

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