Aprender como fazer marketing político bem feito é o principal diferencial de uma campanha de sucesso.
As campanhas políticas, assim como o marketing, evoluíram muito e você precisa estar atento às novas estratégias que trazem os melhores resultados.
Um marketing político bem feito deve ser trabalhado muito antes da campanha eleitoral de fato oficializada. Claro, respeitando as leis eleitorais em vigor.
Mas, como fazer marketing político completo para sustentar uma campanha vitoriosa é a pergunta da vez que iremos responder ao longo deste artigo.
Boas estratégias de marketing político devem se apoiar em pontos sólidos e eficazes, com resultados comprovados.
Pensando nisso, dividimos nosso artigo da seguinte forma para facilitar a sua leitura:
- O que é marketing político?
- Como fazer marketing político com as melhores estratégias
- Construindo a imagem do candidato
- Definir um plano de ações
- Monitorar
Vamos ver então como fazer marketing político de forma eficaz.
O que é marketing político?
Marketing político é o nome dado a um conjunto de ações de marketing com foco em pessoas públicas, organizações ou projetos políticos.
Para este artigo vamos focar em uma campanha para um indivíduo que busca as práticas mais atuais do marketing político.
Entre os objetivos do marketing político estão:
- informar
- aproximar
- engajar
- conquistar apoio
Assim como no marketing tradicional, precisamos estabelecer estratégias para atingir cada um desses objetivos, além do uso de diversas ferramentas que vão nos auxiliar nesta jornada.
O marketing político, apesar de parecido com o marketing tradicional, possui características próprias, por exemplo ao lidar diretamente com a imagem de uma pessoa real ao invés de um produto tradicional.
Para nos aprofundarmos mais em como fazer marketing político, vamos ver como você pode iniciar sua campanha com as melhores e mais atuais práticas utilizadas.
Como fazer marketing político com as melhores estratégias?
O caminho de como fazer marketing político pode passar por diversos pontos que vão desde o estudo inicial de sua candidatura até pesquisas intensivas nos últimos dias antes da eleição.
Tudo vai depender do tamanho financeiro de sua campanha. Quanto mais dinheiro, mais recursos e informações você poderá colocar à sua disposição.
Entretanto, com as novas tecnologias, redes sociais, e o peso do marketing digital na campanha política, uma boa estratégia pode superar grandes investimentos financeiros.
Porém, de maneira geral, alguns pontos bases devem ser buscados em qualquer campanha. E são estes pontos que iremos abordar aqui.
Construindo a imagem do candidato
Construir a imagem do candidato é uma tarefa que, normalmente, já chega até o profissional de marketing com meio caminho andado.
O que não quer dizer que isso seja bom, pois ela nem sempre é a imagem que você quer passar em sua campanha.
Portanto, o trabalho de construção de imagem precisa ser muito bem pensado para que ela não cause estranheza até mesmo em sua base de eleitores.
O trabalho de construção de imagem deve levar em conta os pontos positivos que o candidato tem, reforçando-os com sua base eleitoral (pessoas que já têm propensão a votar nele).
Isso significa definir quais são as principais “bandeiras” que seu candidato carrega, por exemplo:
- é um candidato que defende pautas de populações carentes?
- causas infantis?
- luta por melhores condições de salários?
Qual a “bandeira” de seu candidato?
Definir uma bandeira não significa que ele só defenderá aquilo, mas sim que ele tem um foco, um propósito maior.
A imagem de seu candidato passa por muitos pontos, até mesmo de como ele se veste e conversa com outras pessoas.
Além disso, você precisa definir quais serão as cores que você irá utilizar em sua campanha.
Quais serão as cores que acompanharão as comunicações visuais de seu candidato?
Tudo isso se faz necessário para construção da marca pessoal de seu candidato.
Definir um plano de ações
Um ponto importantíssimo em como fazer marketing político é o seu plano de ações.
O plano de ação deve ser feito assim que possível, pois é ele quem vai direcionar os seus esforços para conseguir o apoio que seu candidato precisa. Isso significa atingir os
objetivos de marketing político que vimos anteriormente.
E é aí que efetivamente começa o seu trabalho de conquista de votos.
É muito comum que candidatos sejam pessoas conhecidas em seu meio e já tenham uma certa “comunidade” que acredita em suas ideias e ideais. Isso é um ótimo ponto de partida.
Quando o candidato é um desconhecido você vai precisar de um esforço muito maior para mostrar quem ele é, para que veio e provar seu valor.
Para todos os casos, você vai precisar de divulgação.
A divulgação é a chave para, não só aumentar sua comunidade, mas também reforçá-la.
E atualmente os principais canais para conquistar isso são as mídias sociais. Nesse sentido, é importante que sua campanha tenha uma forte presença nestas plataformas, de maneira efetiva e ativa. Indicamos que leia o artigo, “Como utilizar as redes sociais na estratégia de Inbound Marketing”.
Além das redes sociais, outras estratégias também devem fazer parte do seu planejamento, entre elas:
- e-mail;
- redes sociais: Facebook, Instagram, whatsapp…;
- anúncios;
- sites;
- blogs;
Tudo para que você consiga se comunicar, da melhor forma possível, com sua comunidade e divulgar seu trabalho para novas pessoas.
Agora que você já sabe qual é a sua comunidade e já sabe seus meios de comunicação, você precisa de conteúdo.
Invista em conteúdos que tenham relação com suas forças. Com aquilo que sua comunidade relaciona a você. Fale sobre o que você já fez, quer fazer e vai fazer.
Coloque suas propostas, ouça e esteja sempre em comunicação direta com sua comunidade.
Uma boa comunicação informa, aproxima, gera engajamento e aumenta suas chances de converter votos a seu favor.
Monitorar
Para que você tenha controle sobre sua campanha, é preciso que você monitore sempre suas ações. Para isso você vai precisar de pesquisas.
Pesquisas podem ser um custo alto para campanhas mais modestas, mas não significa que você não possa buscar feedbacks de pessoas variadas que você vai encontrar durante sua campanha ou mesmo acompanhar os números apresentados nas plataformas digitais.
Ouvir sua comunidade e até mesmo pessoas fora dela, pode te trazer um panorama novo.
Na vida política, ouvir é primordial, e durante sua campanha não será diferente.
As mídias sociais são excelentes ferramentas para monitorar seus resultados e ouvir o que as pessoas têm a dizer. Ouça-as!
Monitore sua jornada e acompanhe aquelas ações que mais estão trazendo resultados positivos para sua campanha. Use estas informações para reforçar ainda mais sua imagem e presença social.
Pronto para colocar seus conhecimentos na prática?
Agora que você viu como fazer marketing político com estratégias simples e eficazes, não deixe de colocá-las em prática.
Campanhas de marketing político devem ser pensadas e iniciadas antes mesmo da corrida eleitoral oficial. Claro, respeitando as leis e os processos regulatórios.
Portanto, comece desde já a preparar sua campanha com estratégias e conteúdos relevantes para seu candidato começar a reforçar sua imagem o quanto antes.
É provável que você precise de ferramentas de marketing digital que vão te ajudar a monitorar suas ações e a executá-las.
Elas são importantes para te ajudar a realizar de maneira eficiente a gestão do seu departamento de marketing e de todas as estratégias que listamos acima e tantas outras.
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