Saber como fazer e-mail marketing representa um papel fundamental na conversão de leads em clientes e na construção do relacionamento com eles.
Mas para ter uma estratégia de e-mail marketing efetiva é preciso estar atento a diversos detalhes.
Confira abaixo, algumas dicas de como fazer e-mail marketing, e consequentemente, obter melhores resultados.
Saiba mais: Como aumentar minha taxa de abertura de email marketing
7 TOP estratégias de como fazer e-mail marketing
1 – Não compre listas de e-mails
Por mais que pareça tentador adquirir uma base com milhares de contatos e sair distribuindo e-mails para toda essa lista, não se deve fazer isso.
Essa ação é considerada SPAM, além de antiética e inconveniente. A empresa spammer (disseminadora de spam) tem sua ação fadada ao fracasso.
Uma vez que os usuários receberem esses e-mails, os sinalizarão como spam e as próprias plataformas de envio punirão a empresa, reduzindo a quantidade de e-mails entregues e até mesmo, bloqueando sua conta, a impedindo de fazer novos disparos.
Outro ponto importante de frisar é o buzz negativo gerado pelos usuários que se sentirem incomodados com o recebimento desses e-mails invasivos, causando prejuízos à marca.
2 – Segmente seus envios
Se você tem personas diferentes na sua base de e-mails, segmente seus envios, cada um de acordo a persona correspondente, de forma a garantir que as mensagens a serem entregues sejam as mais relevantes e assertivas possíveis para cada público.
Sem segmentação não tem como fazer e-mail marketing de qualidade.
Para facilitar esse processo, existem plataformas de automação de marketing, que são capazes de segmentar seus envios de forma automatizada, com base nos interesses e comportamentos dos leads (aberturas de e-mails, cliques e conversões).
Veja também: Como criar personas para o seu negócio
3 – Seja pessoal
Quando você envia e-mails, está se comunicando com pessoas, e nada melhor que fazer essa comunicação da forma mais pessoal e humanizada possível.
A personalização de e-mails é uma tarefa muito importante e umas das principais responsáveis pelo sucesso do envio.
Comece a personalizar seus e-mails com o nome do destinatário e o nome de algum funcionário da empresa remetente, em vez de usar apenas seu logotipo.
Você ainda pode incrementar sua personalização de acordo com os dados obtidos no cadastro do usuário, colocando campos de nome ou de cargo, por exemplo.
Além disso, é muito importante pensar nos assuntos dos e-mails, para que chamem a atenção do público.
4 – Otimize as imagens do seu e-mail
Primeiramente, evite transformar o e-mail marketing em uma única imagem. A maioria dos serviços de e-mail (Gmail, Hotmail, Yahoo, etc.) bloqueiam todas as imagens do e-mail automaticamente, até que o usuário autorize sua exibição.
Além disso, sem nenhum conteúdo textual para indicar do que se trata o e-mail, dificilmente o usuário autorizará a exibição das imagens.
É muito importante entender como fazer e-mail marketing com o uso de imagens, elas o tornam mais atrativo e visual, entretanto é importante que essas imagens sejam otimizadas e distribuídas entre textos, de modo a não prejudicar a efetividade do envio.
- Adicione a tag ALT: são textos alternativos que aparecem quando, por qualquer que seja o motivo, a imagem não pode ser exibida no e-mail. Esses textos devem descrever de forma bem resumida o conteúdo da imagem.
- Reduza o peso da imagem: imagens muito pesadas demoram a carregar, o que pode fazer com que o usuário desista de visualizar o e-mail e o exclua. Devido a isso é importante otimizá-las, reduzindo ao máximo seu peso e mantendo a qualidade.
5 – Faça o Teste A/B
O Teste A/B consiste na possibilidade de realizar testes de diferentes versões do seu e-mail marketing, em diferentes envios, para uma pequena parcela da sua lista, com o objetivo de identificar quais partes de cada e-mail apresentam melhor desempenho.
Depois desse processo, é importante reunir o que cada uma tem de melhor e fazer o envio final para o restante da base de contatos.
6 – Invista em uma plataforma profissional e confiável
Outro ponto que tem um papel importante na entregabilidade do e-mail marketing é a ferramenta de envio a ser utilizada para fazer os disparos dos e-mails.
Investir em uma plataforma conhecida, confiável e de qualidade de envio de e-mail marketing, além de garantir uma melhor taxa de entrega dos e-mails, também reduz a possibilidade de problemas com a plataforma.
7 – Analise o desempenho dos envios anteriores
Acompanhe de perto os resultados das suas ações de e-mail marketing. É preciso analisar cada envio individualmente, para compreender o que está ou não dando certo.
Detalhes como a quantidade de e-mails entregues, abertura, cliques, bounce rate, descadastros, horários das interações e links clicados, são muito importantes na hora de compreender seus resultados e planejar os próximos envios.
- DICA EXTRA: Não tem como fazer e-mail marketing sem um e-mail corporativo, e-mails genéricos, sem o domínio de sua empresa incluído, fazem cair muito a taxa de abertura.
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