Marketing

Como fazer um plano de marketing: 6 etapas para gerar resultados

Saber como fazer um plano de marketing eficiente é uma das principais dores de profissionais da área e donos de empresa, mas muitos deles não sabem disso.

Não é fácil criar o plano de marketing de uma empresa que dê resultados e supere as expectativas do negócio, para isso é necessário estudo e preparação, além de saber as etapas do plano de marketing, essenciais para um projeto estruturado.

Nesse post, vamos explicar de forma resumida como fazer um plano de marketing de sucesso, personalizado para seu negócio e que faça sua empresa chegar a outro nível.

Vamos lá?

O que é um plano de marketing de uma empresa?

O plano de marketing é um documento que guia a empresa na definição das estratégias de marketing, no tipo de conteúdo, nas plataformas, na linguagem e no orçamento que a empresa irá investir para atrair novos clientes. 

O objetivo do plano de marketing é contribuir para que a empresa crie ações eficientes, que estejam relacionadas ao público que a marca deseja alcançar e a imagem que deseja construir. 

Como fazer um plano de marketing de forma eficiente?

Para aprender como fazer um plano de marketing sua empresa precisará seguir algumas etapas para organizar informações e objetivos. Mas, afinal, quais as etapas do Plano de Marketing?

  1. Entenda seu negócio
  2. Defina seu público alvo
  3. Delimite seus objetivos
  4. Desenhe os planos de ações e metas
  5. Crie um cronograma de atividades
  6. Revise e comece de novo

#1 Entenda seu negócio

Parece um pouco estranho, mas essa é uma das etapas mais importantes para quem está em busca de como fazer um plano de marketing.

Entender o que sua empresa quer oferecer como produto ou serviço é essencial para saber como fazer um plano de marketing de uma empresa.

Para sermos mais práticos, vamos dar um exemplo real. Você já deve ter ouvido falar da C&A? E da Zara?

As duas são grandes marcas de lojas de departamentos que estão localizadas por todo o mundo. A estrutura é bem similar entre elas, roupas penduradas em cabides que possibilitam um atendimento “self-service”: o cliente entra na loja, escolhe o que acha bacana, experimenta a roupa, vai direto ao caixa e paga suas compras. 

As duas vendem o mesmo produto, da mesma forma, a grande diferença é o posicionamento de cada marca, a Zara está mais direcionada a um público de classe mais alta, para isso, investe em mídias mais caras e insere suas lojas em shoppings em regiões nobres. Diferente da C&A, que tem um posicionamento mais popular.

Pense nisso, porque e para quem o seu negócio existe?

#2 Defina seu público alvo

Entender o seu negócio irá ajudar muito nessa segunda etapa do plano de marketing. Como você já sabe o DNA do seu negócio, terá uma boa pista de que público deseja atingir.

Mas para ter certeza, o ideal é destrinchar o seu público e definir claramente sua buyer persona

Comece com uma breve pesquisa com conhecidos e potenciais clientes. Em seguida, inicie um processo de pesquisa de mercado e marketing para ter mais detalhes sobre:

  • comportamento, 
  • gênero, 
  • idade, 
  • classe e outras informações que irão auxiliar na hora de delinear as ações do plano de marketing.

No vídeo abaixo você encontra dicas práticas sobre o que é e como criar personas do seu negócio. 

Conseguiu definir sua persona? Vamos seguir para descobrir tudo sobre como criar um plano de marketing de sucesso.

#3 Delimite seus objetivos

Você já sabe a fundo o DNA do seu negócio e já definiu o público alvo que deseja atingir, certo? O próximo passo é definir onde seu negócio quer chegar (e em quanto tempo).

Um objetivo precisa ter número e prazo, assim, será possível determinar se seu plano de marketing teve sucesso ou não. 

Um dono de um novo café no bairro pode ter como objetivo atender 150 clientes em média por dia no prazo de um ano de funcionamento, por exemplo. Já uma consultoria pode ter como objetivo ter 50 clientes recorrentes em seis meses.

Faça um planejamento realista. Uma boa estratégia para ter o pé no chão é fazer benchmarking com outras empresas do mercado e entender quanto tempo elas demoraram para atingir os objetivos que você tem em mente.

Leia também: O que é smarketing e quais as vantagens da estratégia?

#4 Desenhe os planos de ações e metas

O próximo passo do plano de marketing de uma empresa é fazer uma divisão dos objetivos em planos de ações e metas. 

Agora é a hora de pensar em como fazer um plano de marketing em degraus, ou seja, qual é cada passo que sua empresa precisa seguir para alcançar o objetivo final do planejamento de marketing.

Continuando com o exemplo do dono do novo café, dificilmente será possível atender 150 clientes por dia na semana seguinte à abertura da loja. Para manter uma recorrência é preciso criar uma clientela fiel e que volte a consumir no café.

O importante aqui é definir quais são as ações que serão feitas e quais resultados são esperados dessas ações para atingir as metas. 

Uma festa de inauguração com quitutes liberados para os moradores da redondeza? 

Um cartão fidelidade com promoções e descontos para clientes fiéis?

Dias da semana com promoções especiais?

Cada ação e etapa do plano de marketing deve ser essencial para alcançar o objetivo maior, que nesse caso seriam os 150 clientes diários.

Não aprender como fazer um plano de marketing e depois não colocar as ações previstas em prática. Por isso, organização e planejamento também são fundamentais na etapa de execução. Para isso, seguir algumas dicas vai te ajudar. 

#5 Crie um cronograma de atividades

Com as ações definidas pelo menos para os primeiros meses de funcionamento do negócio, está na hora de criar um cronograma com as etapas do plano de marketing.

Um calendário de ações é essencial para a boa criação de um plano de marketing, e principalmente, para execução do mesmo.

Descreva os planos de ações e prazos em algum documento que fique visível a todos os responsáveis. 

Pode ser por exemplo em uma ferramenta de organização de tarefas como o Trello.

Deixar tudo à vista e de fácil acesso auxilia na implementação dos planos de ação.

Tente seguir a risca cada plano de ação e seu deadline, lembre-se que um plano de marketing pronto de um produto ou serviço é composto de vários degraus e subir um novo degrau a cada mês é essencial para alcançar o objetivo maior.

#6 Revise e comece de novo

Muitas empresas pulam uma etapa super importante no momento de iniciar um novo ciclo de estratégias: revisar o que foi feito. 

Esse momento é crucial para o negócio entender o que funcionou ou não. 

Aquele canal de aquisição que a empresa apostou tanto retornou como o esperado? 

O investimento em mídia paga trouxe novos clientes? 

O tráfego orgânico cresceu como esperado?

Nesta etapa use os indicadores de marketing para avaliar seus resultados. Para saber quais são os mais relevantes, indicamos que acesse o artigo, “6 exemplos de indicadores de marketing: avalie resultados e melhore suas vendas”. 

A partir da análise, inicie um novo processo de estudo e siga novamente as etapas de como fazer um plano de comunicação integrada de marketing. 

Essas respostas vão te ajudar a entender se é necessário incluir novos especialistas no time, se está na hora de mudar algum prestador de serviço ou se vale a pena investir mais na estratégia que melhor funcionou nesse primeiro ciclo.

O marketing bem feito é assim: um processo contínuo de planejamento, execução, análise dos resultados e implementação das melhorias.

Dicas de estratégias de marketing para incluir no seu plano

O marketing é muito amplo, mas separamos algumas ações online e offline para te ajudar na definição da estratégia de marketing do seu negócio:

Marketing Digital

Offline

  • Criar materiais gráficos como flyers e folders para enviar como mala direta ou panfletar em locais que seu público alvo esteja presente
  • Anunciar em jornais, revistas, rádio ou TV a fim de alcançar um número maior de pessoas
  • Fechar parcerias com representantes que possam indicar ou vender seu serviço ou produto
  • Organizar eventos e convidar profissionais especializados a fim de se manter como autoridade frente ao seu público alvo

Como colocar em prática as ações de marketing do planejamento?

E aí, ficou mais claro como fazer um plano de marketing que irá gerar resultados palpáveis para seu negócio? Para tornar o planejamento e a execução das ações mais eficiente, conte com o auxílio de uma plataforma de automação de marketing para estruturar seu planejamento com uma ferramenta robusta e prática.

Em 2019 o Ramper Marketing foi eleito a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral. 

Para entender como nosso software de automação de marketing pode ajudar na sua estratégia de nutrição de leads, inbound marketing e vendas em um sistema completo para fazer sua empresa crescer mais, acesse a plataforma, crie sua conta e experimente grátis por 7 dias. 

Sumário.

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