Negócios e Gestão

Como criar ativos visuais para sua Marca

Criar uma identidade forte e que rapidamente se destaque, dentro do nicho de mercado que pretende “atacar”, soa algo bastante dispendioso e no qual irá requerer o aconselhamento de profissionais especializados nas diferentes áreas. 

No entanto, devido à democratização no acesso de qualidade a softwares de edição, design profissionalizado e ainda conceitos como animações ou elementos visuais mais vinculados, por vezes não é preciso “arrebentar” com o orçamento para fazer a imagem e presença de sua empresa se destacarem. 

Precisamente para que se possa compreender as diferentes possibilidades que terá na poupança de recursos financeiros para a criação de ativos visuais em sua empresa, que realmente acrescente valor junto de seu público-alvo, reunimos uma série de ferramentas úteis a considerar. 

De realçar ainda que, para além de serem soluções em conta, geralmente acabam por ter softwares que guiam até os empreendedores mais iniciantes e que estão ainda “perdidos” quanto aos ativos visuais que estão precisando para sua empresa. 

Diferentes Ferramentas Visuais e de Design para o visual de sua Marca

Aqui estão reunidas ferramentas que rapidamente podem contribuir para o resultado pretendido, quanto à qualidade dos recursos visuais que pretende apresentar junto de seu público-alvo:

1) Ferramentas de Edição de Imagens e Fotos

Atualmente, uma empresa moderna e que quer ter uma presença visual forte não poderá ignorar a importância da edição das fotos, fundos e diferentes formas de se comunicar com imagens, até em suas redes sociais. Felizmente, ferramentas como o Pixlr permitem que, com registro gratuito, tenha acesso imediato a centenas de ferramentas de edição de fotos diferentes. 

Com até sistema de “arrastar e colar” ou até mesmo de sobreposição e de colocação de texto, com os diferentes tutoriais simples, presentes nesse software, terá todas as condições para dominar o que essa ferramenta de edição de imagem tem para oferecer aos empreendedores que estão buscando por soluções que não sejam dispendiosas. No entanto, como o caso dessa ferramenta, são totalmente personalizáveis. 

2) Design de Logo a nível profissional

Compreender a importância de um logo profissional e que reflita não só os valores como também o que sua empresa está entregando, é algo essencial para o sucesso e reconhecimento a longo prazo de sua empresa. Por isso mesmo é que uma ferramenta de design de logo poderá ser determinante para encontrar o logo que está buscando e que responda à missão e objetivos de sua empresa. 

Não só terá acesso a diferentes templates, como também a sistemas de edição simplificados, onde poderá testar diferentes padrões, cores e conceitos. Tudo para que não tenha grandes dificuldades em chegar ao produto final! 

3) Design de Social Media tem papel cada vez mais relevante

A comunicação através das redes sociais, sendo também uma excelente via para a conquista de presença e credibilidade social, já é padrão para as empresas de maior sucesso e que atingem níveis de lealdade e de “upsell” mais elevados. Desse modo, existindo níveis de marketing cada vez mais agressivos, ter um conceito de design de social media forte é crucial para a identidade de sua empresa. Em suma, em cada comunicação ou anúncio, deverá existir um fio condutor e propósito para o design apresentado em suas contas nas redes sociais (que deverão estar sempre ativas e engajadas).

Por isso mesmo é que uma ferramenta gráfica de design poderá fazer todo o sentido. Não só terá uma comunicação muito mais sóbria e profissional, como também irá obter uma identidade muito mais própria e que seus clientes conseguem identificar! 

4) Criação de Animações, para maior engajamento 

Sem dúvida alguma que a criação de animações poderá ser uma excelente alternativa, em uma tentativa de aumentar o engajamento e de até criar uma maior probabilidade de compartilhamento e viralização. Todos esses ativos visuais agora são possíveis graças a ferramentas de animações simples e práticas, como é o caso do Animation Maker. Porém, é necessário compreender qual será o impacto dessas animações na comunicação que estará apresentando continuamente aos seus potenciais clientes e público-alvo. 

Essa componente poderá recorrer a um maior investimento inicial, pelo que também terá que estudar como será a reação e a taxa de aprovação que tais animações poderiam ter junto de seu público primordial. Por vezes, verificar o que seus mais diretos rivais estão fazendo irá ajudar muito a tomar decisões na componente visual e de seus elementos mais corretos.

5) Infográficos, um dos melhores jeitos para passar suas ideias

Em termos comunicativos, a verdade é que os infográficos, comprovadamente, têm demonstrado serem altamente eficazes não só para uma melhor comunicação interna, mas também para passar uma ideia ou até para comunicar diretamente com seu consumidor. Está também comprovado que a representação por imagens permite que a mensagem e o conteúdo dela seja passada de um jeito mais transparente. 

Felizmente, existem múltiplas ferramentas disponíveis online, como é o caso do Venngage, que irá permitir que possa criar infográficos com uma facilidade de edição e adição de símbolos, imagens e formatos bastante grandes. Irá rapidamente perceber que uma utilização inteligente desse ativo visual não só a combinação interna irá melhorar bastante, como também a mesma irá ser mais transparente para quem mais importante: seu público-alvo e clientes recorrentes. 

O impacto visual é determinante para o sucesso das empresas

Em uma fase em que o conteúdo visual tem maior impacto e preponderância no sucesso comercial, comunicativo e empresarial, é um erro qualquer empreendedor digital iniciante ignorar por completo como esses componentes visuais poderão aumentar suas conversões, capacidade de comunicação de sua missão e até em uma componente de maior lealdade.

Como ficou comprovado, existem cada vez mais soluções qualificadas que elevam a liberdade criativa e a qualidade geral de todas suas componentes visuais. Resta agora perceber, desde cedo, qual será a identidade visual de sua empresa, começando pelas cores, logo, estrutura de website, missão, objetivos e ainda planejamento de redes sociais. 

O online e a competitividade exigem isso, onde sua empresa corre o risco de ficar para trás se rapidamente não entender como poderá incorporar do melhor jeito todos os ativos visuais.

Sumário.

Recomendados para você

Inteligência Artificial (IA) tem se tornado cada vez mais essencial para os negócios, e as agências de marketing não estão imunes a essa tendência. Por isso, vamos explorar como as agências podem aplicar IA em campanhas para melhorar a eficiência e os resultados. Neste artigo, vamos compartilhar dicas valiosas da Ramper e da Copybase, duas […]

Apesar da metodologia outbound ser antiga (e feita muitas vezes da maneira errada), o cenário atual do mercado exige inovação e formas diferentes para a geração de leads – uma das principais dores de qualquer negócio. As agências de publicidade estão se rendendo cada vez mais ao modelo híbrido: a aliança entre inbound e outbound […]

Resenha da palestra “Como engajar time de vendas com gamificação” no Ramp Up Tour São Paulo 2018 do Alex Mariano, da Zoho. A implantação de um CRM na área de vendas pode gerar duas situações: o uso religioso ou a falta de engajamento do time quanto a plataforma, tornando todo o processo mais difícil. Essa […]

Artigo escrito por Carlos Moura | Diretor da Superlógica Se você trabalha com assinaturas e pagamentos recorrentes, sabe bem o enorme desafio que é gerir sua empresa e lidar com as particularidades típicas da economia de recorrência. São inúmeras tarefas trabalhosas e operacionais que acabam comprometendo um bom tempo seu e de sua equipe para […]

“A realização resulta de empenhar todo o seu ser. Você trata o trabalho como se fosse algo completamente separado de sua vida pessoal? Ou sua vida pessoal está interferindo no trabalho? Combine-os para se beneficiar ao máximo dos dois. O trabalho pode melhorar a vida pessoal e a vida pessoal pode melhorar o trabalho.” Atualmente […]

Uma das maiores dificuldades de uma empresa está na captação. Por isso, é imprescindível ficar de olho no Custo de Aquisição de Clientes (CAC), uma métrica que mostra o quando se está investindo no esforço de fechar negócio. Então, para te ajudar a entender melhor esses números e como melhorar a performance, na sequência você […]