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Como converter mais com chat online no site

Você sabia que ter um chat no seu site pode ser um aliado em potencial para quem deseja melhorar as vendas e gerar mais conversões?

O chat online é uma ferramenta fundamental para qualquer empreendedor, e apesar da maioria dos sites e lojas virtuais já utilizarem essa ferramenta para o atendimento ao cliente, nem todos sabem como explorar seus recursos e  utilizá-lo estrategicamente. 

Conhecer essas estratégias é o diferencial entre apenas utilizar um chat online para atendimento e transformá-lo em uma ferramenta que irá te auxiliar a gerar mais conversões. 

Por isso, se você já utiliza um chat online no seu site ou quer conhecer mais sobre o potencial dessa ferramenta, nesse artigo, iremos te apresentar os recursos e as estratégias que fazem essa ferramenta ser indispensável para quem deseja melhorar seu desempenho nas vendas.

Dicas de como utilizar um chat online para gerar mais conversões

Alavancar as vendas e gerar mais lucro é um desejo para qualquer empreendedor, e para isso é necessário investir em comunicação com os leads ou clientes por intermédio de ferramentas. 

O chat online é uma ferramenta muito utilizada para facilitar a comunicação. E é através desse canal que ocorre o atendimento ao cliente, que quando bem realizado,  pode promover não só satisfação dos clientes, como também conduzir os clientes para a próxima etapa da jornada de compras.

E para você conhecer as estratégias aplicadas ao chat online no seu site ou loja virtual, separamos algumas dicas para você potencializar o uso dessa ferramenta e gerar mais conversões.

Utilize o chat online proativamente

O chat online é uma ferramenta que possui um recurso chamado de convites proativos, por meio desse recurso é possível monitorar e verificar os visitantes do seu site em tempo real e verificar quais páginas estão sendo acessadas para saber o tempo exato de realizar uma abordagem.

Através dos convites proativos você configura mensagens e gatilhos que serão enviados para o visitante através do chat, para promover a retenção e fazer com que eles queiram iniciar uma conversa com um atendente.

Algumas mensagens que podem ser enviadas com esse objetivo são:

  • Olá, seja bem vindo! Precisa de ajuda para encontrar um produto? Entre em contato com um atendente no site.
  • Quer saber mais sobre esse produto ou está com dúvidas? Temos um atendente disponível para conversar com você. 

Nessa conversa, o atendente já sabe o que o cliente está procurando no produto e trabalha para converter esse cliente em comprador com mais assertividade e direcionamento. 

Esteja sempre preparado para atender 

Dentre uma das vantagens de utilizar um chat online é que ele permite que a sua equipe de atendimento e seus clientes possam conversar em tempo real e além desse aspecto é preciso levar em consideração o tempo de resposta. 

O tempo de resposta é um dado importante, pois quanto mais rápido você responder os clientes que buscam pelo atendimento para resolver dúvidas, maiores serão as suas chances de gerar conversões.

Algumas pesquisas revelam que responder um cliente na primeira hora, após a solicitação do atendimento é crucial para gerar melhores oportunidades de conversão.  

Portanto, é preciso estar atento aos seus canais de comunicação e otimizar o seu tempo de resposta.

Um recurso que ajuda a minimizar o tempo de resposta é o recurso de chatbot, pois ele é um recurso que pode ser utilizado para dar suporte aos seus atendentes. 

Além disso, é possível oferecer atendimento aos seus clientes 24 horas, sem a necessidade de haver um operador.

O chatbot pode executar pequenas operações sozinhos que auxiliam os clientes fora do horário comercial. 

Personalize o atendimento

Se você quer manter os clientes na sua carteira de clientes ativa, é preciso oferecer qualidade de atendimento.

Além de investir em melhorar o tempo de resposta, é preciso qualificar o atendimento da sua equipe tornando-o mais humanizado.

A personalização é fundamental para melhorar o atendimento, e é possível realizar esse processo através de recursos de CRM disponíveis em um chat online.

Pois, eles permitem que a sua equipe tenha acesso a todo o histórico de compra de um usuário e pode auxiliá-lo caso ele esteja enfrentando problemas com a compra e precise de suporte.

Além disso, você pode buscar todos os dados que achar relevantes sobre o seu cliente para agilizar o atendimento e melhorar a satisfação, alguns  dos dados que podem ser disponibilizados por um CRM:

  • Há quanto tempo ele é cliente;
  • Quais produtos comprou no passado;
  • Quantas vezes acessou a página de preços.

Melhorando a satisfação dos clientes é mais chances de fidelizá-los e garantir que eles voltem a comprar com você.

Unifique seus canais de atendimento 

A utilização das redes sociais também já são uma realidade no dia a dia do empreendedor, e independente de você estar utilizando o WhatsApp, o Instagram ou ainda o Facebook é bem provável também as utilize como canal de atendimento. 

Cada rede social possui sua própria ferramenta de comunicação, e se você utiliza mais do que uma, precisa lidar com um grande volume de mensagens e muitas vezes é preciso designar membros específicos da sua equipe para atender cada um dos canais. 

Além de aplicar a estratégia de multicanal você também pode investir em omnichannel, que é unificar todos esses canais para centralizar a comunicação em apenas um único painel onde suas equipes de suporte e de vendas podem acessar as mensagens de maneira integrada.

Essa é uma maneira de tornar o seu atendimento mais ágil, melhorar a sua taxa de resposta e ter melhores chances de gerar mais oportunidades de vender online utilizando os recursos de integração do chat online.

Crie oportunidades exclusivas

As oportunidades podem ser criadas através dos convites pró-ativos, da mesma maneira que você pode incentivar um cliente a iniciar uma conversa com um atendente, também é possível conduzi-lo para próxima etapa do funil de vendas fornecendo um cupom de desconto, por exemplo.

Se um cliente está navegando através do site, entretanto ele para em uma página de um produto, no qual chamou a sua atenção, um cupom de desconto poderia servir como um gatilho para ele fechar a venda.

Essa mesma técnica pode ser utilizada na página de checkout do seu e-commerce, se o cliente passa muito tempo decidindo qual é a melhor forma de pagamento, porque não ajudá-lo com um cupom de desconto?

Não esqueça de agregar valor às compras realizadas, mencione seu programa de fidelidade, reforce descontos exclusivos e, principalmente, realize um pós-venda de qualidade para tornar a experiência do cliente ainda mais excepcional e única. 

Pronto para converter mais com o chat online no seu site?

Nesse artigo, apresentamos algumas estratégias que você pode aplicar ao utilizar um chat online no seu site. 

Lembre-se que além desses recursos existem muitos outros que podem ser aplicados e te ajudar a gerar vendas para o seu negócio.

Não esqueça de conferir os recursos do JivoChat, e começar a testá-lo gratuitamente sem pagar nada e aplicando as estratégias que te mostramos neste artigo. 

Sumário.

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