Você gostaria de atrair mais público para a sua marca através das redes sociais, mas não sabe por onde começar? Então confira nesse post as 4 dicas que separamos para te ensinar como anunciar no Facebook Ads de forma efetiva e gerando os melhores resultados.
Caso você já tenha alguma familiaridade com criar campanhas no Google Adwords, poderá notar uma ou outra semelhança com a campanha de Facebook Ads, porém é importante começarmos deixando claro que o funcionamento de cada plataforma possui suas respectivas características.
Enquanto os anúncios do Adwords possuem o objetivo de atingir pessoas que estejam pesquisando um determinado serviço, por exemplo, os do Facebook são focados em atrair pessoas que possuam interesse em determinado assunto a partir de suas linhas do tempo, ou seja, sem que elas estejam procurando por algo específico.
Logo, é extremamente importante saber como anunciar no Facebook com anúncios que chamem atenção.
E, se tratando de uma rede social, utilizar conteúdo que gere interação é mais eficaz do que simplesmente anunciar uma oferta.
Tendo isso em mente, confira abaixo as outras 4 dicas que farão toda a diferença e aprenda como anunciar no Facebook Business.
Veja também: 9 Dicas de AdWords que você precisa conhecer
Como anunciar no Facebook Ads
A seguir, entenda o passo a passo de como anunciar no Facebook:
- Defina o objetivo da sua campanha
- Defina a audiência que será atingida
- Torne o anúncio irresistível
- Utilize todas as opções que o Facebook Ads disponibiliza
1– Defina o objetivo da sua campanha
Como qualquer outro tipo de campanha, a campanha de Facebook Ads também devem ter um objetivo claro, que não precisa necessariamente se restringir à rede social em si.
Muitas empresas utilizam os anúncios criados na plataforma somente para divulgar postagens ou aumentar o número de curtidas de suas fanpages, sem se atentar às outras opções existentes.
É possível, por exemplo, obter mais visualizações para um vídeo, levar a audiência para o seu site ou aplicativo, com foco em obter mais instalações, obter mais engajamento no mesmo e até mesmo gerar mais leads para a empresa.
Existe até mesmo uma opção com foco em captação de leads, que vai proporcionar à sua campanha um formulário próprio para você começar a gerar leads qualificados.
Leia também: Como gerar lead no Facebook: do Sales Ads às boas práticas
2– Defina a audiência que será atingida
Assim como em qualquer outro momento em que você queira promover sua empresa de alguma forma, ao usar o gerenciador de anúncios do Facebook é preciso definir um público a ser atingido, e esse deve ser o mais bem detalhado possível, para evitar atingir as pessoas erradas e gerar uma audiência que não irá interagir ou que pode até mesmo gerar resultados negativos diversos.
Não tem como anunciar no Facebook sem ter sua persona definida. Essa etapa deve ser feita antes de você acessar o gerenciador de anúncios do Facebook. O objetivo deve ser determinar:
- faixa etária,
- interesses,
- dados geográficos para que o Facebook mostre quantas pessoas serão atingidas.
Depois de definido tudo isso no papel, é hora de abrir a ferramenta do Facebook Ads e criar suas campanhas, usando a persona como base.
É importante frisar, porém, que o alcance apresentado é uma estimativa, e não significa necessariamente que todas as pessoas ali contidas irão clicar no anúncio.
3– Torne o anúncio irresistível
Que uma imagem fala mais do que mil palavras, todos nós sabemos, mas se tratando de Facebook Ads o desafio não é somente criar uma boa imagem, mas também pensar em um texto certeiro, que chame a atenção tanto de quem visualizar o anúncio na linha do tempo quanto de quem perceber que ele se encontra na barra lateral do Facebook.
A dica aqui é escolher uma imagem que corresponda à mensagem que está sendo transmitida, utilizar um texto curto e claro e utilizar bordas, de preferência vermelhas, para chamar a atenção.
4– Utilize todas as opções que o Facebook Ads disponibiliza
Por fim, não deixe de utilizar todas as opções que o Facebook Ads disponibiliza para tornar suas campanhas e até mesmo a mensuração de resultados mais completas por meio do acompanhamento dos principais indicadores de redes sociais.
Com a instalação do Pixel de Conversão, por exemplo, é possível saber de fato o impacto que a campanha criada está tendo em seu site.
Já com o Custom Audience, que funciona com base nesse pixel, fica mais fácil definir alguns anúncios, direcionando-os somente para quem já visitou seu site ou uma página específica dentro dele.
Existem outros pontos que devem ser considerados no processos de como anunciar no Facebook, como o tempo de exibição dos anúncios e valores, porém, para começar é importante conhecer as dicas de campanha de Facebook Ads que citamos aqui, pois de fato podem impactar nos resultados da campanha criada.
Quanto custa para fazer um anúncio no Facebook?
Você pode estar se perguntando, afinal, quanto custo anunciar no Facebook Ads e ter acesso a todos os benefícios da ferramenta?
De forma geral, entender quanto custa anunciar no Facebook deve partir do acesso ao CPC médio (custo por clique) da ferramenta que gira em torno de R$ 0,30 a R$ 0,50.
Isso quer dizer que a cada clique que seu anúncio recebe, o valor médio a ser pago por sua empresa à ferramenta é esse. Entretanto, esse valor pode variar de acordo com a segmentação que você criar.
Um lado positivo é que é possível que você estabeleça um orçamento que ferramenta não deve ultrapassar, dentro de um período. Por exemplo R$10 por dia. Monte seu orçamento e distribua no período da campanha.
Se você ficou com alguma dúvida em relação a como anunciar no Facebook Ads ou pretende utilizá-lo para direcionar a audiência para sua landing page, não deixe de falar conosco.
Nossa ferramenta de automação de marketing irá te ajudar a entender melhor os resultados gerados, mostrando quantas pessoas cumpriram com o objetivo esperado.
Confira também: O que é marketing digital para sua empresa?