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Como anunciar na internet: 5 dicas para quem está começando

Os anúncios pagos estão entre as principais estratégias de marketing digital da atualidade. Eles contribuem para que sua empresa se apresente para novos potenciais clientes e amplie o alcance da marca, contribuindo para o aumento das vendas. Mas, como anunciar na internet? 

Neste artigo separamos algumas dicas para quem está começando nesse universo que são os links patrocinados, ou anúncios pagos. Vale a pena acompanhar!

Conheça também o ebook gratuito Guia prático e visual das principais ferramentas de mídias pagas, aprenda como anunciar na internet e coloque a mão na massa. 

Como anunciar na internet: 5 dicas para quem está começando

Antes das dicas de como anunciar na internet gostaríamos de destacar dois pontos que tornam essa uma boa estratégia para a sua empresa: 

  • a capacidade de definir o orçamento que você pode ou quer investir, 
  • a possibilidade de segmentação do anúncio de acordo com o seu público ideal (persona). 

Essas duas características transformaram a forma como as empresas apresentam seu serviço e produtos e tornaram mais acessível e democrática a compra de espaços publicitários por empresas de diferentes portes e poderes de investimento. 

No Facebook Ads, por exemplo, sua empresa pode fazer anúncios a partir de R$1 por dia de campanha. 

Diferente da publicidade tradicional, onde só empresas de grande porte e alto capital financeiro eram capazes de anunciar na TV e na rádio, hoje, a sua pequena empresa também pode alcançar clientes em potencial, usando os principais canais de concentração de pessoas do mundo, como Google, Facebook e Instagram. 

Dito isso, vamos para as dicas de como anunciar na Internet:

  1. entenda quem é o seu público, 
  2. defina os canais de anúncio,
  3. pense nos objetivos de cada campanha, 
  4. conheça as possibilidades do Google Ads e Youtube Ads, 
  5. e invista certo no Facebook Ads e Instagram Ads. 

1. Entenda quem é o seu público

Logo no início deste artigo, nós explicamos que uma das vantagens de anunciar na internet é a possibilidade de segmentar o público que vai receber o seu anúncio. 

Mas, para que você possa segmentar esse anúncio você precisa saber quem é o seu público. 

Uma das técnicas mais eficazes para criar anúncios que atinjam as pessoas certas é criar personas que representam seu cliente ideal. Use as características dessa persona para preencher os campos de público das plataformas de anúncio com informações como:

  • gênero, 
  • idade, 
  • localização geográfica, 
  • faixa de renda, 
  • comportamentos, 
  • interesses, 
  • profissão e mais. 

Não será necessário que você preencha tudo isso. Selecione as informações que mais fazem sentido para segmentar o seu público. 

Por exemplo, no marketing digital para escolas uma informação importante na segmentação é direcionar os anúncios para usuários da internet que são pais de crianças dentro da faixa etária que você atende. Sim, o Facebook Ads, por exemplo, permite que você faça esse grau de segmentação. 

Para que você aprofunde seus conhecimentos sobre a importância de segmentar seu público em anúncios na internet e como fazer isso, indicamos que você assista ao vídeo abaixo. 

2. Defina os canais de anúncio

Quais são os canais digitais em que você encontra seus potenciais clientes?

Em quais eles estão dispostos a se relacionar com o seu serviço ou produto?

Empresas B2B, por exemplo, podem considerar investir em LinkedIn Ads e outras estratégias dentro dessa rede social profissional. 

Leia também: Como fazer anúncio no LinkedIn: tutorial em 6 passos

Você não precisa escolher um ou outro canal. Ao contrário, é possível realizar anúncios em diversos canais digitais ao mesmo tempo. Entretanto, lembre-se de produzir conteúdo relevante e alinhar a sua estratégia ao canal que está sendo usado. 

Como isso dá um certo trabalho, verifique se a sua empresa pode, realmente, abraçar muitos canais ao mesmo tempo. 

Caso não seja possível, inicie aos poucos sua estratégia escolhendo as redes que melhor atendem às suas necessidades em relação ao alcance do público ideal. 

3. Pense nos objetivos de cada campanha

É claro que o objetivo de toda ação de marketing é ajudar a empresa a vender mais. Entretanto, para que esses objetivo máximo seja alcançado é preciso que uma série de tarefas e estratégias sejam executadas, cumprindo metas intermediárias, que vão levar até as vendas. 

Por exemplo, aumentar o número de seguidores da sua página no Facebook pode ser um objetivo da sua campanha. Gerar mais engajamento,  pode ser outro. Aumentar o tráfego para o seu site também é uma opção de objetivo para anúncios. 

A definição de objetivo vai ajudar às plataformas a encontrarem os usuários que estão prontos para realizar a ação que se converterá no resultado esperado. 

Aprenda como anunciar na internet de maneira que você tenha resultado exige muito mais do que saber mexer na ferramenta de anúncios. É preciso que você faça um plano de ação antes de criar o anúncio. 

4. Conheça as possibilidades do Google Ads e Youtube Ads

O Youtube Ads é um dos canais do Google que permite que você crie anúncios. Se o seu cliente é um consumidor de conteúdo no Youtube, pode ser interessante criar anúncios para esse canal. 

Assim como nas demais redes sociais e plataformas de anúncios na internet, no Youtube também é possível segmentar o público, por exemplo, de acordo com o tipo de vídeo que seu potencial cliente assiste e em qual tipo de vídeo o anúncio será veiculado, por exemplo, produtos de cuidado com a pele podem ser transmitidos em vídeos sobre moda, alimentação saudável e vídeo de exercícios físicos. 

Para colocar a mão na massa indicamos que você leia o artigo, Como anunciar no YouTube: tutorial em 7 passos rápidos”. 

Além do Youtube, o Google oferece diversas outras opções de como anunciar na internet, entre elas:

  • Google Search: anúncios que aparecem junto com resultados de pesquisas realizadas no mecanismo de busca. É indicado para o usuário com a tag “Anuncio”. 
  • Display: são anúncios de imagem mostrados na rede de parceiros do Google Adsense
  • Google Shopping: anúncios para pesquisas relacionadas a produtos e é muito usado como anúncio de display também em remarketing. 

5. Invista certo no Facebook Ads e Instagram Ads

 O Facebook tem mais de 5 milhões de anunciantes e isso ajuda a comprovar que a plataforma realmente dá resultado. Assim como o Youtube, faz parte do leque de opções do Google para anunciar na internet, o Instagram Ads faz parte do “grupo” Facebook. Por isso os dois estão juntos aqui. 

Talvez você já tenha ouvido algumas pessoas falando que anunciaram no Facebook ou no Instagram, mas não tiveram sucesso. Isso, geralmente, acontece por falta de planejamento da campanha. 

Para aprender como anunciar na internet no Facebook e no Instagram é preciso:

  • entender qual é o público que você deseja atingir, 
  • qual é o objetivo da campanha, 
  • o que você vai falar, qual é a mensagem da campanha, 
  • e qual é o seu orçamento diário. 

Com tudo isso em mente, é hora de abrir a ferramenta de anúncios. Não sabe como? No vídeo abaixo você confere o passo a passo de como anunciar no Facebook dentro do gerenciador de anúncios. 

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Sumário.

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