Depressão, ansiedade e frustração nunca estiveram tão presentes em nossa sociedade moderna como antes. Não por acaso que a depressão se tornou a doença do século XXI.
No meio do empreendedorismo, chega a ser “normal” a quantidade de executivos e aspirantes a empreendedor sofrerem com tais maus.
A ansiedade é gerada pela incerteza do crescimento e previsibilidade, além de outras razões:
- o que costumava funcionar não funciona mais;
- sobrecarga geral;
- competição de decisões;
- distorção da realidade ou comparação e desespero
Nenhum desses problemas são novos, porém, com a internet, celular e redes sociais eles se potencializaram.
Ao se sentir sobrecarregado, lembre-se:
- encare as dificuldades, porque elas são reais e não desaparecerão em um passe de mágica;
- não deixe que a necessidade de acompanhar amigos e concorrentes o distraia de fazer o que importa;
- corte o supérfluo da comunicação com funcionários e clientes (veja bem: supérfluo)
Depressão e empreendedorismo
Empreendedores costumam ser mais suscetíveis a problemas de saúde mental, segundo um estudo conduzido pela University of California. A depressão foi a doença mais citada, em seguida transtorno do déficit de atenção com hiperatividade e problemas de ansiedade.
Uma lição que é possível ser retirada disso é que um “problema psicológico” pode ser uma chateação e ao mesmo tempo um talento.
Muitos artistas de maior sucesso que tinham depressão tinham uma criatividade inovadora. Ao eliminar um, você pode eliminar os dois.
O que pode ser frustrante hoje pode ser a grande virada de amanhã.
“Pode acreditar que nossa família pensa que somos doidos de pedra (sem brincadeira). E somos mesmo, em nosso próprio estilo… E aceitamos isso. De outra maneira, não estaríamos aqui escrevendo este livro.”
Mude o SEU mundo, não O mundo
No Vale do Silício é comum ouvir “Vamos mudar o mundo!” ou “Estamos revolucionando o mundo do _______________ (<- escreva a missão)!”.
É natural que as pessoas queiram deixar a sua marca no mundo, um legado… Mas na visão dos autores, quem verdadeiramente mudou o mundo foi quem criou a vacina contra a poliomielite, inventou o rádio, a geladeira…. Se você está trabalhando em um SaaS de vendas ou uma solução de faturamento, é possível que você não mude tanto o mundo como pensa.
“O que você pode fazer é melhorar o seu mundo, reconhecendo todas as maneiras tangíveis nas quais já está ajudando as pessoas com quem trabalha, a quem serve ou inspira.”
O que você PODE fazer:
- criar novas empresas e novas oportunidades para as estrelas da equipe e criar um ciclo virtuoso de inovação;
- criar empregos novos e concretos para as pessoas;
- ajudar as pessoas a realizarem o sonho da casa própria;
- ajudar pessoas a avançarem na carreira;
- criar as sementes para outras grandes empresas e startups;
- viver uma excelente jornada.
Em uma startup é mais fácil melhorar o seu mundo e vê-lo crescer diariamente.