Os benefícios do e-commerce para a empresa são o que leva os empreendedores a apostarem nesse modelo de negócio.
A pandemia do novo coronavírus intensificou ainda mais essa tendência que se fortaleceu muito na última década.
No primeiro semestre deste ano, o faturamento do setor de e-commerce foi 47% maior do que no mesmo período de 2019, segundo uma pesquisa da E-bit/Nielsen.
Então, se você planeja trabalhar com vendas online, saber a importância e os benefícios do e-commerce para a empresa é fundamental.
A importância do e-commerce para as empresas
O e-commerce ou comércio eletrônico cresceu conforme a internet e os dispositivos móveis, principalmente os smartphones, se tornaram mais comuns e acessíveis.
A facilidade de levar produtos e serviços para mais pessoas através da internet também foi impulsionada pela necessidade de complementar a renda ou abrir o próprio negócio.
Hoje, o e-commerce é um modelo de negócio com potencial para diversos setores do mercado, atuando tanto como um braço de vendas quanto o maior e único canal de vendas de várias empresas.
Por isso, saber da importância do e-commerce para as empresas é relevante para avaliar a posição do negócio no mercado e como o mercado digital pode ajudar a aumentar as vendas.
Além disso, os tipos de e-commerce permitem criar experiências de vendas diferenciadas para atender o público-alvo de cada negócio de forma personalizada.
O desafio é integrar venda, atendimento, pagamento e logística, pois esses quatro pilares são essenciais para uma experiência de compra positiva.
A fase de análise e planejamento para a criação de um canal de e-commerce é muito importante para direcionar estratégias e investimentos nos pontos onde são mais importantes.
Essa base será importante para a longevidade do negócio online e vai permitir também modernizá-lo conforme novas possibilidades de investimentos surgirem.
Quais são os benefícios do e-commerce para a empresa?
Os benefícios do e-commerce para a empresa são muito estratégicos para o sucesso do negócio na internet.
Saber aproveitá-los e investir em processos que atraiam e proporcionem uma experiência satisfatória farão o investimento valer cada vez mais a pena.
Continue lendo e conheça os principais benefícios do e-commerce para a empresa:
1. Ter um canal de vendas aberto 24h
Um dos benefícios do e-commerce para a empresa é ter um canal de vendas ativo 24h. Enquanto uma loja física segue os horários tradicionais do comércio, uma loja virtual está online todos os dias da semana, sem limite de horário.
Dessa forma, um cliente pode acessar seu site, escolher o produto, pagar e ter o pedido aprovado, tudo de maneira automática.
Isso favorece bastante o consumidor, pois ele pode pesquisar no horário mais adequado aquilo que precisa, além de ter acesso a mais opções de produtos e condições de pagamento diferenciadas.
2. Alcançar um público-alvo maior
Outros dos benefícios do e-commerce para a empresa é porque na internet é possível alcançar um público muito maior.
É importante destacar que não falamos de um público geral (ele também está incluído), mas sim do público-alvo específico do seu negócio.
Usando técnicas de SEO e anúncios segmentados nas redes sociais ou no Google, é possível selecionar quem é o perfil de consumidor ideal da sua loja virtual, de acordo com:
- idade;
- região;
- sexo;
- interesses, etc.
3. Atender clientes em qualquer lugar do país e do mundo
Com uma logística eficiente, um dos benefícios do e-commerce para a empresa é poder atender clientes em todo o país e também no exterior.
A venda nacional já amplia a abrangência de uma loja virtual, mas o envio internacional exige mais atenção aos processos, principalmente de despacho, rastreamento e recebimento dos produtos.
Por isso, é necessário estruturar a logística para e-commerce de cada um desses tipos de entrega, pois essa etapa é uma das mais importantes do processo de vendas online.
4. Automatizar o processo de vendas
A automatização do processo de vendas ajuda no gerenciamento dos pedidos para que eles possam ser despachados e acompanhados até o pós-venda.
Um site que carrega rápido, com produtos com descrição completa, opções de pagamento, preço destacado, espaço para comentários funciona como se fosse um vendedor.
Dessa forma, quando um cliente em potencial acessa sua loja virtual, ele é “bem atendido” por todas essas informações.
E os sistemas das melhores plataformas de e-commerce fornecem as ferramentas necessárias para que cada etapa aconteça automaticamente e seja monitorada.
5. Reduzir os custos do negócio
Os custos de abertura e manutenção de uma loja virtual são menores comparado ao de uma loja física. Principalmente, porque muitos empreendedores escolhem começar seu negócio online nos marketplaces.
Com isso, elimina-se o custo mensal com uma plataforma, direcionando o investimento para o estoque, embalagens, equipamento potente, uma boa internet, etc.
Outra opção que ajuda a economizar custos são as vendas pelo WhatsApp Business, que é a rede utilizada por 3,5 milhões de pequenos negócios para vender, segundo um levantamento do Sebrae.
À medida que o negócio evolui e você agrega uma loja virtual própria, amplia o estoque, melhora as opções de entrega e os gastos conseguem ser absorvidos pelo faturamento.
6. Acompanhar a evolução das vendas
Acompanhar a evolução das vendas é tão importante nos negócios físicos quanto nos digitais e essa tarefa fica muito mais fácil quando se opera um e-commerce.
Os sistemas geram relatórios que mostram as vendas realizadas, canceladas, carrinhos abandonados, devoluções, reclamações, etc.
Esse é um dos benefícios do e-commerce para a empresa, pois o trabalho não se resume a apenas vender, mas também avaliar as estratégias e ações realizadas a cada mês para avaliar sua influência nos resultados.
7. Facilitar a divulgação do negócio
Por fim, outro dos benefícios do e-commerce para a empresa que ajuda na performance de todos os itens que citamos acima é a facilidade de divulgação do negócio.
Os perfis gratuitos em redes sociais estratégicas são essenciais para as vendas online, pois permitem criar identificação e engajamento com a marca.
Além disso, as possibilidades de anúncios nas redes sociais e no Google também são estratégias cruciais para divulgar campanhas, promoções e ampliar o alcance da sua loja virtual.
Gostou de saber os benefícios do e-commerce para a empresa?
Entender a importância e os benefícios do e-commerce para a empresa é uma maneira de começar a empreender no mercado digital com estratégia e planejamento.
Essas etapas são fundamentais para orientar o desenvolvimento da sua loja virtual e criar um negócio online bem sucedido.
Se um e-commerce pode agregar na sua estratégia de vendas atual, invista nesse modelo de vendas!
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